A Lenda de Beowulf (Animação – 2007):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de uma interessante animação sobre a mitologia nórdica.

Ray_Winstone_in_Beowulf_Wallpaper_5_800

A Lenda de Beowulf (2007):

Direção Robert Zemeckis, roteiro Neil Gaiman e Roger Avary, elenco Ray Winstone, Anthony Hopkins, John Malkovich, Robin Wright Penn, Brendan Gleeson, Crispin Glover, Alison Lohman e Angelina Jolie.

lw9OluUfC72V3jmUCkq7TXfaPfv

Sinopse: O filme começa com Beowulf (Ray Winstone) viajando para Heorot, para matar um monstro que a aterroriza, Grendel (Crispin Glover). Grendel era filho de um demônio e do Rei Hrothgar (Anthony Hopkins), fruto de um relacionamento secreto, provavelmente um acordo entre os dois. Beowulf vence o monstro e, ferido, Grendel volta para sua mãe (Angelina Jolie) e, em seu leito de morte, sua mãe jura vingança.

beowulf

Crítica: Com orçamento de US$ 150 milhões, Beowulf só conseguiu uma bilheteria mundial suficiente para se pagar, com a receita de US$ 197 milhões em todo mundo. Dirigido pelo renomado Robert Zemeckis, de ótimos filmes como De Volta para o Futuro, Forrest Gump, Uma Cilada para Roger Rabbit, Náufrago e o Expresso Polar, o filme infelizmente não decola, principalmente por causa do roteiro enroscado e de grandes buracos de Gaiman. A técnica especial de captura de movimento mostrouxe mais cara do que fazer o filme com efeitos especiais e o resultado não agradou, apesar das grandes e fortes cores, muito parecido até com o resultado de Speed Racer, onde o excesso de efeitos desagradou demais. Beowulf já foi adaptado de várias maneiras para o cinema, como no filme de Antonio Bandeiras, The 13th Warrior (13º Guerreiro), filme norte-americano de 1999, dirigido por John McTiernan, baseado no romance Eaters of the Dead, de Michael Crichton e também em 1999, com Beowulf, o Guerreiro das Sombras, com Christopher Lambert,ambos já com críticas no site Noset e fracassos de bilheteria. O elenco é estelar e como sempre, Angelina Jolie e Anthony Hopkins dão as cartas do filme com uma “atuação” invejável que não deixa dúvidas que são eles no papel ou dublagem, como preferir. Então realmente tudo aponta como calcanhar de Aquiles do filme o roteiro morno e pouco profundo de Roger Avary (ganhador do Oscar pelo roteiro original de Pulp Fiction) e Neil Gaiman (roteirista, escritor famoso no ramo dos HQS com Sandman). Ambos junto com Zemeckis não conseguem dar profundidade a história ficando apenas no superficial e na alta qualidade de vídeo e captura de imagens, impressionante para época no cinema, mas nem tanto hoje.

beowulf 1

Curiosidades: Enquanto muitos dos traços do filme são fiéis ao poema, outros elementos, como o diálogo, a arrogância enfatizada de Beowulf e Hrothgar, o hedonismo percebido em Heorot, o tempo antes de Beowulf lutar com o dragão, o motivo de Grendel atacar Heorot, e a relação entre a mãe de Grendel e Beowulf, desviam-se do poema original. Existe a versão Uncut para Dvd de Beowulf, que é muito superior ao do cinema, com cenas que dão mais ênfase a mitologia nórdica e aos personagens principais.

beowulf 3

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

 

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *