Este longa narra a história de Amparo, uma mãe que sofre pelo desaparecimento da sua filha e do marido, mas, ainda assim, luta para conseguir legalizar seus documentos para chegar ao Brasil, tentando sobreviver os conflitos armados que ocorrem na fronteira com a Colômbia e o Peru.
“Los Silencios” é assinado por Beatriz Seigner, que também é roteirista e diretora do filme, ela conversou com cerca de 80 famílias que vivem em torno do Rio Amazonas, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, para levar às telonas o que há de mais real naquela situação.
A equipe que Beatriz é majoritariamente feminina, a direção de fotografia é de Sofia Oggioni, a montagem de Renata Maria, a direção de arte é de Marcela Gómez, o figurino é de Ana María Acosta e a maquiagem de Mari Figueiredo.
A produção é compartilhada entre Miríade Filmes e Enquadramento Produções (brasileiras), Ciné-Sud (francesa) e DíaFragama Fábrica de Películas (colombiana). A distribuição brasileira será pela Vitrine Filmes.
O filme já foi considerado relevante pela revista francesa Marché du Filme, que circula dentro do Festival de Cannes.
Falando de Cannes, a estreia do filme será hoje, dia 11 de maio, dentro de um evento paralelo do festival, a Quinzena dos Realizadores. Essa mostra, que completa 50 anos em 2018, já foi responsável por tornar notório diretores como Martin Scorsese, Ken Loach e Sofia Coppola.
Confira aqui o trailer de “Los Silencios”: