Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falo de uma interessante franquia de filmes B de terror para o cinema.
Olhos Famintos (2001):
Direção e roteiro Victor Salva, elenco Gina Philips, Justin Long, Jonathan Breck e Patricia Belcher, Olhos famintos teve um orçamento de US$ 10 milhões e a ótima receita de US$ 60 milhões. O nome do em inglês foi tirado da canção “Jeepers Creepers” que aparece no filme.
Sinopse: Enquanto voltam para a casa nas férias, por uma estrada pouco movimentada, Trish Jenner e seu irmão Darry Jenner são ultrapassados por um velho caminhão em alta velocidade que aparenta ter um psicopata ao volante. Quilômetros adiante, os irmãos avistam o velho caminhão ao lado de uma igreja abandonada, o motorista aparenta jogar algo na tubulação de esgoto. Assustados eles aceleram, mas acabam sendo perseguidos pelo caminhão. Num ato impulsivo, Darry joga o carro para fora da estrada, a fim de despistar o velho caminhão. Passado o susto ele decide voltar a velha igreja e investigar o que há na tubulação de esgoto, mas acaba mais uma vez sendo perseguido por uma criatura perversa que está a procura de alguma coisa deles. E eles não sabem o quê, nem de quem.
Crítica: Jovens burros comentem sequencia de erros infantis e se condenam a morte através de uma medonha criatura. Esse poderia ser o inicio perfeito de uma crítica a um filme B qualquer, mas neste caso, apesar dos jovens fazerem repetidamente “merdas” que qualquer ser humano normal não faria, o filme Olhos Famintos é ótimo. Simplesmente porque o clima criado pelo diretor e roteirista Salve faz com que o filme se torne um Cult. Desde o caminhão, que é um personagem a parte no filme, a Igreja e seu cemitério, a mulher dos gatos, ao demônio com olhares famintos e um olfato impressionante, o filme é uma obra de arte. Tudo bem que os irmãos irritam a cada sequencia de erros que cometem, mas nem isso ou o baixíssimo orçamento tira os méritos do bom roteiro e as ótimas e até engraçadas sequencias. Do elenco Justin Long fez um adolescente sem nenhuma autoestima, Jonathan Breck está ótimo como vilão principal, Gina Philips é a irmã inconsequente e Patricia Belcher uma médium desacreditada. Pesquisei a tradução do termo “Jeepers Creepers”, nome da música tema do filme e do próprio. Aparentemente é uma adaptação do nome Jesus Cristo, mas um meio de se falar sem blasfemar. Vai a dica.
Olhos Famintos 2 (2003):
Direção e roteiro Victor Salva, produção Francis Ford Coppola, elenco Justin Long e Jonathan Breck.
Sinopse: A cada 23 primaveras,durante 23 dias ele precisa comer. Estamos no 22º dia da temporada de caça da criatura e um ônibus escolar repleto de jogadores de basquete vai ser a sua refeição principal antes de hibernar de novo por 23 anos. Um fazendeiro sedento para matar essa criatura que antes matou seu filho mais novo, entra na disputa pela sobrevivência entre essa criatura e os estudantes.
Crítica: Olhos Famintos 2 decepciona simplesmente porque esquece um pouco sua origem e se esforça em tentar ser um filme melhor que o primeiro. A melhor parte do filme é, sem dúvida nenhuma, seu início assustador na fazendo e a perseguição do menino. Logo após o filme se perde em um claustrofóbico ônibus com adolescentes chatos, preconceituosos e apavorados, com isso questões básicas do filme e a exploração do personagem principal são apagadas. A Igreja que tanto assusta com seu cemitério no primeiro filme pegou fogo, o caminhão desapareceu e o charmoso demônio se torna quase um dragão alado. O exagero quanto a questão de cheirar as pessoas ficou também exagerado demais, provocando mais risos do que sustos. Vale a pena apenas por ser a sequencia imediata ao primeiro, mas só.
Olhos Famintos 3 (2016):
Direção e roteiro Victor Salva e elenco Jonathan Breck. Jeepers Creepers 3: Cathedral é um filme americano que estrearia em 2013 e acabou ficando parado por tempo indeterminado devido a falência de um estúdio ligado a MGM que produziria o filme. Segundo o site Bloody-Disgusting o terceiro capítulo da saga criada por Victor Salva começará sua produção no primeiro trimestre de 2016 pelo estúdio Myriad Pictures. Está confirmado de volta ao elenco Jonathan Breck, como a criatura alada.
Sinopse: A trama vai mostrar os últimos dos 23 dias de caça do protagonista, quando o cético sargento Tubbs reúne uma força-tarefa para destruir Creeper para sempre. O filme também deverá mostrar um pouco da origem da criatura.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/