Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje indico uma franquia de humor nacional que vai divertir, mesmo com uma fórmula já explorada ao extremo nos filmes internacionais.
Se Eu Fosse Você (2006):
Direção Daniel Filho, coprodução Globo Filmes, roteiro Adriana Falcão, Daniel Filho, Renê Belmonte, Carlos Gregório e Roberto Frota, elenco Glória Pires, Tony Ramos, Lavínia Vlasak, Thiago Lacerda, Glória Menezes, Lara Rodrigues e Patrícia Pillar.
Sinopse: Cláudio e Helena são um casal rotineiro, e devido à isso, possuem algumas discussões. Ele, publicitário bem sucedido e ela, professora de música, após discutirem e começarem estranhamente a falar as mesmas palavras juntos, e na mesma hora, quando despertam no dia seguinte após adormecerem logo após tais eventos ocorridos, percebem-se que estão em corpos trocados: Helena está no corpo de Cláudio e vice-versa. Tendo que enfrentar tal acontecimento inusitado e até então inédito para ambos, juntos terão que assumir a vida um do outro, e aprenderão a ver o ponto de vista de cada qual sob um novo ângulo, que até então fora superficialmente sentidos por eles, e que agora, são intensamente vividos.
Críticas: Devo confessar que tive muito preconceito ao assistir este filme, normalmente não gosto dos filmes produzidos pela Globo Filmes por achá-los estereotipados demais com a sociedade ou pastelões demais, mas aprendi que para tudo a uma exceção. Tony Ramos é o filme do início ao fim, simplesmente surpreendente sua atuação levando os olhos as lágrimas de tanto rir, em uma história para lá de já contada exaustivamente no cinema americano, Se eu fosse Você surpreende ao não trocar mãe e filha ou pai e filho, mas o casal principal, e Tony incorporando os trejeitos de Glória Pires deve ter sido tão difícil de gravar e não rir ao mesmo tempo. Glória Pires faz a escada do humor dando o toque sério e dramático da situação e o faz bem demais, mas é nas mãos do maestro Daniel Filho (Chico Xavier) que o filme desenrola suavemente entre o humor e o drama sem cair na pieguice de uma Zorra Total. Imperdível.
Curiosidades: Teve uma continuação: Se Eu Fosse Você 2, que se tornou o filme nacional mais assistido no Brasil, desde a retomada, sendo superado apenas por Tropa de Elite 2. É a segunda das três parcerias de Glória Pires e Daniel Filho no cinema, até hoje. As demais foram A Partilha e Primo Basílio. Mulheres Gostam cantada por Marina Elali foi a música tema do filme, além do hit Perigosa, das Frenéticas. Levou 3.644.956 espectadores aos cinemas, sendo o filme brasileiro de maior público no ano de 2006. Foi classificado como inadequado para menores de 10 anos. Quando foi exibido na televisão pela primeira vez, em 13 de abril de 2009, pela Rede Globo na Tela Quente, alcançou a maior audiência da sessão de filmes daquele ano: 32 pontos. No episódio “Bananas for Betty” da segunda temporada da série americana Ugly Betty. O filme foi citado pela Betty, Hilda e Gio.
Se Eu Fosse Você 2 (2009): Direção Daniel Filho, coprodução Globo Filmes, roteiro Renê Belmonte e Adriana Falcão, elenco Glória Pires, Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes, Adriane Galisteu, Vivianne Pasmanter e Isabelle Drummond.
Sinopse: O casal Cláudio e Helena voltam a viver uma troca de papéis. Depois de alguns anos da primeira troca, os conflitos constantes voltam a prejudicar a relação e o casal resolve se separar. Para tornar a situação ainda mais complicada, eles descobrem que a filha, Bia, agora com 18 anos, está grávida e vai se casar. Quando decidem formalizar a separação, o destino intervém na situação e, pela segunda vez, trocam de corpo. Familiarizados com a situação, decidem sumir durante quatro dias, tempo que durou o fenômeno da última vez. Porém, a tentativa não dá certo. Quando chega o quarto dia, eles continuam com as personalidades trocadas. Então, Cláudio e Helena entram em desespero e começam a buscar o motivo que não favoreceu a destroca. Tentam repetir algo que resolveu a outra ocasião, o que também não funciona, e acaba engravidando Helena (ainda com a mente de Cláudio). Contrariados, os pais precisam continuar juntos, um no corpo do outro, para poderem organizar a festa de casamento da filha e, assim, viverem várias confusões com o genro, os ricos sogros e os amigos dos noivos.
Crítica: Ótima e impressionante continuação do sucesso de Se eu Fosse Você, Daniel Filho acerta de novo, contando de maneira bem simples as dificuldades de um casal na vida em comum, dando a base que o filme, para depois cair de novo na situação que desenrola o roteiro principal. Novamente Tony Ramos e Glória Pires estão ótimo e levam o filme de maneira suava e gostosa de ver. Em minha opinião, já é um clássico nacional, que com orçamento de R$ 5,000,000, o filme bateu belissimamente a receita de R$ 50,5 milhões e garantiu mais uma provável continuação, tomara que não no asilo.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/