Close
Curiosidades CRÍTICAS NOTÍCIAS FILMES

Novos Mutantes: análise completíssima do primeiro trailer.

Novos Mutantes: análise completíssima do primeiro trailer.
  • Publishedoutubro 15, 2017

O que os tempos atuais pedem? Um novo filme dos X-Men, o retorno do Wolverine ou um filme de heróis repleto de terror e claustrofobia? Caso tenha apostado na última categoria, parabéns! Você está antenado com o que nos aguarda em 2018: Os Novos Mutantes.

Mas não espere por uma formação idêntica à dos quadrinhos. Essa versão cinematográfica contará apenas com cinco dos mutantes e a Dra. Cecilia Reyes, entre os personagens mais conhecidos. Bem, isso até o presente momento.

Confiram quais são os cinco mutantes que estarão em meio ao terror no Hospital:

São eles: Miragem (Blu Hunt), Magia (Anya Taylor-Joy), Lupina (Maisie Williams), Míssil (Charlie Heaton) e Mancha Solar (Henry Zaga). A doutora Cecilia Reyes é interpretada por Alice Braga.

Feitas as apresentações, vamos à análise do trailer:

O trailer já começa com um tom opressivo e sombrio. As frases são da doutora Cecilia Reyes e aparentam mais um interrogatório do que uma simples conversa. A visão do corredor vazio e mal iluminado só ficaria mais sombrio com as duas meninas de O Iluminado.

Cecilia, nos quadrinhos, é uma mutante com a capacidade de gerar um escudo protetor, quase como faz a Mulher Invisível, mas sem a mesma eficiência. Cecilia demorou muito a controlar seus poderes, o que não a impediu de ser uma X-Men. O início do trailer dá indícios de que ela não será caracterizada da mesma maneira que nas HQ.

Lápides sem nomes, apenas números, podem indicar as vítimas do local onde estão a doutora e a pessoal com quem ela conversa. Esse pode ser um cemitério particular destinados aos que perecem no lugar, fato que por si só já causa arrepios.


Desde o início do trailer que a música Another Brick in the Wall, do Pink Floyd, ecoa. Mas a música está mais lenta, deprimente e soturna. Danielle Moonstar está sentada em uma cadeira ao lado da doutora Reyes. A cena seguinte mostra um polígrafo (como mostra a marca em evidência), aparelho destinado a apontar se uma pessoa diz ou não a verdade. A pergunta é: “Já vivenciou alguma coisa que consideraria anormal?” A seguir é questionado sobre o fato de saber ou não o que são mutantes.


A música de fundo continua a tocar. As vozes das crianças na música fazem coro dizendo: Não precisamos de nenhuma educação/Não precisamos de controle mental/Chega de humor negro na sala de aula/Professores, deixem as crianças em paz/Ei! Professores! Deixem essas crianças em paz! Monitores de vídeo mostram a instituição vigiada em praticamente todos os cômodos. Os monitores são antigos, assim como o polígrafo, evidências de uma época mais antiga, porém não revelada em nenhum momento.


A entrada de um prédio é mostrada. Há uma estátua em posição de prece, um anjo sem face. Nuvens passam em câmera acelerada. O prédio é na verdade um Hospital… ou um centro de testes para mutantes. O medo de suas habilidades pode ter levado pessoas a testá-los até a morte, muito provavelmente em busca de respostas para seus temores e também por algo capaz de neutralizá-los.


Cenas dentro do hospital dão indícios de que os testes persistem com os Novos Mutantes. Danielle tem seu sangue coletado enquanto Reyes a indaga sobre seu conhecimento sobre cascavéis novas e sua periculosidade, algo como uma indireta ao poder destrutivo de mutantes novos, provavelmente por causa da ebulição de hormônios e o pouco controle emocional típico da juventude.


Mais cenas internas do hospital onde travas e portas com visores são mostradas. A seguir encontramos Illyana Rasputin, a Magia, em um quarto com janelas gradeadas e uma atmosfera solitária. Sua face não mostra qualquer traço de tranquilidade ou felicidade. Ela parece estar em um cativeiro.

Cenas rápidas mostram o Mancha Solar, Lupina e Miragem de forma bem rápida. Cecília afirma: “Todos vocês são perigosos, por isso estão aqui.”.

Até esse ponto, o visual de Rahne, Illyana e Danielle estão perfeitos. Roberto não está idêntico, mas mantém a essência. A seguir temos a primeira aparição de Sam, com um visual absolutamente diferente dos quadrinhos, porém isso não me incomodou. Para entenderem melhor, basta olharem o quadro no início do post onde há as versões dos quadrinhos e live action para comparação.

Sam está em um porão, uma lavanderia. Lá ele se depara com uma máquina que se move. Ao se aproximar, uma mão surge de dentro dela e chamas irrompem da máquina. Esta cena tem, a princípio, duas explicações: ou se trata do Mancha Solar ou estamos falando de um telepata capaz de induzir imagens nas mentes das pessoas, assim como faz Miragem. Mas há outras hipóteses que só serão abordadas em trailers futuros, conforme novas cenas surjam e nos levem a tecer novas deduções.

Cecília Reyes aparece com o rosto marcado por cortes, aparentemente garras. A primeira hipótese que vem à mente é a de que Lupina a atacou, algo justificável caso estejam mesmo sendo mantidos em cativeiro. A segunda é a de que outro mutante possa ter atacado-a, porém fica a dúvida dos motivos para ela não usar seu escudo, o que poderia indicar que ela – nessa produção – não desconfia que também é mutante.

Danielle (a personagem que teve mais destaque nesse trailer) aparece caída entre folhas e depois em um quarto. As paredes do quarto ganham vida e dela saem rostos. Illyana e Míssil entram em um quarto e se deparam com uma garotinha loira. A cena é cortada para outro quarto onde um homem com máscara (um smiley) aparece. Seu rosto tem um corte enorme na boca, além de mãos alongadas. Um dos frames que selecionei mostra que seu rosto tem um sorriso gigante e cavidades profundas nos lugares dos olhos.

A frase “Não é um hospital, é uma casa mal assombrada” marca o ritmo acelerados das cenas finais.

Illyana e Sam correm pelos corredores e uma menina com o mesmo corte de Illyana surge, aparentemente a mesma de quando eles entraram no quarto. A menina parece uma versão criança de Magia, o que indica uma viagem temporal, alucinação ou, novamente, o poder de Miragem. A criança tem um dragão fantoche na mão, uma referência ao dragão Lockheed.

A seguir somos bombardeados por cenas rápidas e assustadoras. Sam sendo atacado por pessoas em um ambiente escuro, Illyana sob o jugo de Reyes, explosões e Lupina gritando em uma cena de puro terror. A música Another Brick in the Wall continua a dar o tom sinistro a todas as sequências.

As imagens que reforçam minha hipótese de que Miragem está tendo surtos fica para o final, onde as paredes estão quase a englobando, repletas de faces. Essas alucinações podem ser o resultado de uma medicação errada ou até do próprio organismo dela reagindo aos medicamentos que Cecilia Reyes e os outros no hospital ministram aos “pacientes”.

A imagem acima é a fusão de três takes que se transformam na frase “Há algo novo para se ter medo.”. Isso pode estar relacionado à ameaça dos Novos Mutantes, a um paciente que sobreviveu ao tratamento, porém se transformou em algo maligno (o homem com cara de smiley é uma aposta) ou até mesmo a própria Cecilia seja esse algo a se temer. Vamos aguardar…

Por fim nos deparamos com uma Cecilia com ar de boa pessoa, um sorriso estampado no rosto. Ela diz: “Passou por muita coisa. Descanse.”. A cena seguinte mostra presa a uma maca, com aparelhos respiratórios e em agonia. Ela grita!

Assim, fecha-se o primeiro trailer de Os Novos Mutantes. E o que podemos esperar? As possibilidades de termos um filme muito diferente de tudo que já vimos em produções dos X-Men são infinitas. O potencial de termos uma obra cheia de sustos já está óbvio no trailer. Isso, porém, pode ser ainda maior se levarmos em conta que Illyana drena seus poderes de uma dimensão maligna. Caso realmente os personagens estejam debilitados e sob efeitos de drogas, as possibilidades para termos algo tomado pela tensão e suspense é grande.

Resta aguardar novas notícias, novos trailers e imagens que acrescentem informações ao nosso rol de hipóteses. E parabéns à Fox Film por ter a coragem de nos apresentar um material com tanto potencial e diferente daquilo que estava estabelecido anteriormente.

Guardem na mente essas minhas predições e me digam o quanto concordam ou discordam. Obrigado a todos pela leitura e fiquem com o trailer completo abaixo:

Written By
Franz Lima

Escritor de contos de terror e thrillers psicológicos, desenhista e leitor ávido por livros e quadrinhos. Escrever é um constante ato de aprendizado. Escrevo também no www.apogeudoabismo.blogspot.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *