Mostra “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo” Retorna ao Rio com Programação Gratuita

O terror nacional ganha destaque na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio (R. do Passeio, 38 – Centro) com a mostra “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2”, que acontece de 1º a 20 de abril, com entrada gratuita. Com curadoria de Breno Lira Gomes e do pesquisador e crítico de cinema Carlos Primati, a programação reúne 25 longas e 11 curtas-metragens produzidos entre 2015 e os dias atuais, oferecendo uma imersão no universo do horror brasileiro.
A mostra dá sequência à primeira edição, realizada em 2020 no formato online pela plataforma Darkflix, que alcançou mais de 550 mil acessos. Agora, o evento retorna com exibições presenciais e um catálogo diversificado, explorando o medo por meio de narrativas impactantes e estéticas experimentais.
Homenagens e Destaques da Programação
A edição de 2024 presta homenagem a grandes nomes do terror nacional:
José Mojica Marins (Zé do Caixão) – Mestre do horror brasileiro, falecido em 2020.
Juliana Rojas e Marco Dutra – Diretores de “As Boas Maneiras”, elogiados pela crítica.
Rodrigo Aragão – Especialista em efeitos práticos e cinema de terror independente.
Rodrigo Aragão participará de um debate no dia 02/04, após a exibição de seu filme, e Juliana Rojas marcará presença no dia 17/04 para discutir sua trajetória.
A programação conta com filmes de diversas regiões do Brasil, incluindo São Paulo (13), Rio de Janeiro (5), Espírito Santo (4), Pernambuco (4), Maranhão (3), Amazonas (2), Pará (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Ceará (1).
Entre os destaques:
Exibição da cópia restaurada de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), de Zé do Caixão – 12/04, às 17h20.
Estreia do inédito “Prédio Vazio”, de Rodrigo Aragão – 01/04, às 18h10, filme selecionado para o Festival de Tiradentes 2024.
Títulos aclamados como “Propriedade” (Daniel Bandeira), “O Juízo” (Andrucha Waddington), “Raquel 1:1” (Mariana Bastos), “Continente” (Davi Pretto), “O Porão da Rua do Grito” (Sabrina Greve) e “As Boas Maneiras” (Juliana Rojas e Marco Dutra).
Além das exibições, os espectadores que assistirem a pelo menos um filme ganharão um catálogo exclusivo com seis artigos inéditos sobre o gênero.
Cursos, Palestras e Debates Sobre o Terror Brasileiro
A mostra vai além das telas e oferece atividades formativas para os fãs do gênero:
Curso “Trajetória do Horror no Cinema Brasileiro” – Ministrado por Carlos Primati, dividido em quatro módulos de 90 minutos.
Mesa-redonda “José Mojica Marins, Para Sempre Zé do Caixão” – Com Primati e o produtor Paulo Sacramento.
Bate-papos com realizadores – Participações de Rodrigo Aragão, Paulo Fontenelle, Sabrina Greve, Deborah Haven e Juliana Rojas.
Palestra sobre restauração da obra de Mojica – Com o produtor Paulo Sacramento.
Palestra sobre assombrações na literatura brasileira – Com o pesquisador Roberto Houaiss.
“Acreditamos que o cinema de gênero vive sua melhor fase no Brasil, tanto pelo número de produções quanto pela qualidade das narrativas”, afirma o curador Breno Lira Gomes.
Destaques no Elenco e Mulheres no Terror
A mostra também destaca o protagonismo feminino no terror nacional. A atriz Gilda Nomacce marca presença em seis filmes, incluindo “As Boas Maneiras”, “Trabalhar Cansa” e “Skull”. Já Valentina Herszage e Olivia Torres, conhecidas pelo premiado “Ainda Estou Aqui”, estrelam os filmes “Raquel 1:1” e “Continente”, respectivamente.
A mostra “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2” é realizada pela BLG Entretenimento com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. A programação completa está disponível no Instagram da CAIXA Cultural (@caixaculturalrj) e da produtora (@blgentretenimento).