TGA & BGA – Melhores do Ano: Vencedores 2019

A vida é feita de experiencias e recordações e o mesmo se aplica a importantes eventos de games que proporcionaram a todos nós fãs pelo mundo todo, momentos especialmente únicos a serem lembrados pelo resto da vida. E3, BGS, GamesCon, TGS, PAX, são as maiores conferencias que reúnem grandes nomes da indústria de games anualmente todos os anos para trazer novidades e não apenas os tão aguardados lançamentos, como também guardam surpresas generosas a serem reveladas em seus eventos, chegado dezembro é hora de coroar o ano fechando ele com o premio máximo, The Games Awards 2019 considerado o “Oscar dos Vídeo Games”, importante  cerimônia de premiação anual que elege os títulos em destaque de 2019 em 29 sub categorias, 21 delas dedicadas a jogos e 6 em e-Sports, com a de Melhor Jogo do ano sendo a mais importante entre todas. Em 19 de novembro desse ano, foi divulgado a lista de indicados. Jogos com lançamentos em Dezembro de 2018 até 15 de Novembro de 2019 são aptos a concorrerem. Os candidatos são selecionados por painéis de juri de 80 meios de comunicação de todo o mundo para os principais premios e 17 meios de comunicação para as categorias de e-Sports. Usuários do mundo inteiro que assistiram em tempo real em lives ou por uma das muitas transmissões puderam participar votando e contribuindo com 10% dos vencedores, enquanto os outros 90% é pertencente ao júri. Criado em 2014 pelo Jornalista canadense Geoff Keighley, conhecido por apresentar o programa GamesTrailer TV e o extinto G4tv da tv acabo norte americana, a cerimonia de gala tem ganhado a cada ano mais atenção do público, empresas da indústria de games e a mídia, chegando em sua 6ª edição nesse ano realizado no Microsoft Theater, em Los Angeles em 12 de Dezembro de 2019. Death Stranding de Hideo Kojima liderou o maior numero de indicações e apesar disso, ganhou o premio de Melhor Direção e Melhor Trilha sonora, com 8 indicações Control ganhou apenas a de Melhor direção de Arte e não foi surpresa para ninguém a nomeação de Sekiro: Shadow Die Twice, que teve 5 indicações ganhando a de Melhor jogo de ação/aventura e Melhor jogo do ano, Disco Elysium com 4 indicações, ganhou 3 premiações, ficou curioso para saber quais as categorias? abaixo você confere a lista completa dos vencedores:

        Game do ano

 

        Melhor game ainda em atualização

 

        Melhor direção

 

        Melhor narrativa

 

        Melhor direção de arte

 

        Melhor trilha sonora/música

 

        Melhor design de áudio

 

         Melhor atuação

 

        Melhor jogo independente

 

        Melhor jogo para dispositivos móveis

 

        Melhor suporte à comunidade

 

        Melhor jogo de realidade virtual/realidade aumentada

 

         Melhor jogo de ação

 

        Melhor jogo de ação/aventura

 

         Melhor jogo de RPG

 

        Melhor jogo de luta

 

        Melhor jogo para família

 

        Melhor jogo de estratégia

 

        Melhor jogo de esporte/corrida

 

        Melhor jogo multiplayer

 

        Melhor jogo indie de estreia

 

        Melhor jogo de e-sports

 

        Melhor jogador de e-sports

 

        Melhor time de e-sports

 

        Melhor treinador de e-sports

 

        Melhor evento de e-sports

 

        Melhor anfitrião de e-sports

 

        Games for Impact

 

        Criador de conteúdo do ano

 

Sekiro superou grandes concorrentes de peso para ser premiado o jogo do ano, desbancando Death Stranding, que lançado no início do mês foi recepcionado com uma crítica dívida e junto de Control Lideraram o maior numero de indicações da premiação, Resident Evil 2 Remake, apesar de ser um fantástico jogo dividiu algumas opiniões sobre sua indicação a categoria de jogo do ano, The Outer Worlds e Super Smash Bros. Ultimate, que acabou ganhando na categoria de melhor jogo de luta, Disco Elysium vencedor de Melhor jogo Independente e vale menção para Fortnite, ganhador de Melhor game ainda em atualização e Gris, premiado em Games for Impact. The Games Awards 2019 é um sucesso e uma premiação que tem o olhar do mundo e a atenção de fãs de vídeo games do mundo todo e a oportunidade certa do investimento das grandes da indústria para apresentar produtos e lançamentos exclusivos, é claro que ninguém quer ficar de fora dessa.

Aqui no Brasil também aconteceu uma importante premiação, O “Brazil Games Awards” (BGA) criado em 2015 é um ano mais novo que o The Games Awards e traz muita história, esta é uma premiação dedicada ao cenário de jogos e ao mercado nacional e teve seu começo atrelado a BGS onde apenas jogos do evento podiam ser votados, com o crescimento e a popularização ganhou elogios e o reconhecimento internacional, em 2018 desvinculou-se da BGS e passando a ser independente, se antes havia um limite para jogos sendo apenas da feira a concorrer a premiação, agora qualquer jogo lançado até 15 de novembro é elegível. O evento é composto por júri independente de experientes jornalistas do segmento de games, críticos de videogame e youtubers do país para eleger os melhores produtos e jogos do ano. A divulgação da lista de indicados ocorreu no dia 3 de dezembro e o anuncio dos vencedores em 10 de Dezembro 2019 dois dias antes da TGA em Los Angeles, entre os anunciados Death Stranding e Sekiro: Shadows Die Twice lideraram juntos o maior número de indicações, concorrendo na principal categoria de jogo do ano e Melhor jogo de ação e aventura, o jogo da FromSoftware desbancou Death Stranding, Control, Resident Evil 2, Devil May Cry 3 e Star Wars Jedi: Fallen Order para vencer nas duas categorias. Death Stranding, Call of Dutty e Mortal Kombat 11 também se destacam vencendo em mais de uma categoria. The Outer Worlds vence o premio de Melhor RPG e Katana Zero de Melhor jogo Independente, nas categorias de Melhor jogo de Esporte, Fifa2020 é o vencedor, enquanto Crash Team Racing Nitro-Fueled é o vencedor de Melhor jogo de Corrida. Já as categorias dedicadas ao país, Blazing Chrome, Luigi’s Mansion 3 e GeForce NCIDIA RTX Super são os vencedores e no eSports, Flamengo é a melhor equipe de eSports do Brasil e Free Fire o melhor jogo de eSports. Veja os vencedores em todas as categorias do Brazil Game Awards 2019:

 

        Jogo do Ano

 

        Jogo Brasileiro do Ano

 

        Jogos Mais Aguardado – 2020

 

        Melhor Jogo Original

 

        Melhor Periférico/Hardware

 

        Melhor jogo de tiro

 

        Melhor jogo de ação e aventura

 

        Melhor jogo de Luta

 

        Melhor RPG

 

        Melhor Jogo de Corrida

 

        Melhor Jogo de Esporte

 

        Melhor jogo de Estratégia

 

        Melhor jogo para a família

 

        Melhor jogo Mobile

 

        Melhor Multiplayer

 

        Melhor Trilha Sonora

 

        Melhor Estúdio

 

        Melhor Publisher

 

        Melhor Jogo Independente

 

        Melhor Dublagem em Português

 

        Melhor equipe de eSport do Brasil

 

        Melhor Pro Player do Brasil

 

        Melhor jogo de eSports

 

Brazil Games Awards é formado por organizadores voluntários e apesar de não a ver um investimento da indústria no principal evento festivo de premiação de games do país, é importante olhar atentamente a qualidade profissional e responsável dos vários profissionais do meio em desempenhar suas funções e um olhar crítico ao escolher os melhores jogos de cada categoria, pois muitos jogos e categorias da “BGA” marcam presença no The Games Awards 2019. A exemplo de melhor jogo do ano e Melhor jogo de ação/aventura, vencido por Sekiro: Shadows Die Twice, Jogo para Família categoria vencida por Luigi’s Mansion 3 e Call of Duty Mobile como Melhor jogo Mobile, não apenas as semelhanças como a muitas diferenças que tornam interessante as escolhas, casos de Melhor jogo de Luta vencido por Mortal Kombat 11 (BGA) e por Super Smash Bro. Ultimate (TGA), Melhor Multiplayer/Jogo Multiplayer vencido por Call of Duty: Modern Warfare (BGA) e Apex Legends (TGA). Alguns indicados são diferentes, casos de Devil May Cry 5 que concorreu ao prêmio de jogo do ano e Need For Speed entre os indicados a categoria de Melhor jogo de Corrida, que não existe na The Games Awards por ser uma categoria única de Melhor jogo de Esporte/Corrida á qual o jogo nem sequer foi indicado. Muito além de focar apenas no material de trabalho do exterior, a premiação Brasileira homenageia os profissionais locais e premia talentos do nosso país, como melhor jogo brasileiro, melhor dublagem em português e melhor equipe de e-Sports Brasileira. Assim, Brasil Games Show não é apenas considerado, como de fato é o prêmio máximo do vídeo game no BRASIL equivalente ao The Games Awards, ganhando a mesma atenção e repercutindo muito bem internacionalmente , mas ainda assim faltando o devido respeito e investimento por parte indústria e das desenvolvedoras para trazerem suas novidades em primeira mão a um evento que tem total atenção do mundo.

 

 

Sair da versão mobile