Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais um dos meus diretores preferidos, Robert Rodriguez.
Machete (2010):
Direção Robert Rodriguez, codireção Ethan Maniquis, produção Robert Rodriguez, Elizabeth Avellán e Rick Schwartz, produção executive Peter Fruchtman, Jerry Fruchtman, Alan Bernon, Myles Nestel, Ashok Amritraj e Edward Borgerding, roteiro Robert Rodriguez e Alvaro Rodriguez, elenco Danny Trejo, Steven Seagal, Michelle Rodriguez, Jessica Alba e Robert De Niro. Edição Robert Rodriguez e Rebecca Rodriguez, companhia produtora Troublemaker Studios e Overnight Films, distribuição Sony Pictures e 20th Century Fox. Com orçamento baixíssimo de US$ 10 milhões e uma receita 4x maior de US$ 44 milhões, Machete é um filme dirigido por Robert Rodriguez e Ethan Maniquis inspirado em um falso trailer inserido no filme Grindhouse (2007), colaboração entre Rodriguez e Quentin Tarantino. O personagem “Machete” foi originado no filme Pequenos Espiões (2001), também de Rodriguez. Este é o primeiro filme em que Danny Trejo interpreta o personagem principal. O filme também tem no elenco Lindsay Lohan. Cheech Marin e Jeff Fahey retornaram para retratar seus personagens do trailer original. O filme gerou uma sequência chamada Machete Kills que estreou em 13 de setembro de 2013 nos Estados Unidos e contou também com a participação de Charlie Sheen, Sofía Vergara, Antonio Banderas, Zoe Saldana, Vanessa Hudgens, Alexa Vega e a cantora Lady Gaga.
Sinopse: A história gira em torno de Machete Cortez (Danny Trejo), um ex-agente federal mexicano. A abertura do filme se dá no México, com Machete em uma missão para resgatar uma garota sequestrada. Durante a operação ele é traído por seu chefe corrupto para um poderoso traficante de drogas, Rogelio Torrez (Steven Seagal), que mata sua esposa e filha. Três anos depois, Machete, que agora trabalha como operário, aceita uma oferta do empresário Michael Booth (Jeff Fahey) para matar o Senador John McLaughin (Robert DeNiro), que quer expulsar todos os imigrantes ilegais do México. Machete aceita, apenas para ser traído pelos homens de Booth e usado como bode expiatório em um plano para retratar todos os mexicanos como terroristas e convencer a prefeitura a construir uma enorme muralha elétrica para mantê-los fora do país. Porém, contrariando todas as expectativas, Machete sobrevive e parte em busca de vingança, ajudado por Sartana Rivera (Jessica Alba), uma agente do Departamento de Imigração dividida entre o que dita a lei e o que manda seu coração; Luz (Michelle Rodriguez), uma vendedora de tacos com mãos rápidas e um coração revolucionário; Padre (Cheech Marin), seu irmão, um padre que é bom com bênçãos, mas melhor com armas; e April Booth (Lindsay Lohan), a filha de Booth e uma socialite viciada em adrenalina e com um gosto por armas de fogo. No caminho de Machete, estão não apenas McLaughin e suas conexões políticas e Booth e sua infindável lista de assassinos, mas também o Tenente Stillman (Don Johnson) e sua cruel patrulha da fronteira e Torres e seu cartel de traficantes impiedosos.
Crítica: Machete é um filme de ação e de exageros ao extremo dirigido por Robert Rodriguez e Ethan Maniquis. Diretores como Robert Rodriguez e Quentin Tarantino são na verdade impressionistas que não se empenham em agradar Hollywood, mas em criar uma marca ou padrão cinematográfico próprio, contando histórias de maneira não usual, de gosto até duvidoso, mas de resultado final admirável como por exemplo Kill Bill ou mesmo Bastardos Inglórios. Machete é de uma série de filmes de Rodriguez com o ator Danny Trejo, que se tornou ícone no estilo Rodriguez e Tarantino de filmar, com papéis de anti-herói e muitas vezes de vilão. Trejo já esteve na trilogia Um Drink no Inferno, Anaconda, Pequenos Espiões, Triplo X, Planeta Terror e Predadores e sempre manteve sua cara de durão e seu estilo que o consagrou em atuar. Todo filme de Rodrigues tem seus convidados especiais, o diretor deve ser para lá de carismático porque seus filmes são considerados B, filmes caseiros e extravagantes, quase de um faroeste mexicano moderno e não há ator que diga não ao diretor. Em Machete temos: Jessica Marie Alba ou Apenas Jessica Alba é conhecida pelas atuações em Dark Angel, Sin City, Quarteto Fantastico, Mergulho Radical, Maldita Sorte e O Olho do Mal. Quem lembra da atriz no início da carreira, quase gordinha e após simbolo sexual, aqui encontra uma atriz dedicada que sabe seu papel no filme e não tenta ser nada que não é. Fiquei fã de Alba no Quarteto Fantástico, mesmo achando que ela não era a melhor escolha para Sue Storm. Mayte Michelle Rodriguez ou Michele Rodriguez é uma atriz famosa por seus filmes e confusões que apronta no set ou com fãs. Conhecida pelos filmes The Fast and the Furious, Fast & Furious, Fast Six, Resident Evil, Resident Evil: Retribution, Avatar e S.W.A.T., e pela série de televisão Lost, conquistou uma legião de fãs mais por seu temperamento e forma de atuar do que por sua qualidade como atriz. Steven Frederic Seagal é um ator, produtor cinematográfico, escritor, diretor, mestre de artes marciais, músico, filantropo, policial e ativista americano. Steve Seagal ficou famoso por seu estilo único de lutar, esqueceu que não sabe atuar e engordou mais que deveria e agora tenta recuperar o carisma que perdeu. Robert Mario De Niro Jr ou apenas Robert De Niro é um premiado ator, diretor e produtor de cinema. Não há nada que De Niro não faça que não tenha valor, talvez sua parceria com Eddy Murphy em Showtime com a belissima Rene Russo, mas tudo é perdoavel se falando de De Niro. Don Johnson nome artístico de Donnie Wayne Johnson, conhecido por seu papel como o detetive James “Sonny” Crockett na série de tv Miami Vice, sucesso mundial nos anos 80, volta a ativa com alguns filmes, mas sem o mesmo glamour de sua época de ouro. Machete é um filme B, de qualidade duvidosa, mas que gosta de uma boa ação sem compromisso e da qualidade ao estilo Rodriguez de filmar, no estilo veja quem realmente gosta, vai curtir este filme.
Machete Kills (2013):
Direção Robert Rodriguez, produção Sergei Bespalov, Aaron Kaufman, Alexander Rodnyansky e Robert Rodriguez, roteiro Robert Rodriguez, elenco Danny Trejo, Michelle Rodriguez, Mel Gibson, Charlie Sheen, Amber Heard, Lady Gaga, Cuba Gooding, Jr., Jessica Alba, Antonio Banderas, Demián Bichir, Sofía Vergara e William Sadler.
Sinopse: Na trama, o ex-agente federal mexicano Machete Cortez é contratado pelo governo dos Estados Unidos para matar o excêntrico revolucionário Marcos Mendez (Bichir) e o traficante de armas bilionário Luther Voz (Gibson) que planejam espalhar anarquia e caos por todo o mundo. Em 10 de junho de 2012, Rodriguez anunciou que a fotografia principal de Machete Kills tinha começado.
Crítica: Robert Rodríguez é um cineasta norte-americano. Ele nasceu em S. Antonio, Texas, e estudou na Universidade do Texas em Austin. Rodríguez é famoso por seus filmes arrasa-quarteirões de tiroteio feitos com custos baixos. Não vou repetir a escalação do primeiro elenco neste filme, que já falei tão bem, mas apenas do que veio a mais. Mel Colm-Cille Gerard Gibson ou apenas Mel Gibson é ator, diretor, produtor e roteirista. Mel já atuou e dirigiu de maneira soberba, principalmente na trilogia Máquina Mortífera com seu parceiro Danny Glover, na trilogia Mad Max e Breaveheart, mas se complicou por causa do seu ego, álcool e ideais em A Paixão de Cristo, Apocalipyto e O Patriota. Gostaria muito de revê-lo fazendo bem o que sabe e não o que não sabe. Charlie Sheen ou Charlie Estevez, como está seu nome nos créditos do filme é filho do também ator Martin Sheen e tem como irmão o também ator Emilio Estevez. Uma pena que, sendo filho de quem é, ambos tenham tanto problemas com drogas e brigas, mas mesmo assim Charlie com sua cara safada, tem mais sorte em papéis do que o esquecido Emílio do ótimo filme Jovens Demais para Morrer 2. Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como Lady Gaga, é cantora, compositora e produtora musical e está hilária no filme. Não dá para avaliar se é boa atriz ou não. José Antonio Domínguez Banderas ou apenas Antonio Bandeiras é um ator, produtor, cantor e diretor. Nunca mais esquecerei dele no papel polêmico em Entrevista com Vampiro, onde foi a primeira vez que o vi atuando ou que apenas me lembro dele atuando. Cuba Gooding Jr. é um ator maravilhoso com um sorriso inigualável e de quem sou fã e gosto de quase todos os filmes que faz. Machete Kills, continuação de Manchete é também um filme B, de qualidade duvidosa, mas que garante uma boa ação sem compromisso e da qualidade que sempre gostei dos filmes de Rodriguez, no estilo veja quem realmente gosta do que ele faz, senão não peca tempo.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/