Há muito tempo eu não assisto uma comédia tão divertida e inteligente. Um Pequeno Favor (A Simple Favor) é uma obra diferenciada por seu roteiro extremamente bem amarrado, atuações impecáveis por parte das protagonistas e uma direção concisa. Com tantos adjetivos é óbvio que vocês já sabem que eu gostei muito do filme, mas a opinião por si só não é argumento. Então, vamos à análise da obra que já está em cartaz em grande circuito.
Por que “Um Pequeno Favor”?
Baseado na obra homônima de Darcey Bell (publicado aqui pela Bertrand Brasil), o longa é um thriller que mescla com maestria o suspense, humor, drama e reviravoltas marcantes. A história mostra a amizade improvável entre a bem sucedida mulher de negócios Emily Nelson (Blake Lively) e uma vlogueira chamada Stephanie Ward (Anna Kendrick). Apesar de não haver nada em comum entre elas no tocante às personalidades, ambas são mães dedicadas – cada uma do seu jeito – que querem apenas o melhor para seus filhos.
Emily é uma mulher linda, uma modelo cheia de beleza, sarcasmo e um humor peculiar e terrível. Stephanie é a típica “mãezona”, viúva e dona do “dom” de ser mãe. Apesar de serem a antítese uma da outra, elas acabam por se tornar grandes amigas, onde as suas vidas acabam por se unir de um jeito irreversível. Na verdade, Emily e Stephanie se complementam. A inocência de uma serve como contrapeso para o jeito rude da outra.
De formas diferentes, essas duas mulheres querem apenas uma coisa: o melhor possível para os filhos. Stephanie usa as armas que possui: é carinhosa, zelosa, participa de tudo que diz respeito ao seu filho, Miles. Emily é uma mãe que opta por dar o melhor para Nicky, seu filho, ainda que não esteja tão presente na criação dele. Esses comportamentos antagônicos são a receita ideal para que elas dessem início a uma amizade estranha, divertida e cheia de surpresas.
Em suma, Stephanie e Emily são mulheres que qualquer um de nós conhece. Elas são reais, cheias de virtudes e falhas que as tornam reais, fáceis de identificarmos com outras tantas que existem no mundo. Elas começam a partilhar experiências e se tornam grandes amigas, ao menos Stephanie assim supõe.
Tudo corre bem até que Emily pede um pequeno favor a sua amiga: “- Cuide do Nicky por um tempinho, tenho algo a resolver.”. Até aí, tudo bem, mas o que não estava nos planos era o sumiço de Emily. Esse pequeno favor acaba custando caro e trás uma verdadeira reviravolta na trama que faz com que um filme bom se transforme em um ótimo longa-metragem.
A simbiose.
Diante do sumiço de Emily, a vida de Stephanie sofre uma virada brusca. Ela não consegue deixar Nicky apenas aos cuidados do pai, o escritor de um único romance, Sean. Ela fica muito tempo, a pedido de Sean, na casa do casal e cuida de seu filho e do filho dele, enquanto as buscas pela desaparecida prosseguem.
Antes disso, porém, é vital destacar que a relação entre as duas amigas afetou – muito – a ingênua Stephanie. Ela pode não perceber, mas acompanhamos uma gradual mudança de comportamento nela, fruto das “lições” passadas por Emily. Isso tudo ganha força quando novas notícias do desaparecimento vêm à tona. É aí que uma nova Stephanie surge. É aí que a simbiose ganha força e transforma uma mãe em uma mulher decidida e perspicaz.
Coadjuvantes.
Além das atuações perfeitas de Anna Kendrick e Blake Lively, Um Pequeno Favor é recheado de ótimos coadjuvantes que dão ainda mais brilho ao filme. Entre eles podemos destacar o detetive Summerville, interpretado por Bashir Salahuddin, cujo humor e sarcasmo mostram que nem só de estereótipos vivem os investigadores do cinema.
Direção.
Enfim.
Baseado na obra…
Sim, o filme é baseado em um livro e, pelo visto, seguiu à risca a obra original. Um Pequeno Favor é um livro escrito por Darcey Bell ( foto abaixo) e publicado aqui pela Bertrand Brasil.
A obra está com uma novíssima capa, baseada no filme, acabamento de primeira e capa cartonada. Já iniciei a leitura do livro e posso afirmar que a fluência é tão marcante e cativante quanto o filme. E, só para relembrar, um livro sempre trará nuances não presentes no longa-metragem por óbvios cortes proporcionados em função do curto tempo de duração
O preço do link acima (o mais barato no momento) é um presente para o leitor: apenas R$ 20,87 pela Amazon. O frete será gratuito caso faça compras que somem 99 reais ou mais.
Elenco.
- Anna Kendrick – Stephanie Ward
- Blake Lively – Emily Nelson
- Henry Golding – Sean Nelson
- Ian Ho – Nicky Nelson
- Joshua Satine – Miles Ward
- Glenda Braganza – Sra. Kerry Glenda
- Andrew Rannells – Darren
- Kelly McCormack – Stacy
- Aparna Nancherla – Sona
- Dustin Milligan – Chris
- Danielle Bourgon – Grace
- Gia Sandhu – Valerie
- Rupert Friend – Dennis Nylon
- Eric Johnson -Davis
- Linda Cardellini – Diana Hyland
- Paul Jurewicz – Bobby Chelkowsky
- Sarah Baker – Maryanne Chelkowsky
- Jean Smart – Margaret McLanden
- Bashir Salahuddin – Summerville