Trenchard X Bellasis – “Belgravia”
Uma vida de riquezas, belos vestidos, aparências, casamentos arranjados, o glamour da nobreza e, logicamente, umas intrigas e segredos guardados por uma vida inteira.
Isso poderia se encaixar em muitos filmes vividos na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX. Porém hoje quero falar de um livro, “Belgravia”, escrito por Juliam Fellowes, que, aliás, é famoso por ser o escritor da série britânica “Downton Abbey”.
Este é o início de uma história entre duas famílias, os Bellasis, nobres da elite da sociedade, e os Trenchard, cujo líder é um ambicioso comerciante que conseguiu enriquecer pelo seu trabalho.
A relação entre as duas famílias se inicia no ano de 1815, momento em que a Europa era aterrorizada pelas Guerras Napoleônicas, justamente o que fez a elite da sociedade inglesa se mudar para Bruxelas, junto com eles o seu confiante fornecedor de provisões para os soldados em campo de batalha, James Trenchard, e sua família, a esposa Anne, a filha Sophia e o filho Oliver.
James era ambicioso tanto com sua profissão quanto na sociedade, apesar de ser visto como extravagante por querer ser visto como um nobre, tinha a confiança do exército e isso já era um começo. Ele ensinou aos filhos que eles poderiam ser assim também, o que Anne não concordava. Isso teve efeitos diferentes para cada um de seus herdeiros, Oliver ficou mimado e Sophia se apaixonou por Edmound Bellasis, o Conde de Brunswick, alguém que seria quase inatingível para a filha de um comerciante.
Edmound também se apaixonou por Sophia e, justo quando iria firmar o compromisso com ela (ou revelar tal compromisso), ele teve que servir na batalha de Waterloo. Tal batalha marcou a derrota de Napoleão e, infelizmente, a morte de Edmound e muitos outros jovens nobres da Inglaterra.
Antes da batalha ocorreu um grande baile na casa da tia de Edmound, ela reuniu todos esses jovens oficiais, demais figuras ilustres da sociedade e a família de Sophia. O chamado para o campo de batalha ocorreu no meu daquela noite, muitos foram lutar com a roupa de gala mesmo. Aquela noite, que iniciou muito festiva, terminou com muitas despedidas.
A que mais chamou atenção de Anne foi a de Sophia, que entrou em um estado de desespero um pouco exagerado aos olhos da mãe. Alguns dias depois da notícia da morte de Edmound, eles já na Inglaterra, a reação foi explicada: Sophia havia sido, supostamente, enganado por Edmound, chamando um amigo soldado para se passar por um padre e os casar secretamente e ela viu o rapaz se preparando para a batalha junto com Edmound.
Pior do que isso, Sophia estava grávida de Edmound! Anne e James fizeram de tudo para que a honra da filha não fosse afetada, decidiram que Sophia iria para o interior durante toda a gestação e o bebê adotado por um clérigo que não tinha filhos, o Sr. Pope. Isso realmente ocorreu, porém Anne voltou sozinha para casa, Sophia havia morrido no parto.
Vinte e cinco anos se passaram, James construiu uma carreira na construção da nova Inglaterra, tornou-se mais ilustre, embora ainda não fosse tratado como um nobre. Anne passou a frequentar festas e chás dados por nobres mulheres, embora não gostasse disso, fazia só por causa de James.
Em um desses chás ela conheceu Lady Brunswick, mãe de Edmound, o que a fez repensar o passado e revelar o segredo, elas tinham um neto em comum, hoje conhecido como Charles Pope. O rapaz era comerciante, tão ambicioso quanto James, e Lady Brunswick começou a se aproximar dele com a desculpa que iria o patrocinar, causando estranheza para a sociedade e revolta do sobrinho do Lord Brunswick, John Bellasis, que passara a ser o herdeiro da família.
Do lado dos Trenchard também houve revolta, Oliver não conseguia entender porque o seu pai dava mais atenção aos negócios e à vida do estranho e misterioso Charles Pope, mas pouco se interessava para ele, seu próprio filho.
O grande questionamento passou a ser se os Trenchard revelariam que Charles Pope era o filho de Sophia e Edmound, explicando a relação de James e Lady Brunswick com Charles, além de apaziguar os ciúmes e a raiva de Oliver, mas poderia acabar com a memória de Sophia.
O que foi solucionado ao saberem que o casamento de Sophia e Edmound foi válido, logo, Charles não era bastardo e a honra de Sophia ficaria intacta.
Impossível ser sintética ao explicar essa história, ainda tem muitos detalhes muito interessantes da trama, daria mais umas três folhas, mas não quero cansar vocês, mas sim que vocês leiam o livro se apaixonem por cada um desses personagens, os romances e as nuances tão bem colocados.
Se você gosta de assistir filmes e séries desse estilo vai ficar imaginando que ator ou atriz poderia interpretar cada um desses personagens. Vou dizer só de uma, só para vocês ficarem curiosos.
John Bellasis, sobrinho do Lord de Brunswick, tinha uma noiva, Maria Grey, mas era um noivado por conveniência, eles não nutriam amor um pelo outro. Maria se apaixonou por Charles logo quando se conheceram, repensando o noivado. Pela forma como o autor a descreveu me lembrou muito Lily James, atriz que deu vida a Cinderella no filme live-action do clássico de 2015.
Vou parar por aqui para deixar o resto para a imaginação de vocês!
Beijinhos e até mais!