Close
HQS, LIVROS E MANGÁS Review

O Livro de Jô: Uma autobiografia desautorizada de Jô Soares

O Livro de Jô: Uma autobiografia desautorizada de Jô Soares
  • Publicado em: maio 15, 2019

Depois do golpe de 1964, enfrentávamos não só a perseguição política implacável, mas também um triunfo provisório do falso moralismo, da mesquinhez provinciana, do ressentimento da classe média contra as mudanças de costumes.


Volume 1
Ano:
2017 / Páginas: 528

Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Prestes a completar oitenta anos e com verve mais afiada do que nunca, Jô Soares compartilha sua trajetória de astro midiático num livro de memórias escrito para fazer rir, chorar e, sobretudo, não esquecer.

O primeiro volume resgata fatos, lugares e pessoas marcantes da juventude de Jô e reconstitui seus primeiros passos no mundo dos espetáculos, nas décadas de 1950 e 1960. Entre a infância dourada no Copacabana Palace e a dura conquista do estrelato, acompanhamos o autor do nascimento aos trinta anos. Os antecedentes familiares, a meninice privilegiada nos palácios da elite carioca, a mudança para um internato na Suíça, os marcos da formação cultural do futuro showman na adolescência, a paixão pelo jazz, a estreia modesta em pontas no cinema e na televisão, o primeiro casamento e, finalmente, a conquista do sucesso numa São Paulo fervilhante: tudo que você sempre quis saber sobre Jô, ele mesmo conta, com o talento narrativo do romancista de O Xangô de Baker Street e O homem que matou Getúlio Vargas.

O Livro de Jô conta em grande parte a trajetória de Jô Soares, desde uma infância cheia de privilégios no Rio de Janeiro e no exterior, até o inicio de sua carreira artística. A obra contém encontros de Jô com grandes personalidades, sempre no meio de uma efervescência cultural.

O Livro de Jô, Volume 2. Foto: Paulo Vitale

Jô Soares fala com carinho de seus pais e de todos aqueles que contribuíram para a sua formação. Muitos nomes são citados, e há fatos históricos, que fica um pouco difícil para o leitor assimilar tantos e até mesmo imaginar tantas mudanças na vida do apresentador.

A edição está impecável, acompanhada com fotos que ajudam a entender a história, além disso, o livro é muito bem escrito, uma leitura surpreendente para quem tem pelo menos uma mínima admiração por Jô Soares, a escrita é fluida e alguns momentos divertida. Sem dúvidas é uma excelente obra para rememorar aqueles momentos em que passávamos na frente da TV só esperando pelo Beijo do Gordo!.

Recomendo muito a leitura de O Livro de Jô e não se deixe de intimidar pelo numero de páginas. Tem uma boa história de um apresentador que conquistou muitas pessoas.

NOTA: 

COMPRE: AMAZON

JOSÉ EUGÊNIO SOARES, mais conhecido como Jô Soares, é um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral, músico e ator brasileiro. Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio São Bento do Rio de Janeiro e em Lausanne na Suíça, no Lycée Jaccard, com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inata o apontavam para outra direção. Dono de um talento versátil, além de atuar, dirigir, escrever roteiros, livros e peças de teatro, Jô Soares também é apreciador de jazz e chegou a apresentar um programa de rádio na extinta Jornal do Brasil AM, no Rio de Janeiro, além de uma experiência na também extinta Antena 1.

Written By
Leisiane Peloi

Leisiane Peloi, 23 anos, formada em Administração de Empresas, capricorniana, apaixonada por romances, compradora compulsiva de livros que adora ouvir música alta, beber vinho e comer pizza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *