Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de um interessante Live Action de uma ótima obra literária russa.
Guardiões da Noite (2004):
Direção Timur Bekmambetov, produção Konstantin Erns e Anatoli Maksimov, roteiro Sergei Lukyanenko e Timur Bekmambetov, adaptação Laeta Kalogridis baseado em Sergei Lukyanenko. Elenco Konstantin Khabensky (Anton Gorodetsky), Vladimir Menshov (Geser), Valeri Zolotukhin (Kostya’s Father), Mariya Poroshina (Svetlana) e Galina Tyunina (Olga).
Nochnoy Dozor (Guardiães da Noite) é um filme russo. Desde que a humanidade existe, têm Outros conosco; Bruxas, Vampiros e Metamórficos que são soldados na eterna luta entre a Luz e a Escuridão. Os Outros da Luz protegem a humanidade dos Outros da Escuridão, que jogam pragas e torturam humanos.
Sinopse: Mais de 1000 anos atrás, uma trégua foi feita entre Gesser, Lorde da Luz, e Zavulon, General da Escuridão. Eles concordaram que ninguém poderia ser forçado para o bem ou para o mal, as pessoas deveriam escolher livremente por elas mesmas. Para cumprir a trégua, cada lado estabeleceu suas forças do submundo; os soldados da luz seriam chamados de Guardiões da Noite, se assegurando que os Outros da Escuridão estavam obedecendo à trégua. Os soldados da Escuridão seriam chamados de Guardiões do Dia, para que fizessem o mesmo. Uma antiga profecia diz que um dia o Escolhido chegará e acabará com a ameaça de uma batalha apocalíptica entre os Outros da Luz e da Escuridão. Esse dia chegou, e o Escolhido, depois que ele, ou ela, for identificado, deve escolher se destrói a luz dentro ou batalha a escuridão que o cerca. Essa escolha revelará o destino da humanidade. 1992: Anton Gordesky, um homem magoado, desesperado para conquistar de novo sua noiva, procura os serviços de uma bruxa. Essa Outra da Escuridão, que vai usar sua mágica para o mal, é apreendida por um Guardião da Noite momentos antes de lançar seu feitiço. O acontecido acorda Anton para o fato de que ele é um Outro. Agora ele deve escolher entre ser um protetor da luz ou um guerreiro da escuridão.
Hoje: Em algum lugar das ruas de Moscou o Escolhido vaga, sem saber de seus poderes. Anton, com seu time de Guardiões da Noite, corre para encontrar e proteger o Escolhido de Zavulon e seus vampiros Guardiões do Dia que buscam deixar o mundo na escuridão. Quem chegar ao Escolhido primeiro terá a balança do poder em suas mãos e controlará o destino da humanidade. Guardiões da Noite (NOCHNOY DOZOR) é o primeiro capítulo da trilogia épica de ficção, baseada no best-seller da literatura russa de Sergei Luyanenko.
Crítica: Com o orçamento baixíssimo para um produção cinematográfica, de US$ 4,2 milhões, esta adaptação do romance de Sergei Lukyanenko com roteiro de Timur Bekmambetov e Laeta Kalogridis prometia ser inovadora e a revelação do novo mercado cinematográfico Russo, antes mesmo de se falar na India como mercado alternativo de cinema. Com uma bilheteria mundial de mais de US$ 16 milhões, Guardiões da Noite foi a surpresa dos cinemas em 2004, inclusive passando em cinemas nacionais, o que surpreendeu a todos, muito disso devido mais a divulgação boca a boca do que trailers. O filme tem um roteiro difícil de entender, inclusive pela forma diferenciada em que foi filmado. Um padrão até confuso onde se tenta passar para a plateia uma imagem mais “sensorial” que visual o que causa certo desconforto em alguns momentos, mas que fica bem interessante se pensarmos que nunca foi tentado antes. O conceito tempo e espaço também é bem explorado e fica mais fácil de se entender no segundo filme do que no primeiro, mas a comparação do contexto como briga de bem contra mau é sensacional.
A história completa é realmente difícil, mas se tiver paciência, passa bem, com ideias excelentes, muito diferente de franquias fáceis como Resident Evil e Underworld. O filme talvez peque simplesmente por inovar demais visualmente, e mesmo com pouco orçamento, o que é padrão para filmes de terror e ação, tenta fazer algo inteligente onde quem assiste tem que cumprir junto com o pseudo herói e vilão, a jornada que os leva a salvação ou a destruição. Nada é mastigado, mas mesmo assim vale a pena ser conferido.
Guardiões do Dia – Day Watch (2006):
De Timur Bekmambetov com Konstantin Khabensky, Mariya
Poroshina, Vladimir Menshov e Dmitry Martynov. O filme Guardiões do Dia, do diretor Timur Bekmambetov, é a segunda parte de uma trilogia criada pelo autor russo Sergei Lukvanenko. A primeira, Guardiões da Noite, quebrou recordes de bilheteria na Rússia na ocasião da estréia, em 2004.
Sinopse: A antiga guerra entre as forças da Luz e da Escuridão está perto do fim. Cada lado ganhou um poderoso guardião, que se dirigem para um conflito decisivo. De um lado está o filho de Anton Gorodetsky (Konstantin Khabensky), Yegor (Dmitry Martynov), que se uniu às forças da Escuridão. Svetlana (Mariya Poroshina), o amor de Anton, é a esperança das forças da Luz. Paralelamente Anton precisa fugir, pois é acusado de assassinato.
Crítica: Com o mesmo orçamento de US$ 4,2 milhões, a segunda parte da adaptação da trilogia de Sergei Lukyanenko com roteiro de Timur Bekmambetov e Laeta Kalogridis teve desta vez uma bilheteria excelente com mais de US$ 30 milhões. Guardiões do Dia foi recorde de bilheteria na Rússia e a versão original tinha pelo menos mais 20 minutos de acréscimo da que foi passada no resto do mundo, mas está disponível em DVD para os interessados. A grande mudança no segundo filme, foi justamente o que impressionou no primeiro, e foi retirado agora. A tentativa de se fazer um filme “sensorial” foi esquecida tornando este um filme mais Hollywoodiano. Não que o estilo do diretor tenha mudado ou a maneira de se contar a história, mas a forma de se ver sim.
Neste filme, que é um resumo do segundo e terceiro livro da série, a antiga guerra entre as forças da Luz e da Escuridão está perto do fim, mas acrescenta-se forças mais poderosas de ambos os lados. Cada lado ganhou um poderoso guardião, que se dirigem para um conflito decisivo. De um lado está o filho de Anton, Yegor que se uniu às forças da Escuridão e Svetlana, o amor de Anton, que é a esperança das forças da Luz. No contexto geral é uma excelente experiência mas que não acrescenta nada ao mercado cinematográfico.
O experiente diretor Timur Bekmambetov. Com vários filmes russos e europeus, ainda teve duas oportunidades em Hollywood, com filmes como Ben Hur (2016) e Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros (2012), mas fracassou em ambos fazendo filmes medíocres e medianos, sem grande sucesso popula ou bilheteria relevante.
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