Kung Fu de David Carradine (Série 1972 – 1975):
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falaremos de mais uma série clássica. do King Fu.
Kung Fu (1972 – 1975): Criadores Ed Spielman, Jerry Thorpe e Herman Miller, produtor Jerry Thorpe, elenco David Carradine, Keye Luke, Philip Ahn e Radames Pera, Com 3 temporadas e 63 capítulos, Kung Fu foi uma série de tv estrelada por David Carradine, apresentada no período de 1972-1975. Conta-se que Bruce Lee queria o papel e ao ser preterido por Carradine, aceitou trabalhar em Hong Kong, de onde retornaria para a América pouco tempo depois, transformado em astro cinematográfico do Kung Fu.
Sinopse: No filme piloto da série, é mostrado o aprendizado do monge Shaolin Kwai Chang Caine. Quando um de seus mestres favoritos (Mestre Po, um ancião cego e que apelidou Caine de gafanhoto) é assassinado, Caine se vinga e mata o assassino (o sobrinho do Imperador) e depois foge para América do Velho Oeste. Caine tem sua cabeça posta à prêmio pelo império Chinês, o que o obriga a estar sempre fugindo, de cidade em cidade, como o típico justiceiro solitário. Só que Caine não usa armas de fogo nem cavalo, se defendendo apenas com o Kung Fu. Intercalada às histórias do presente, mostram-se flash backs que contam os aprendizados dados por Mestre Po e Mestre Kahn à Caine, no templo Shaolin, sendo esta a maior novidade da série.
Curiosidades: O filme “piloto”, Kung Fu, estreou nos Estados Unidos no dia 22 de fevereiro de 1972, na rede ABC. O personagem Caine quando aparece no Velho Oeste, traz alguns elementos do pistoleiro harmônica ou gaita, personagem de Sergio Leone em Era uma vez no Oeste, interpretado por Charles Bronson. No filme de Leone, Bronson (sem bigode) está sempre com os olhos semi-cerrados e sorrindo para seus adversários, parecendo um típico sino-americano (Um dos filmes de Bronson na década de 70 chamava-se justamente Chino). Além de contar com a inseparável gaita, que esta sempre à mão. Já Caine, que é de fato sino-americano, gosta de tocar sua flauta antes de derrubar seus oponentes. Quentin Tarantino, fã de Leone e dos filmes de artes marciais, faz com que Bill (o personagem que criou para Carradine no filme Kill Bill Volume 2) também apareça tocando uma flauta e sorrindo para Uma Thurman, antes de invadir com sua gangue a igreja em que ela estava se casando e massacrar todos os presentes. A série foi escrita por Bruce Lee e este era suposto ser o ator principal, mas por uma questão de imagem, os produtores americanos decidiram colocar David Carradine no papel principal, porque achavam que era “mau” ter um asiático como herói da série. Em 1986 e 1987, foram filmadas duas sequências da série Kung Fu, com a participação de Brandon Lee, filho de Bruce Lee.
David Carradine (1936 – 2009): David, nascido John Arthur Carradine, era filho do ator John Carradine, irmão de Bruce Carradine e meio-irmão de Keith Carradine e Robert Carradine. David Carradine é mais conhecido por seu personagem “Kwai Chang Caine”, na série de televisão Kung Fu, produzida a partir dos anos 1970, na qual interpretava um monge Shaolin, mestre em Wushu, no Velho Oeste dos Estados Unidos. Uma cena famosa da série é quando Kwai Chang tatua sua pele com ferro quente. Em 2003, Carradine ganhou nova audiência quando interpretou o personagem “Bill” nos dois filmes da série Kill Bill, de Quentin Tarantino, nos quais contracena com Uma Thurman. David Carradine foi encontrado morto em 4 de junho de 2009, em um hotel de luxo em Bangkok, onde participava das filmagens de Stretch. O primeiro relatório da polícia local indicava que Carradine teria cometido suicídio por enforcamento. Um funcionário da embaixada americana declarou, no entanto, que as circunstâncias da morte ainda não haviam sido plenamente esclarecidas. Posteriormente, a polícia passou a considerar a hipótese de que ele tenha morrido acidentalmente. “Não está claro se ele se suicidou ou se morreu asfixiado por um problema cardíaco devido a um orgasmo”, declarou um policial tailandês. As câmeras do hotel não registraram entrada ou saída de pessoas do apartamento do ator e a porta estava fechada por dentro. Aventa-se a possibilidade de asfixia autoerótica. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), nos Estados Unidos.
Kung Fu: A Lenda Continua (1993 – 1997): Kung Fu: The Legend Continues é um spin-off de Kung Fu, da década de 70, também estrelado por David Carradine. O programa original passava-se no velho oeste e mostrava Kwai Chang Caine (o avô) ajudando as pessoas com suas habilidades shaolins.
Sinopse: Na década de 90, a lenda Kung Fu renasceu com a história de Kwai Chang Caine (neto de Kwai Chang Caine) e de seu filho o Detetive Peter Caine. Caine é um mestre em artes marciais, um verdadeiro sacerdote nas artes shaolins. Depois da morte de sua esposa, mestre Caine e seu filho viveram no templo. Caine transmitia seus ensinamntos e sabedoria dos antigos monges para Peter, um adolescente de 15 anos, fascinado pela filosofia chinesa, pelo kung fu e por seu pai. Quando mestre Caine expulsou um dos discípulos por falta de disciplina e desapreço pelos ensinamentos, este jurá vingança e retornar para destruir o templo. A tragédia acabou por separar pai e filho. Caine pensou que Peter havia morrido no incêndio e vice versa.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/