Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de um filme imperdível.
The Patriot Day (2017): Dirigido por Peter Berg, produzido por Scott Stuber, Dylan Clark, Mark Wahlberg, Stephen Levinson, Hutch Parker, Dorothy Aufiero, Stephen Stapinski e Michael Radutzky, roteiro por Peter Berg, Matt Cook e Joshua Zetumer, história por Peter Berg, Matt Cook, Paul Tamasy e Eric Johnson, baseado no livro Boston Strong por Casey Sherman e Dave Wedge. Com orçamento de US $ 45 milhões e uma fraca bilheteria de US $ 48 milhões, Patriots Day é um drama americano de 2016, um thriller sobre as bombas que explodiram na Maratona de Boston em 2013 e a subseqüente caça ao terrorista.
A fotografia principal começou em 29 de março de 2016, em Quincy e Boston , Massachusetts . O filme estreou em 17 de novembro de 2016, no Festival AFI . Distribuído pela CBS Films e Lionsgate , Patriots Day foi lançado em Boston, Nova York e Los Angeles em 21 de dezembro de 2016, seguido de uma expansão nacional em 13 de janeiro de 2017. Foi uma decepção na bilheteria , arrecadando apenas US$ 47 milhões em todo o mundo contra seu orçamento De US$ 45 milhões, mas recebeu revisões positivas para a direção de Berg e os desempenhos dos atores.
Sinopse: Em 15 de abril de 2013, os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev detonam duas bombas durante a Maratona de Boston , causando pânico generalizado. Um jovem casal, Patrick Downes e Jessica Kensky, são feridos e levados para hospitais separados, onde ambos são obrigados a ter suas pernas amputadas, enquanto o homem de família Steve Woolfenden é ferido e separado de seu filho, Leo, que é resgatado pela polícia e levado para um local seguro.
Crítica: Eu realmente não sou fã de filmes americanizados ou que coloquem a América como uma nação vencedora através de um patriotismo exagerado, mas não tive como não me comover com o lindo, profundo e dramático filme de Peter Berg do começo ao fim. Tudo bem, os primeiros quinze minutos são lentos demais, apresentando de amenira abeta todos os elementos que vão construir a história, e olha que quando se junta tudo faz sentido.
Peter Berg é um diretor já conhecido de Hollywood e ficou conhecido com trabalhos como Batlleship (2012), Hancock (2008), P Reino (2007) e Colateral (2004), trabalhos bem sucedidos em bilheteria e reconhecimento mundial. O diretor, na medida do possível, mistura cenas reais do acontecimento com cenas com os atores, mas é tão bem produzido, que tem que se repara bem para perceber a sutis diferenças.
O Dia do Atentado cumpre bem sua premissa de mostrar ao mundo a força que as pessoas têm contra atentados, que parece ter virado moda em todo mundo, onde um grupo pode ferir, por motivos egoístas e pseudo religiosos, milhares por razões simples que no céu, tudo será perdoado. Não importa de que lado você esteja, matar ou ferir o próximo nunca é a solução para os nossos problemas.
Do estelar elenco é bom novamente ver Mark Wahlberg (Sargento Tommy Saunders) fazendo um drama sério e com qualidade dramática, longe de comédias como Ted e ficções como Transformers. John Goodman (Comissário de Polícia de Boston Ed Davis) é um mostro do cinema. Um pouco esquecido após Speed Racer, volta magro e atuando de maneira perfeita.
JK Simmons (sargento de polícia de Watertown Jeffrey Pugliese) ér uma dos melhores atores da nova geração. Ganhador do Oscar, faz um papel extremamente dramático, mesmo que nãos endo o personagem principal do filme, traz riqueza e talento ao filme. Kevin Bacon (Agentes do FBI Richard DesLauriers) é um ator de altos e baixos, mas aqui consegue dosar bem toda a pressão de ter um caso que mexe com um país todo e liderar uma unidade de inteligência.
Curiosidades: O filme foi um dos três originalmente propostos sobre o dia das bombas em Boston, sendo os outros dois também baseados no livro do mesmo título, Boston Strong, que será dirigido por Daniel Espinosa e no elenco Casey Affleck e Stronger sobre a uma das vítimas Jeff Bauman, estrelado por Jake Gyllenhaal .
Na revisão agregador Rotten Tomatoes , o filme tem um índice de aprovação de 80% com base em 189 avaliações , com uma classificação média de 6,8 / 10. O consenso crítico do site diz: “Patriots Day oferece um tributo vibrante e solidário aos heróis de uma tragédia americana da vida real sem desviar-se para o território de thriller de ação exploradora”. No Metacritic , o filme tem uma pontuação normalizada de 69 de 100, com base em 42 críticos, indicando “opiniões favoráveis”. Em CinemaScore , o público deu ao filme uma nota média de “A +” em uma escala de A + para F, um dos 60 filmes na história do serviço a receber essa pontuação.
Embora o filme tenha obtido maior aprovação entre os críticos, muitas publicações de Boston criticaram por glamourizar os eventos em que se baseou e pelo foco do filme no personagem ficcional de Wahlberg. Ty Burr escreveu: “O filme foi feito profissionalmente e é sincero ao ser oferecido como um ato de cura cívica. Mas na melhor das hipóteses, é desnecessário e na pior das hipóteses, é vagamente insultante”. Escrevendo para Esquire , o crítico de Boston Luke O’Neil também criticou o personagem de Wahlberg, afirmando: “Apesar de toda sua conversa de honrar seu povo, Wahlberg parece contente em confiar em equivocados conceitos para sua interpretação”.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/