Close
HQS, LIVROS E MANGÁS

[Resenha] Só Por Uma Noite de Mônica e Monique Sperandio

[Resenha] Só Por Uma Noite de Mônica e Monique Sperandio
  • Publicado em: março 6, 2017

Título: Só Por Uma Noite
Autoras: Mônica e Monique Sperandio
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 189
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Livro cedido em parceira com a editora

Só Por Uma Noite é livro das autoras Mônica e Monique Sperandio publicado pela editora Novo Conceito em formato de e-book. A trama gira em torno de Samanta Calliari, uma jovem adolescente que quer apenas ter a melhor noite da sua vida.

Na agitada cidade de Curitiba, Samanta e suas amigas estão se preparado para uma noite que, segundo desejam, será a melhor que já tiveram. Com uma lista de desafios para ser cumprida e que revelará segredos de cada uma delas. Tudo começa com uma mudança no visual, as garotas se reúnem em um salão para uma transformação um tanto radical. Sam da adeus aos cabelos compridos e Marina, uma de suas amigas que tem uma estilo comportado e pais rigorosos, aparece com mechas rosas no cabelo. As garotas também compram roupas novas e assim elas se encontram no cemitério que é onde tudo começa.

“Uma noite. Quatro amigas. Muitos segredos. Uma lista.
– Ir para um cemitério no meio da noite,
– Mudar completamente o visual,
– Descobrir um terrível segredo sobre suas amigas,
– Confessar que está apaixonada pelo seu melhor amigo.

A criadora da lista é Victória, uma garota com espírito independente e decidida que fazia parte do grupo de amigas, mas ela veio a falecer por conta de uma doença, deixando assim os desafios para que suas amigas cumprissem. Vicky parecia ser a garota que era mais próxima de todas, ela sabia o segredo de cada uma, sempre estava lá no momento certo. Carregava consigo os segredos que sabia que nenhuma das amigas teria coragem de contar para as outras, por isso ela criou a lista de desafios para ser realizadas em uma noite.

Samanta precisa se declarar para o melhor amigo, no qual nutri uma paixão por mais de três anos. Marina tem que reencontrar seu amor e dizer quem ela é. Daphne tem algo tão intimo para revelar que jamais passaria pela cabeça de suas amigas. E Nat, ela só precisa esperar os acontecimentos da noite, pois ela que ficou responsável pela lista de Vicky e os segredos também.

“Conforme a gente cresce, percebemos a grande verdade neste mundo. As pessoas são más e egoístas.”

Só Por Uma Noite tem uma narrativa fluida e leve, o que permite uma leitura rápida, mas em alguns momentos os diálogos eram clichês demais, fazendo assim eu desanimar um pouco da leitura. Os personagens com problemas reais deveriam dar um maior drama a história, só que as garotas pareciam maduras demais para a idade que elas diziam ter, a personalidade delas foi algo que me incomodou na maior parte do tempo, parecia forçado.

A diagramação está boa, a capa chamou muito minha atenção, está bem estilo teen. O que eu mais gostei do livro é que tem vários quotes legais espalhado pela história, mas são esses mesmos quotes que achei que parecia algo forçado na personalidade das garotas. Pareciam mensagens prontas para dar conselho pra gente, eu gostei disso, fiz varias marcações, mas acho que as maiorias dessas partes não combinavam com a história.

A trama é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Samanta e se passa toda no Brasil, em alguns momentos são engraçados e outros bem clichê. Só Por Uma Noite é aquele típico livro adolescente que tem uma história leve para ler sem muitas expectativas. No enredo é abordados temas como divórcio, alcoolismo, autoestima, amizade e mais coisas que você só poderá descobri se ler. Mônica e Monique Sperandio fez uma obra adolescente que traz uma mensagem que vale a pena a reflexão.

Written By
Leisiane Peloi

Leisiane Peloi, 23 anos, formada em Administração de Empresas, capricorniana, apaixonada por romances, compradora compulsiva de livros que adora ouvir música alta, beber vinho e comer pizza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *