“Promessa do Amanhecer” não é tão desconhecido no Brasil, estava na lista de atrações do Festival Varilux de Cinema Francês, mas agora terá lançamento oficial, que será dia 26 de julho.
Esta é uma adaptação de um romance autobiográfico do escritor Romain Gary, ambientado na Paris de antes da Segunda Guerra Mundial e uma Londres já devastada pela Primeira Guerra.
O relacionamento do escritor com a mãe tem nuances doces e amargas. Ela enfrentou um mundo difícil, viu uma guerra acontecer e outra se aproximar, por isso sonhava um futuro melhor para Romain. Ela queria que seu filho fosse um Victor Hugo para sua época.
Mostra-se toda a vida de Gary, criança, adolescente e adulto, principalmente momentos difíceis na infância causadas pela intolerância que levou a guerra. Foram necessários três atores, quando adulto ele é vivido por Pierre Niney, ganhador do Cesar de Melhor Ator em 2014 por “Yves-Saint Laurent”, quando adolescente por Némo Schiffman e quando criança por Pawel Puchalski, já altamente elogiado pela veia dramática.
A mãe, Nina, é vivida por Charlotte Gainsbourg, que misturou um pouco da descrição da Nina verdadeira e das lembranças de sua, ambas de descendência russa, o que ajudou na atuação.
Além de escritor, Gary foi diplomara e aviador, por isso o filme teve cenas gravadas na Polônia, no México, no deserto africano e na cidade de Nice, França.
A produção já recebeu indicações para o Cesar de 2018: Melhor Atriz (Charlotte Gainsbourg), Melhor Adaptação (Eric Barbier e Marie Eynard), Melhor Figurino (Catherine Bouchard) e Melhor Direção de Arte (Pierre Renson).
Confira o trailer de “Promessa do Amanhecer”: