Resenha DarkSide Books | Os Goonies: Special Edition

Os Gonnies fizeram parte da infância de muitos brasileiros, assim como a minha. O filme de 1985, produzido por Steven Spielberg e escrito pelo mesmo em conjunto com Chris Columbus. Por muitos considerados um clássico, o filme levava as crianças a um sonho, uma grande aventura em busca de um tesouro pirata.

Acompanhamos os personagens na última tentativa de salvar o lugar onde moram de ser destruído e levar junto a amizade de um grupo que cresceu junto.

Todo o suspense, humor e a aventura transmitida pelo filme ficou ainda mais intensa na sua versão em Livro.

O livro Os Goonies, publicado pela Darkside Books, além de uma homenagem a um filme tão amado é um registro que em vários momentos tem uma força maior que sua versão cinematográfica.

No caminho inverso ao que vemos atualmente, onde vários filmes estão bebendo da fonte dos livros e quadrinhos, cortando ou acrescentando informações que não estão nos originais, para o prazer de produtores e estúdios, a versão impressa só tem a acrescenta.

Os personagens são que vemos na tela, em todo seu carisma, Mikey Walsh, Brand Walsh, o gordo, bocão, Andy, Stef, Dado a mama e os irmãos Fratelli, incluindo Slot, não há alterações drásticas em relação ao original, com exceção de detalhes muito pequenos apenas para melhorar a narrativa.

Contudo, muitos desses detalhes que são descritos, como sentimentos e sensações, detalhes dos cenários e cheiros são pontos que podem passar despercebidos ao se ver um filme mas que, quando lidos causam uma empatia grande e ajudam a história e se tornar maior e mais envolvente.

Além do que, se unirmos toda essas informações sensoriais que citamos acima à imagem que já temos dos personagens, o que teremos é uma experiência incrível.

Ler Os Goonies foi como voltar no tempo e me sentir novamente no sofá de casa vendo o filme na tv. Foi como rever amigos que não via a muito tempo.

Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu  e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor.

A editora publicou duas versões do livro, a versão simples com capa em papel mole e uma versão de luxo, com capa dura e um brinde muito legal, o mapa que os garotos da história usam para encontrar o tesouro de Willye.

Titulo: Os Goonies
Autor: James Kahn
Editora: DarkSide Books
Páginas: 240

 

os-goonies-1

 

 

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *