Marte é um planeta que cerceia os temores dos homens há muito tempo. Na ficção, ele é o lar de seres violentos, a esperança de um novo lar ou apenas algo inalcançável. Seja como for, a possibilidade de visitá-lo e tirar – acima de tudo – lições sobre sua história geológica é uma premissa que gerou várias obras sobre o assunto. Perdido em Marte também trata da ida do homem a Marte, porém com uma variável interessante: o que faria um ser humano caso ele ficasse só e sem recursos em um planeta inóspito, sem a menor possibilidade de resgate? O suicídio seria uma alternativa? A loucura o atingiria? A morte chegaria pela inanição? Como sobreviver em um lugar sem recursos a oferecer?
Para responder às questões acima, o diretor Ridley Scott colocou uma equipe de exploradores em solo marciano. Lá, os pesquisadores colhem amostras de solo para experiências, enquanto uma equipe monitora as condições meteorológicas e suas variações de uma base. Por se tratar de um planeta praticamente inexplorado, as possibilidades de oscilações e mudanças climáticas existem e, infelizmente, uma dessas mudanças chega ao grupo de forma radical. Uma tempestade fortíssima de areia os atinge de forma brutal, levando-os a se evadirem do lugar. Durante a fuga, um dos tripulantes é atingido e dado como morto. E começa, literalmente, a aventura…
Nota: os primeiros 10 minutos do filme são confusos. Como o espectador tem pouquíssimo tempo para se acostumar a quem é quem na trama, fica difícil compreender o que está ocorrendo. A narrativa é linear, sem flashbacks, mas há momentos em que a confusão é instaurada, fato que ocorre pelos cortes bruscos entre o retorno dos astronautas à base e sua saída em direção à nave para a fuga. É preciso atentar bastante para não perder o fio condutor da trama…
Dando sequência à análise, o filme aborda, após o acidente, a tentativa de sobrevivência do astronauta Watney (Mark Whalberg). Um milagre o salvou da morte certa, o que não minimiza seus problemas, já que as rações para sobreviver são escassas e a possibilidade de cultivo em solo marciano nulas. Começa uma saga onde, literalmente, o homem lutará por sua sobrevivência.
As nuances que surgem no decorrer da jornada de Watney são inconcebíveis a uma pessoa comum. Falta de água, energia escassa, frio extremo, terreno inóspito, tempestades de areia e outros entraves. Por sorte, ele é botânico e começa a resolver seu problema de alimentação. Por azar, a única trilha sonora que deixaram foi um repertório de disco music.
O que vocês verão a seguir é a união de um grupo para salvar um homem, assim como verão um homem que luta para manter a esperança. Ambas as lutas são difíceis, pois há um abismo incomensurável de distância entre a Terra e Marte. Tudo é difícil, o que não impede a permanência de um fator preponderante para um provável resgate: a esperança.
Há algo a ser observado durante todo o longa-metragem: a união de pessoas que querem salvar um único homem. Solidariedade e sacrifícios pessoais em torno de um único objetivo, de uma única vida. Líderes se expõem, cientistas dão seu melhor, pessoas comuns torcem para que o melhor ocorra. Não há nada mais bonito que ver diferenças sendo postas de lado em prol de uma vida.
Muitas são as variantes para consolidar o resgate, mas é óbvio que eles irão até lá. Isso, entretanto, fica em segundo plano quando o assunto é a sanidade do astronauta. Watney passou longos dias em que apenas sua vontade de viver esteve ao seu lado. A solidão, tal como acontece em Náufrago, é uma companheira terrível. Lampejos de delírios e o medo do fim são constantes nos longos dias de Watney no planeta vermelho. Sem opções, ele se apega às pequenas esperanças que vão surgindo com o decorrer da trama.
Não questione se é possível ou não sobreviver em um planeta distante e com mínimos recursos… essa não é a força-motriz do filme. O que fica após assistir Perdido em Marte é a certeza de que temos limites e, certamente, podemos ultrapassá-los. O que permanece na mente de quem assistirá esse drama é a convicção de que a inteligência humana pode ter limites quando restrita a um só homem, porém seu potencial é infinito ao se unir a outros. Cooperação é a palavra-chave do filme. Esperança é o que ganhamos após vê-lo.
Ao final do post, um guia visual do filme com os astronautas…
Elenco: Matt Damon – Mark Watney Jessica Chastain – Melissa Lewis Jeff Daniels – Teddy Sanders Michael Peña – Rick Martinez Kristen Wiig – Annie Montrose Kate Mara – Beth Johanssen Sebastian Stan – Chris Beck Sean Bean – Mitch Henderson Aksel Hennie – Alex Vogel Chiwetel Ejiofor – Venkat Kapoor Benedict Wong – Bruce Ng Donald Glover – Rich Purnell
Escritor de contos de terror e thrillers psicológicos, desenhista e leitor ávido por livros e quadrinhos. Escrever é um constante ato de aprendizado. Escrevo também no www.apogeudoabismo.blogspot.com
Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e sugerir conteúdos relevantes. Ao continuar navegando, você concorda com o uso dessas ferramentas. Acesse nossas Políticas de Privacidadee saiba mais.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.