Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais um filme cabeça de Nolan sobre viagens interestelares, tempo e espaço.
https://www.youtube.com/watch?v=frD_IiY_A3E
Interestelar (2014):
Interstellar é um filme anglo-americano de ficção científica dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Bill Irwin, Mackenzie Foy, Matt Damon, John Lithgow e Michael Caine. O filme conta a história de uma equipe de astronautas que viajam através de um buraco de minhoca à procura de um novo lar para a humanidade. Os irmãos Christopher e Jonathan Nolan escreveram ao filme unindo ideias do primeiro com um roteiro que o segundo havia escrito em 2007. Nolan foi o produtor junto com sua esposa Emma Thomas e com Lynda Obst. O físico teórico Kip Thorne, cujo trabalho inspirou o filme, trabalhou como consultor científico e como produtor executivo. O projeto foi co-financiado pela Paramount Pictures, Warner Bros. e Legendary Pictures, enquanto que a Syncopy Films e a Lynda Obst Productions serviram como as companhias produtoras. Nolan contratou o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema e filmou Interstellar no formato anamórfico 35 mm e também IMAX 70 mm. As filmagens começaram no final de 2013 e passaram por Alberta, Canadá, pela Islândia e Los Angeles. O filme utiliza muitos efeitos especiais práticos e de miniatura, com a empresa Double Negative criando os efeitos visuais. Foi exibido em película cinematográfica em cinemas ainda equipados com essa tecnologia e depois indo para locais com tecnologia digital. O filme foi um grande sucesso nas bilheterias e recebeu críticas geralmente positivas, que salientaram a precisão científica, trilha sonora, efeitos práticos e as interpretações de McConaughey, Foy, Hathaway e Chastain. O filme recebeu 5 indicações à 87ª edição do Academy Awards (Oscar 2015), nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Direção de Arte, tendo vencido na categoria de Melhores Efeitos Visuais na cerimônia de entrega do Oscar ocorrida no dia 22 de fevereiro. Foi o filme mais pirateado do ano de 2015, com 46,7 milhões de downloads ilegais.
Enredo: Pragas nas colheitas fizeram a civilização humana regredir para uma sociedade agrária em futuro de data desconhecida. Cooper, ex-piloto da NASA, tem uma fazenda com sua família. Murphy, a filha de dez anos de Cooper, acredita que seu quarto está assombrado por um fantasma que tenta se comunicar com ela. Pai e filha descobrem que o “fantasma” é uma inteligência desconhecida que está enviando mensagens codificadas através de radiação gravitacional, deixando coordenadas em binário que os levam até uma instalação secreta da NASA liderada pelo professor John Brandt. O cientista revela que um buraco de minhoca foi aberto perto de Saturno e que ele leva a planetas que podem oferecer condições de sobrevivência para a espécie humana. As “missões Lázaro” enviadas anos antes identificaram três planetas potencialmente habitáveis orbitando a gargântua do buraco negro: Miller, Edmunds e Mann, nomeados em homenagem aos astronautas que os pesquisaram. Brand recruta Cooper para pilotar a nave espacial Endurance e recuperar os dados dos astronautas; se um dos planetas se mostrar habitável, a humanidade irá seguir para ele na instalação da NASA, que é na realidade uma enorme estação espacial. A partida de Cooper devasta Murphy. Além de Cooper, a tripulação da Endurance é formada pela bióloga Amelia, filha de Brandt; o cientista Romilly, o físico planetário Doyle, além dos robôs TARS e CASE. Eles entram no buraco de minhoca e se dirigem a Miller, porém descobrem que o planeta possui enorme dilatação gravitacional temporal por estar tão perto da gargântua: cada hora na superfície equivale a sete anos na Terra. Eles entram em Miller e descobrem que é inóspito já que é coberto por um oceano raso e agitado por ondas enormes. Uma onda atinge a tripulação enquanto Amelia tenta recuperar os dados de Miller, matando Doyle e atrasando a partida. Ao voltarem para a Endurance, Cooper e Amelia descobrem que 23 anos se passaram. Na Terra, Murphy, agora adulta, trabalha como cientista da NASA ajudando Brandt na equação que permitirá o lançamento de uma enorme estação espacial usando a gravidade. Brandt admite em seu leito de morte que já resolveu o problema e determinou que é impossível; ele escondeu a verdade para manter a esperança ainda viva e colocar sua fé no “Plano B”: usar óvulos fertilizados a bordo da Endurance para recomeçar a espécie humana. Porém Murphy conclui que a equação pode funcionar com os dados adicionais da singularidade de um buraco negro. A Endurance está com pouco combustível e é capaz de visitar apenas mais um planeta antes de voltar para a Terra. Eles selecionam Mann depois de uma votação tensa, por ser o único ainda transmitindo. Entretanto, eles descobrem que o planeta é gelado e inóspito; Mann sempre soube que o Plano B era o verdadeiro objetivo da missão e falsificou os dados sobre a viabilidade de seu mundo para que a Endurance o resgatasse. Ele quebra o visor do capacete de Cooper e o deixa para morrer, indo para a Endurance numa nave auxliar. Romilly é morto por uma bomba armada secretamente por Mann a fim de proteger seu segredo. Amelia resgata Cooper em outra nave auxiliar. Mann atraca de forma incorreta na nave espacial e é morto numa explosão que também danifica a Endurance, porém Cooper usa sua nave auxiliar para controlá-la. Quase sem combustível, Cooper e Amelia planejam catapultar a Endurance ao redor da gargântua numa rota para Edmunds. TARS e Cooper se jogam no buraco negro se sacrificando para coletar os dados da singularidade e ajudar Amelia reduzindo a massa da nave espacial. Eles emergem em um “tesserato” extradimencional, onde o tempo é mostrado como dimensão espacial enquanto portais mostram pequenos momentos do quarto de infância de Murphy. Cooper raciocina que os supostos alienígenas que criaram o buraco de minhoca são na verdade humanos avançados que dominaram outras dimensões e construíram esse espaço para que ele pudesse se comunicar com a filha e salvar a humanidade. Cooper percebe que o “fantasma” de Murph, na realidade, era ele mesmo, num período temporal mais avançado. De novo usando radiação gravitacional, passa os dados da singularidade coletados por TARS para o relógio de pulso de Murphy, que, adulta, também entende que o “fantasma” era o pai, comunicando-se com ela através da dimensão temporal, para que ela solucione a equação de Brandt e lance a estação espacial da NASA, permitindo assim, evacuar a Terra. Cooper acorda décadas depois numa estação espacial da NASA, um cilindro de O’Neill que orbita Saturno e serve de base para a humanidade viajar pelo buraco de minhoca. Cooper (que envelheceu apenas alguns anos, devido à relatividade temporal, reencontra Murphy, já mulher idosa, que havia liderado a espécie em seu êxodo. Ela convence o pai a viajar para reencontrar Amelia, que começou a preparação de Edmunds, descobrindo ser habitável para a humanidade. Cooper se reúne com TARS, que também foi salvo, e os dois roubam uma nave da NASA e partem para Edmunds.
Desenvolvimento: A premissa de Interstellar foi concebida pela produtora Lynda Obst e pelo físico teórico Kip Thorne, que haviam colaborado em 1997 no filme Contact e se conheciam desde que Carl Sagan os apresentou em um encontro às escuras. Os dois, baseados no trabalho de Thorne, criaram uma situação sobre “os eventos mais exóticos do universo repentinamente se tornam acessíveis aos humanos”, chamando o interesse do diretor Steven Spielberg. O desenvolvimento começou em junho de 2006 quando Spielberg e a Paramount Pictures anunciaram planos para um filme de ficção científica baseado no tratamento de oito páginas de Obst e Thorne. Ela produziria o filme, que foi relatado que “levaria vários anos antes de se formar” antes de Spielberg dirigí-lo. Jonathan Nolan foi contratado em março de 2007 para escrever o roteiro. Spielberg levou em 2009 seu estúdio DreamWorks SKG da Paramount Pictures para a The Walt Disney Company, e assim era necessário um novo diretor para Interstellar. Nolan recomendou seu irmão Christopher Nolan, que entrou no projeto em 2012. Christopher Nolan se encontrou com Thorne, então produtor executivo do projeto, para discutir o uso do espaço-tempo na história. A Paramount Pictures e a Warner Bros. anunciaram em janeiro de 2013 que Nolan estava em negociações para dirigir o filme. O diretor disse que queria encorajar o voo espacial tripulado. Ele tinha a intenção de reescrever o roteiro, unido a história do seu irmão com uma ideia sua. Nolan é confirmado em março seguinte como diretor de Interstellar, que seria produzido sob sua companhia a Syncopy Films e também a Lynd Obst Productions. O diretor visitou a NASA e a SpaceX para realizar pesquisas para o filme.Apesar da Paramount e da Warner serem estúdios tradicionalmente rivais, a Warner, que lançou os últimos filmes de Nolan, procurou uma participação em Interstellar. A Warner concordou em dar a Paramount os direitos para co-financiar o próximo filme da franquia Friday the 13th e ter uma participação em um futuro filme baseado na série South Park. A Warner também concordou em permitir que a Paramount co-financiasse “uma propriedade nível A da Warner a ser determinada”. Em agosto de 2013, a Legendary Pictures finalizou um acordo com a Warner para financiar aproximadamente 25% da produção do filme; para participar de Interstellar a Legendary abriu mão de financiar Batman v Superman: Dawn of Justice.
Roteiro: Jonathan Nolan trabalhou no roteiro de Interstellar durante quatro anos. Ele estudou relatividade no Instituto de Tecnologia da Califórnia enquanto escrevia para aprender ciência. O roteirista se inspirou em filmes com temáticas pós-apocalípticas como WALL·E e Avatar. Seu irmão Christopher Nolan havia trabalhado em outros roteiros de ficção científica, porém decidiu pegar o roteiro de Interstellar e escolher dentre as vastas ideias lhe apresentadas por seu irmão e Thorne, pegando aquelas que ele achava como diretor iriam “passar para o público e ter a esperança de não perdê-los”, antes de uni-lo com uma ideia que estava trabalhando há anos. Ele manteve o conceito da primeira hora da história de Jonathan Nolan, que se passava numa Terra no futuro cujos recursos estavam acabando. O cenário foi inspirado no Dust Bowl que ocorreu nos Estados Unidos durante a Grande Depressão da década de 1930. Christopher Nolan revisou o resto do roteiro, a parte que os astronautas viajam para o espaço. Ele contatou o diretor Ken Burns e o produtor Dayton Duncan depois de assistir o documentário The Dust Bowl, pedindo a permissão para usar algumas das entrevistas em Interstellar.
Filmagens: Nolan filmou Interstellar em película cinematográfica 35 mm e IMAX no formato anamórfico. O diretor de fotografia Hoyte van Hoytema foi contratado no lugar de Wally Pfister, o cinematógrafo que trabalhou com Nolan em todos os seus filmes anteriores, já que o segundo estava trabalhando em seu primeiro filme como diretor, Transcendence. Interstellar teve mais cenas rodadas em IMAX que qualquer um dos filmes anteriores de Nolan. Locações práticas foram construídas para minimizar o uso de imagens geradas por computação gráfica, como por exemplo, o interior da Endurance. van Hoytema modificou as câmeras IMAX para que pudesse ser usadas como câmeras de mão em cenas interiores, enquanto que para cenas exteriores as câmeras foram colocadas no nariz de pequenos aviões a jato. Conhecido por sempre manter os detalhes de suas produções em segredo, Nolan lutou para garantir o sigilo sobre Interstellar. O The Wall Street Journal contou que “O célebre cineasta sigiloso tem ido a extremos para proteger o roteiro de Interstellar, da mesma maneira que fez com a trilogia de sucesso Dark Knight”. Uma das medidas de segurança foi que o filme foi filmado sob o nome de Flora’s Letter, com Flora sendo o nome de uma das filhas de Nolan com a produtora Emma Thomas.
Crítica: Com orçamento milionário de US$ 165 milhões, Interestelar bateu simplesmente a receita de US$ 676 milhões em todo mundo, uma ótimo bilheteria para um filme extremamente confuso e difícil de acompanhar, a não ser que você seja um brilhante físico ou um cara que gosta de demonstrar aos outros um conhecimento que não tem, mas o filme é brilhante em seus cenários e efeitos especiais. Christopher é um famoso diretor, roteirista e produtor de cinema anglo-americano, conhecido por dirigir a trilogia de sucesso da série Batman, a ficção científica Inception e os thrillers psicológicos Memento e The Prestige. Em seu primeiro trabalho de ficção com um orçamento de US$ 165 milhões, Nolan pedala demais ao tentar fazer uma cópia descarada do filme 2001, Uma Odisseia no Espaço de 1968 co-escrito, dirigido e produzido por Stanley Kubrick e escrito Arthur C. Clarke. Não que Interstellar seja ruim, muito pelo contrário, é muito bom, mas não é um clássico, principalmente porque deixa muitas pontas abertas, muitos “achismos” e muitas dúvidas no entendimento roteiro, quem fez, por que fez, como aconteceu e por que aconteceu, são as muitas dúvidas que Nolan deixa na cabeça do telespectador. Eu mesmo assisti o belíssimo filme duas vezes e por mais que tenha gostado do filme, fã de sci fi que sou, ficava um monte de dúvidas ao fim, o que não senti, por exemplo no ótimo Gravidade de 2013 co-escrito, co-produzido, co-editado e dirigido por Alfonso Cuarón, mas tive esta mesma sensação de desta dúvida no filme Solaris de 2002 dirigido por Steven Soderbergh. Inspirado tanto no romance homônimo de Stanisław Lem quanto no filme soviético Solyaris, realizado por Andrei Tarkovski em 1972. Falta a Nolan um que de Kubric, que sabe como tapar um buraco no espaço e roteiro culpando Deus e não seres benevolentes de uma dimensão inexplicável baseados em conclusões sem o menor sentido. Também gostei muito da trilha sonora de Hans Zimmer que também já tinha trabalhado com Nolan na trilogia do Batman, ponto para o filme. No elenco Matthew McConaughey é ator, produtor, realizador e cenógrafo ganhador do Oscar. Já fez de tudo na vida, drama, ação, comédia e ficção, mas em Interlestelar o ator mostra um amadurecimento sem perder seu jeitão de canastrão ou bad boy, continuando a divertir. Anne Hathaway, é premiada atriz norte-americana vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e atualmente é a queridinha da América fazendo tudo que é filme. Não compromete no filme. Jessica Chastain é uma atriz americana de televisão, cinema e teatro. Não gostei de sua ponta, não tem presença na tela e não me encantou. Michael Caine é premiado ator e produtor de cinema britânico, duas vezes vencedor do Oscar da Academia para Melhor Ator Coadjuvante, além de ter atuado como Alfred junto a Nolan na franquia do Batman. Está ótimo e tem um papel fundamental na trama. Casey Affleck é um ator e diretor norte-americano, irmão de Ben Afleck. Só isso já basta de informação de sua atuação apagada e sem graça. Topher Grace é ator norte-americano mais conhecido pelo seu papel de Eric Forman na série That ’70s Show e como Eddie Brock, o vilão Venon do Homem Aranha 3. John Lithgow é um premiado ator e cantor americano. Pena que atue pouco no filme. Wes Bentley é ator norte-americano indicado ao prêmio BAFTA de melhor ator coadjuvante. Mais conhecido por ser o vilão em O Motoqueiro Fantasma. Matt Damon é um ator, roteirista, produtor e filantropo, cuja carreira foi lançada após o sucesso do filme de drama Good Will Hunting a partir do roteiro que ele co-escreveu com o amigo e ator Ben Affleck. Sua ponta no filme é surpreendente, principalmente porque desenrola um pouco o roteiro confuso do filme.
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