Sem Remorso: Tom Clancy’s Without Remorse (2021)
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de uma nova possível trilogia no streaming da já conhecida franquia de Tom Clancy’s. Sem Remorso (também conhecido como Tom Clancy’s Without Remorse) é um filme americano de ação lançado em 2021, baseado na série publicada por Tom Clancy em 1993, um spin-off da série de filmes do Jack Ryan. É dirigido por Stefano Sollima e escrito por Taylor Sheridan e Will Staples, e é estrelado por Michael B. Jordan, Jamie Bell, Jodie Turner Smith, Luke Mitchell, Jack Kesy, Brett Gelman, Lauren London, Colman Domingo e Guy Pearce. A trama segue John Kelly, um SEAL da Marinha dos Estados Unidos que parte em um caminho de vingança depois que sua esposa grávida e membros da sua unidade são mortos por assassinos russos.
O filme estava em desenvolvimento desde que o romance foi publicado em 1993, com vários atores, incluindo Keanu Reeves e Tom Hardy, abordados para o papel de Kelly. Depois de mais de 20 anos no limbo do desenvolvimento, Jordan foi anunciado para o papel principal em setembro de 2018, e Sheridan foi contratado para reescrever um roteiro originalmente escrito nos anos 90. As filmagens começaram em Berlim em outubro de 2019 e, após um breve hiato devido à pandemia COVID-19, concluiu a produção em outubro de 2020.
Originalmente produzido e planejado para um lançamento nos cinemas pela Paramount Pictures, o filme foi adiado e depois adquirido pela Amazon Studios, que foi lançado digitalmente na Prime Video em 30 de abril de 2021. Recebeu críticas mistas dos críticos, que elogiaram o desempenho de Jordan, mas chamaram o filme de genérico.
Assista séries e filmes assinando a Prime Vídeo.
Sinopse: Em Aleppo, na Síria, uma equipe de SEALs da Marinha dos EUA, liderada pelo chefe sênior John Kelly, resgata um agente da CIA feito de refém por supostos membros do ISIS. Os SEALs ficam chocados ao descobrir que os raptadores não eram membros do ISIS, mas sim militares russos. Três meses depois, em aparente retaliação por seu papel na missão, os SEALs são secretamente mortos por agentes russos da FSB, um por um. A esposa grávida de Kelly, Pam, é assassinada quando os russos invadem sua casa. Apesar de ter sido baleado várias vezes, Kelly consegue matar todos, exceto um dos agressores antes de ser levado às pressas para o hospital.
Crítica: Michael B. Jordan (Creed e Pantera Negra) é o ator do momento e um ícone de uma nova geração de atores de ação, mas com um talento interpretativo impressionante. Não é para menos que Jordan até esteja sendo pesquisado para o primeiro Superman Negro Live Action nos cinemas, tudo isso mérito para um ator que se supera a cada papel. Não é a toa que eu o ache tão parecido com Denzel Washington, tanto no modo de atuar quanto nas suas escolhas de papéis.
Em Tom Clancy’s Without Remorse Jordan novamente impressiona, com sua determinação, dando vida a um personagem violento e carismático, frio e ao mesmo tempo sensível a morte de sua esposa, tudo isso em um interessante pacote do mesmo estilo que Tom Cruise faz em seus MI e Jack Reacher, que encanta milhões e faz de Cruise o dono de uma das maiores franquias do cinema moderno.
Mas infelizmente a direção de Stefano Sollima, um diretor e roteirista italiano, peca ao usar muito o conceito “ex machine” para que nosso herói, frequentemente baleado ou espancado, consiga se recuperar quase perfeitamente para enfrentar mais vilões na próxima sequência de igual para igual. Isso fica bem claro logo no início do filme, na sequencia da morte da esposa, e se prolonga até o final do filme, dando uma boa dose de imortalidade ao personagem principal desnecessária.
No agregador de resenhas Rotten Tomatoes, 44% de 135 resenhas são positivas, com uma classificação média de 5,3/10. O consenso dos críticos do site diz: “Apesar de uma atuação marcante de Michael B. Jordan, Sem Remorso não consegue escapar dos conceitos patrióticos desatualizados e cenários forçados de franquias.” O Metacritic atribuiu ao filme uma pontuação média ponderada de 42 em 100, com base em 37 críticos, indicando “críticas mistas ou médias”.
David Rooney, do The Hollywood Reporter ’ chamou o filme de “veloz e vigoroso, impulsionado por seu condutor magnético” e escreveu: “O resultado é uma entrada sólida no cânone de Clancy – corajoso, de ritmo acelerado, misturado com cenas de luta muito bem coreografadas, ação com armas explosivas e intriga política tortuosa que parece presciente, uma vez que explora o período mais tenso das relações EUA-Rússia desde a Guerra Fria. ”
Randy Meyers, do The Mercury News, escreveu: “Sem Remorso melhora seu material original e oferece um filme de espionagem satisfatoriamente elegante e ultraviolento.” Owen Gleiberman, da Variety, chamou o filme de “… uma história de origem de heróis de ação animada e estereotipada, mergulhada no estilo de combate, que demonstra como um ator principal talentoso pode dobrar e aumentar o significado de um filme comercial.”
Barry Hertz, do The Globe and Mail, escreveu: “Sem Remorso é uma tentativa tímida de refiltrar uma marca de espionagem que simplesmente não vem do nada. Se você gosta de tiroteios genéricos, de personagens descartáveis e suas reviravoltas na trama, tão previsíveis quanto mercadorias de banca de jornal, então tenho a missão nada impossível para você. ” David Ehrlich, do IndieWire, deu ao filme uma nota de C– e disse: “Sem Remorso não entende o papel que deve servir como a base de uma franquia em potencial. É um filme travado em uma batalha tediosa pela custódia entre legado e potencial, muito seguro para abrir o apetite pelo que está por vir, ao mesmo tempo que é muito voltado para a sequência, buscando se sustentar com suas próprias pernas. ”
Curiosidades: No anúncio em setembro de 2018 da escolha de Michael B. Jordan para interpretar John Kelly, o ator disse que ele também apareceria em Rainbow Six, a sequência pretendida do filme.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/