Close
FILMES

O Que Esperar de Avatar: Fogo e Cinzas

O Que Esperar de Avatar: Fogo e Cinzas
Kiri (Sigourney Weaver) in 20th Century Studios' AVATAR: FIRE AND ASH. Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2025 20th Century Studios. All Rights Reserved.
  • Publishedjaneiro 7, 2026

Avatar: Fogo e Cinza já está nos cinemas, mas o que esperar do novo capítulo da franquia dirigida por James Cameron? Bom, além de você já poder ler a nossa crítica do longa, aqui vão 5 pontos que você irá encontrar em Avatar: Fogo e Cinzas.

Varang (Oona Chaplin) in 20th Century Studios’ AVATAR: FIRE AND ASH. Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2025 20th Century Studios. All Rights Reserved.

A NOVA HISTÓRIA PROMETE EMOCIONAR

Além da ação já característica de Avatar, James Cameron mira em emocionar o seu público ao tratar os desafios ligados à natureza humana (e, claro, Na’vi).

Cameron comenta: “Este é um filme sobre uma família que tenta compreender o que significa estar em guerra, o impacto disso nos pais, que precisam aprender a deixar os filhos partir e confiar que farão as escolhas certas”.

A trama começa pouco depois dos acontecimentos de Avatar: O Caminho da Água e acompanha Jake (Sam Worthington), Neytiri (Zoe Saldaña) e os outros integrantes da família Sully vivendo no recife e lidando, cada um à sua maneira, com a perda de Neteyam (Jamie Flatters). Ao lado deles está Spider (Jack Champion), mas os Sully sabem que sua permanência no recife os coloca em perigo, por isso decidem acompanhá-lo em uma arriscada jornada até o Acampamento Alto, a fortaleza dos Omatikaya.

Ao longo da jornada, o grupo se depara com membros da Vila das Cinzas, um clã ressentido pela perda de sua terra natal e determinado a atacar. Enquanto isso, a Administração de Recursos e Desenvolvimento (RDA, por sua sigla em inglês) passa por uma grande reorganização e planeja seu próximo ataque.

Zoe Saldaña as Neytiri in 20th Century Studios’ AVATAR: FIRE AND ASH. Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2025 20th Century Studios. All Rights Reserved.

SÃO APRESENTADOS DOIS NOVOS CLÃS: OS MANGKWAN E OS TLALIM

Os fãs que querem conhecer ainda mais sobre a cultura de Pandora poderão comemorar, pois Avatar: Fogo e Cinzas atende a essa expectativa em grande estilo. O filme apresenta os Comerciantes do Vento – o clã Mangkwan – e o Povo das Cinzas, o clã Tlalim.

Liderados por Varang (Oona Chaplin), os Mangkwan levavam uma vida harmoniosa e tranquila em Pandora, até serem atingidos por um desastre natural que destruiu completamente sua aldeia e transformou radicalmente seu modo de vida. A aparência do Povo das Cinzas se destaca em relação aos demais clãs: eles misturam cinzas com água, formando uma pasta ou creme que espalham por todo o corpo, um traço que se tornou sua principal marca de identidade.

Já os Comerciantes do Vento são um povo nômade que sobrevoa Pandora em dirigíveis puxados por enormes criaturas voadoras. Comandados por Peylak (David Thewlis), os Tlalim cruzam o planeta negociando mercadorias e compartilhando rumores com os clãs Na’vi que encontram pelo caminho. 

Varang (Oona Chaplin) in 20th Century Studios’ AVATAR: FIRE AND ASH. Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2025 20th Century Studios. All Rights Reserved.

NAVES E CENÁRIOS IMPRESSIONANTES

Um dos pontos altos de Avatar: Fogo e Cinzas sem dúvida é seu design de produção, assinado por Dylan Cole e Ben Procter. Enquanto Procter imaginou todos os elementos ligados ao mundo humano e à Terra – incluindo ambientes, veículos e armas -, Cole desenvolveu os visuais de tudo o que envolve os Na’vi e Pandora. 

Os cenários novos. os veículos ultra tecnológicos e aterrorizantes, os dirigíveis dos Comerciantes do Vento, em seus voos magistrais pelos lindos céus de Pandora constroem uma catarse visual magnífica e que vale a pena ser vivida no espaço físico do cinema.

O designer de produção Dylan Cole descreve os dirigíveis dos comerciantes do Vendo como: “naves tecidas, algo parecido com uma pequena vila suspensa sob o que chamamos de medusoide, uma criatura voadora gigantesca inspirada em uma água-viva e na caravela-portuguesa, que flutua no ar. Ela é puxada por outra criatura chamada windray, inspirada em uma sépia, mas também enorme. Essa criatura funciona como um rebocador e guia de todo o sistema. E não é apenas uma: são seis formando essa caravana imensa e maravilhosa que atravessa os céus de Pandora”.

AVATAR: FIRE AND ASH – Concept art by Steve Messing. ©2024 20th Century Studios. All Rights Reserved.

A EMOCIONANTE NOVA TRILHA SONORA 

A trilha sonora de Avatar: Fogo e Cinzas segue o padrão de qualidade dos filmes anteriores. A música assinada por Simon Franglen tem por objetivo aprofundar a carga emocional da história de uma forma arrebatadora dentro das salas de cinema. 

O compositor diz: “Este é um filme mais profundo em muitos sentidos e, em vários momentos, mais sombrio. Por isso, foi necessário criar novas texturas e elementos musicais distintos, além de temas para os novos personagens”.

Além da trilha orquestrada, o filme também conta com uma canção original interpretada por Miley Cyrus. A música “Dream As One” embala os créditos finais e integra a trilha sonora oficial do longa.

O ESPETÁCULO DOS EFEITOS VISUAIS 

Comentar sobre os efeitos visuais da franquia Avatar é quase chover no molhado. Em Avatar: Fogo e Cinzas, como era de se esperar, os efeitos são imprescindíveis para o espetáculo visual que o filme entrega ao público. Já é uma marca registrada da franquia que a coloca na vanguarda da tecnologia cinematográfica.

No novo filme, há 3.382 cenas com efeitos visuais que elevam o nível de inovação mais uma vez. Mais de 2.000 desses planos são focados na água e mais de 1.000 no fogo, que, em uma escala nunca vista antes, incluem desde flechas flamejantes e lança-chamas até explosões gigantescas e tornados de fogo.

Desde o início da saga, o trabalho de efeitos visuais é desenvolvido em estreita colaboração com a Wētā FX — a empresa vencedora do Oscar® do cineasta Peter Jackson, sediada na Nova Zelândia — além da Lightstorm Entertainment, produtora de James Cameron. Entre os avanços técnicos, as equipes criaram um novo algoritmo que permite dividir as simulações de água de forma mais eficiente entre várias máquinas, além de atalhos otimizados que facilitam a transição entre diferentes estados, como de orvalho e névoa para água líquida. 

AVATAR: FOGO E CINZAS já está disponível em IMAX 3D, Dolby Cinema 3D, RealD 3D, Cinemark XD, 4DX, ScreenX e em telas premium.

A scene in 20th Century Studios’ AVATAR: FIRE AND ASH. Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2025 20th Century Studios. All Rights Reserved.
Written By
Guilherme Pedroso