The Librarian- O Guardião – O Bibliotecário (2004 a 2008):
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de uma interessante franquia para a tv.
O Guardião – Em Busca da Lança Sagrada (2004):
De Peter Winther, com Noah Wyle, Kyle MacLachlan, Sonya Walger e Bob Newhart.
Sinopse: Flynn Carsen é um homem bem-sucedido academicamente, mas tem poucas habilidades sociais. Após conseguir um emprego em uma biblioteca local, logo descobre que sua função é encontrar um artefato que foi roubado. Sua vida muda quando é escolhido para proteger uma coleção de artefatos místicos.
Crítica: Uma divertida e surpreendente adaptação de “Indiana Jones” para TV, baseado nos livros The Adventures of the Librarian, a série conta as aventuras de um bibliotecário (não confundir com professor de arqueologia) que deve guardar em suas paredes os maiores segredos da humanidade, que vão desde a Excalibur ao Monstro do Lago Ness. O diretor Peter Winther faz uma ótima paródia, não deixando o humor escapar e com os limites financeiros da obra, mas prestando bastante atenção no roteiro e no ótimo desempenho de Wyle no papel principal. Não chega a ser imperdível, mas é muito divertido para um filme de TV de aventura na mesma linha dos clássicos Jones ou Quartemain.. Wyle ficou famoso pela série ER, onde atuou com George Clooney.
O Guardião 2: Retorno às Minas do Rei Salomão (2006):
De Jonathan Frakes com Noah Wyle, Erick Avari
Sinopse: Depois de recuperar a Caveira de Cristal (coincidentemente objeto que já apareceu em Indiana Jones) e Flynn Carsen, recebe um antigo pergaminho egípcio que contém um misterioso símbolo e uma nova aventura começa.
Crítica: Com um nome já utilizado em vários filmes, como o próprio Allan Quatermain e as Minas do Rei Salomão, O Guardião 2 consegue manter o mesmo nível de seu antecessor com ótimas piadas e referências a outras séries famosas. Mesmo com a mudança de diretor, passado para o nosso Trekker Jonathan Scott Frakes, a história simples e divertida ainda encanta o público e deixa realmente o pensamente se um pouco mais de dinheiro não daria um excelente filme no cinema. Gosto muito do Wyle no papel principal, como um amalucado Bibliotecário que, como um super herói moderno e real, tem dificuldade de manter sua vida social e seu trabalho de herói.
O Guardião 3: A Maldição do Cálice de Judas (2008):
De Jonathan Frakes com Noah Wyle, Bruce Davison, Stana Katic, Bob Newhart, Jane Curtin e Dikran Tulaine.
Sinopse: Depois de recuperar a pedra filosofal em um leilão e perder sua namorada, Flynn Carsen quer desistir de tudo e tira férias, mas uma nova aventura contra o maior vilão dos cinemas e livros de terror o espera.
Crítica: Pior filme da trilogia, Frakes parece se perder totalmente no contexto, fazendo algo mais parecido com Scooby Doo do que Indiana Jones e perdendo a mão totalmente. Muito da culpa também do fracasso vem do roteiro, que leva o personagem de um extremo a outro em sua aventura, mas não acrescentando nada ao persoangem principal. Wyle parece realmente cansado do personagem e tudo isso afunda o barco, mesmo tendo um personagem tão clássico envolvido como o vampirão rei Drácula.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/