Luke Cage (Dossiê Marvel & Netflix):
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos do personagem mais durão das HQs.
Luke Cage: Publicado pela Marvel Comics, primeira aparição em Luke Cage, Hero for Hire, número 1 em Junho de 1972, criado por Archie Goodwin, John Romita, Sr. e George Tuska. Com alter ego Carl Lucas, nasceu no Harlem, Nova York e participou de grupos como Heróis de Aluguel, Vingadores, Quarteto Fantástico, Defensores, Vingadores Secretos e Novos Vingadores. Parceria com Jessica Jones, Demolidor e Punho de Ferro, seus parentes são James Lucas (pai morto), Esther Lucas (mãe morta), Joanne Lucas (madrasta), James Lucas, Jr, (irmão morto), Jessica Jones (esposa), Danielle Cage (filha). Luke Cage, anteriormente conhecido como Poderoso (Powerman) é um personagem das HQs da Marvel Comics. Nascido nas ruas do Harlem, ex-membro de gangue, foi preso por um crime que não cometeu. Voluntário em uma experiência científica foi vítima de sabotagem de um carcereiro. Acabou ganhando superforça e pele invulnerável. Fora da cadeia, passou a trabalhar por dinheiro, geralmente como guarda-costas e participou de aventuras ao lado de vários outros heróis, principalmente Demolidor e Punho de Ferro. A série foi cancelada no final dos anos 1980 e ele passou a ser usado apenas como coadjuvante em HQs de outros personagens. No ano 2001, estreou nova série, agora pelo selo Marvel MAX. Também foi personagem regular da série The Pulse que, assim como Alias, foi estrelada por sua atual esposa, Jessica Jones. Cage foi um dos primeiros super-heróis afro-americanos a estrelar uma HQ, o primeiro foi Lobo da Dell Comics. Cage surgiu na Marvel visualmente inspirado nos filmes blaxploitation dos anos 1970.
Poderes: inicialmente pensava-se que ele podia erguer 25 toneladas, mas foi descoberto que Luke Cage pode suportar até 100 toneladas e é mestre em combate corpo a corpo, pois é lutador de rua. Luke tem a pele totalmente impenetrável que pode suportar tiros, explosões, descargas elétricas entre outros ataques nocivos, mas pode ser ferido internamente, pois seus orgãos não estão totalmente protegidos, mas quando isso acontece se regenera três vezes mais rápido que um ser humano comum.
História: No início, Luke Cage começou a trabalhar como um herói de aluguel, desde que lhe pagassem bem. Dessa forma entrou para a primeira formação dos Heróis de Aluguel. Foi assim que começou a fazer dupla com seu mais conhecido companheiro, o Punho de Ferro. É nesta época que ele usava a famosa camisa amarela e suas correntes, numa alusão à sua prisão. Foi trabalhando como herói que Luke conheceu o Demolidor e assim entrou para um grupo que ele havia criado, que contava com a participação de heróis como Adaga e o Cavaleiro da Lua. Essa equipe foi mostrada na extinta revista Marvel Knights. Ele ainda usava a sua roupa amarela. A partir daí, Luke já se apresentava como um herói de verdade. Também foi com méritos que ele entrou para o Quarteto Fantástico, com uma pequena participação para ajudar o Tocha Humana. Cage também foi convocado para fazer parte da segunda encarnação dos Heróis de aluguel. Quando a Balsa foi atacada e seus prisioneiros fugiram, Luke foi um dos primeiros a serem convocados pelo Capitão América e o Homem de Ferro para compor a nova formação dos Vingadores, convite que foi aceito. Nesta época, Luke estava namorando Jessica Jones, que descobriu estar grávida. Ela esperou Luke tomar uma decisão e por fim se casaram. Na minissérie Guerra Secreta, Luke Cage é um dos super-heróis convocados por Nick Fury para invadir secretamente a Latvéria.
Luke Cage na Marvel Moderna: Em Guerra Civil, Luke até pensou em se registrar no início, mas não durou muito a sua idéia de virar um agente do Governo. Ele chegou a conclusão de que isto não seria bom para ele, sua mulher e sua filha. A Miss Marvel e o Homem de Ferro até tentaram persuadí-lo, mas ele não aceitou. Quando as forças de Ataque da SHIELD, comandadas por Nick Fury, decidiram atacar, Luke decidiu se juntar de vez aos Vingadores Secretos do Capitão. Ele também recebeu ajuda de seu amigo Punho de Ferro, disfarçado de Demolidor. Após a Guerra Civil, Luke Cage assumiu a liderança dos Novos Vingadores, um grupo de super-heróis anti-registro que atuava no submundo, combatendo vilões como a gangue do Capuz e o Tentáculo. Foi a equipe liderada por Cage que descobriu os primeiros focos da Invasão Secreta dos Skrulls. Ele também participou da luta contra o Hulk e seu Pacto de Guerra, e o ataque final dos Skrulls. No final da Invasão sua filha, Danielle Cage, acabou sendo sequestrada por um Skrull se passando pelo mordomo dos Vingadores, Jarvis.
Luke em outros Universos Marvel: Em Ultimate Marvel, um dos membros dos Defensores, nas revistas dos Supremos, é um homem negro e forte que atende pelo codinome de “Poderoso”. Embora seu nome ainda não tenha sido revelado, tudo leva a crer que ele seja Luke Cage neste universo. Em Zumbis Marvel, Luke fazia parte dos Vingadores e foi um dos primeiros a serem infectados pelo vírus zumbi. Sendo assim, mordeu o Punho de Ferro que virou um zumbi. Em Dinastia M, Luke Cage é um humano da resistência que cuida de outros como ele que não tem como se defender. Em seu grupo de rebeldes se encontram o Punho de Ferro, a Gata Negra, Manto entre outros. Ele foi o primeiro a sentir os poderes da menina Layla Miller e então decidiu ajudar Wolverine a restaurar a realidade. No evento Era de Ultron, Luke Cage é um dos poucos super-heróis que sobreviveram ao domínio de Ultron. vive escondido no subsolo do Central Park ao lado de outros super-heróis e participa ativamente do plano para descobrir o que está acontecendo e o que o vilão pretende.
TV (Netflix): Com o sucesso das duas temporadas de Demolidor, que incluiu Elektra e Punisher, além da primeira temporada de Jessica Jones, que também teve a participação de Cage no elenco como um Barman, Cage vai ter uma série própria no Netflix, interpretado por Mike Colter, com estreia marcada para 2016 e em 2017 estará em os Defensores, que unirá o Universo Marvel Netflix, com promessas do Universo Cinematográfico também, diferente da DC séries e DC Cinema.
Curiosidades: No início de sua carreira, Cage simbolizava o negro americano dos anos 80, com cabelo Black Power curto, braceletes e tiara de ferro (para lembrá-lo dos anos do presídio), camisa amarela chamativa, típica roupagem de grupos musicais como Earth, Wind and Fire e Jackson Five, não respeitava os policiais a quem considerava corruptos, mas sim a lei. Com passar dos anos, o personagem amadureceu, limpou seu nome e ficou careca, se vestindo de acordo com a época atual, conforme o modelo usado para a série da Netflex. O ator Nicolas Cage, que na verdade chama-se Nicolas Kim Coppola, escolheu seu nome artístico em homenagem a esse personagem, para que os agentes da indústria cinematográfica não o associassem imediatamente a seu tio, o cineasta Francis Ford Coppola. A banda Powerman 5000 tirou seu nome do antigo nome de Luke Cage, quando ele se chamava Power-Man. Em várias HQs Cage foi parodiado, como na Milestone Comics e na HQ dos Simpsons. O bordão de Luke Cage é “Sweet Christmas!” (traduzido como “Cacetada!” no Brasil). Isso se deve a uma promessa que ele fez à avó, quando jovem, de que nunca falaria palavrões (embora ele fale alguns em HQs recentes). Na animação “Ultimate Homem-Aranha” Luke participa do grupo formado por Nick Fury e liderado pelo Homem-Aranha. Além de Homem-Aranha e Cage, fazem parte do grupo Punho de Ferro, Tigresa Branca e Nova. No game Marvel Ultimate Alliance, Luke Cage é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Sweet Christmas e suas roupas são: New Avengers, Hero for Hire, Street e Modern.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/