Close
SÉRIES E TV Review

Game of Thrones: As Crônicas do Gelo e Fogo.

Game of Thrones: As Crônicas do Gelo e Fogo.
  • Publicado em: março 29, 2017

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar um pouco mais sobre a franquia de Game of Thrones.

A Game of Thrones (Livro):

A Game of Thrones é o primeiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Lançado originalmente em 6 de agosto de 1996, o livro venceu o Prêmio Locus de 1997 e o Prêmio Nebula de 1998, tendo sido indicado também ao World Fantasy Award de 1997. A novela Blood of the Dragon, compreendendo os capítulos de Daenerys Targaryen do romance, venceu o Prêmio Hugo de 1997 para “Melhor Novela”.

O livro dá nome a vários itens derivados baseados na saga, incluindo jogos de cartas colecionáveis, jogos de tabuleiro e um Role-playing game (RPG). Uma série televisiva baseada em As Crônicas de Gelo e Fogo, intitulada Game of Thrones, estreou em 17 de abril de 2011 nos Estados Unidos. Produzida pelo canal HBO, sua primeira temporada adapta o enredo de A Game of Thrones. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2010 com o título A Guerra dos Tronos. Por sua extensão, em Portugal foi dividida em dois volumes, lançados em 2007 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo.

E como tudo começou: Lorde Eddard Stark é patriarca da Casa Stark, uma das grandes casas nobres dos Sete Reinos de Westeros, e o Guardião do Norte. O Rei Robert Baratheon, amigo de infância de Eddard, viaja até Winterfell com sua família e corte para oferecer a Eddard o cargo de Mão do Rei, o principal conselheiro e comandante militar no Reino, devido a morte da Mão anterior, Lorde Jon Arryn. A esposa de Eddard, Catelyn Stark, recebe uma carta de sua irmã, Lysa Arryn, dizendo que a morte de Jon Arryn foi um assassinato arquitetado pela Rainha Cersei e por sua poderosa família, os Lannister. Relutante em deixar suas obrigações e família, Eddard é convencido por sua esposa a aceitar o cargo para investigar a morte de Arryn. O filho do meio de Eddard, Bran Stark, acidentalmente vê a Rainha Cersei e seu irmão, Jaime Lannister, fazendo sexo. Para proteger a relação, Jaime empurra o menino da janela. Bran inesperadamente sobrevive e eventualmente acorda do coma paralisado da cintura para baixo, sem se lembrar de como caiu.

Recepção: A Game of Thrones recebeu críticas muito positivas. Escrevendo para o The Washington Post, John H. Riskind comentou que “muitos fãs de espadas e feitiçarias irão gostar da extensão épica deste livro”, porém achou que ele “sofre de personagens unidimensionais e imagens pouco memoráveis”. Phyllis Eisenstein, do Chicago Sun-Times, escreveu apesar do livro usar muitas alegorias fantásticas genéricas, a abordagem de Martin era “tão refrescantemente humana e íntima que ela as transcende”. Ela descreveu o livro como “uma absorção da combinação do mítico, o indiscriminadamente histórico e o intensamente pessoal”. John Prior escrevendo para o San Diego Union-Tribune, chamou a escrita de Martin de “forte e imaginativa, com muitas intrigas e lutas dinásticas bizantinas” e o comparou aos livros da série The Wheel of Time, de Robert Jordan, “apesar de muito mais sombrios, sem nenhuma comédia ou romance para aliviar a sordidez”. Steve Perry disse aos leitores do The Oregonian que o enredo era “complexo e fascinante” e que o livro era “um romance rico e cheio de cor” com “todos os elementos de um excelente romance de fantasia”. Lauren K. Nathan da Associeted Press escreveu que o livro “prende o leitor desde a página um” e que ele se passava em um mundo fantástico “magnífico” que é “místico, mas ainda assim crível”. George R. R. Martin acredita que a nota do escritor Robert Jordan na capa original do livro estadunidense foi influente no sentido de garantir o sucesso inicial de As Crônicas de Gelo e Fogo com os leitores de fantasia dos Estados Unidos.

A série ganhou uma grande quantidade de prêmio como Prêmio Locus (1997) de Melhor Romance (Fantasia), Prêmio Hugo (1997) de Melhor Novela por Blood of the Dragon e Ignotus Award (2003) de Melhor Romance Estrangeiro.

Game of Thrones (Série de TV):

Série criada por David Benioff e D. B. Weiss, produção Bernadette Caulfield, Frank Doelger, David Benioff, D. B. Weiss, Lynn Styles e George R. R. Martin. Com seis temporadas e sessenta episódios, Game of Thrones é uma série de televisão americana criada para a emissora HBO. A série é baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire), escrita por George R. R. Martin, com seu título sendo derivado do primeiro livro. Game of Thrones é filmada principalmente no Paint Hall Studios, em Belfast, e em outros locais na Irlanda do Norte, Espanha, Navarra, Marrocos, Malta, Croácia e Islândia. Sua primeira temporada estreou em 17 de abril de 2011. Até agora, 6 temporadas já foram exibidas, com a sétima temporada programada para estrear em 16 de julho de 2017. Segundo a HBO, a oitava temporada será a última.

Muito aguardada desde seus primeiros estágios de desenvolvimento, Game of Thrones foi muito bem recebida pela crítica especializada. Sua primeira temporada foi indicada a vários prêmios, incluindo o Emmy do Primetime de melhor série de drama e o Globo de Ouro de melhor série dramática; Peter Dinklage venceu o Emmy do Primetime de melhor ator coadjuvante em série dramática e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em cinema. Também conquistou o Emmy de melhor projeto de créditos principais. Possui uma das melhores notas entre os telespectadores para séries em exibição no site IMDb. Game of Thrones ganhou 38 Emmys, mais do que qualquer outra série de televisão.

A série entrou para o Livro de Recordes como a série de drama com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo. O número foi alcançado graças ao episódio 2 da quinta temporada, intitulado “The House of Black and White”. Na sexta temporada da série, a emissora HBO decidiu produzir um talk show para Game of Thrones, chamado After the Thrones, assim como a emissora AMC fez com a série Breaking Bad, produzindo um talk show chamado Talking Bad. Com o mesmo formato de Thronecast e Talking Dead, o programa After the Thrones apresenta recapitulações, comentários e teorias de Game of Thrones e é exibido nas segundas-feiras pela HBO Now, HBO Go, HBO on Demand e pela própria emissora HBO.

O desenvolvimento da série começou em janeiro de 2007. A emissora HBO, depois de adquirir os direitos autoriais de A Song of Ice and Fire, com a intenção de transformar os livros em uma série de televisão, contratou David Benioff e D. B. Weiss para roteirizarem e servirem como produtores executivos da série, que iria cobrir todo o material relevante de cada livro em cada temporada. Inicialmente, foi planejado que Benioff e Weiss escreveriam todos os episódios, com exceção de um, por temporada, que o autor dos livros e co-produtor executivo George R. R. Martin iria escrever. Entretanto, Jane Espenson e Bryan Cogman foram adicionados ao time de roteiristas, onde cada um escreveu um episódio da primeira temporada.

“The Sopranos na Terra Média” foi a tagline para a série, que Benioff sugeriu por brincadeira, referindo-se ao conteúdo sombrio de intriga e o cenário de fantasia. A fantasia é descrita como incidental da série, com o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, achando a história atraente ao invés de mágica e exótica, apesar da nova política de desenvolvimento do canal de “dar uma chance a programas a que não daríamos uma chance cinco anos atrás”. Todavia, a HBO contratou o linguista David J. Peterson, da Sociedade de Criação de Língua, para desenvolver a língua dothraki, “possuindo seu som único, vocabulário de mais de 1.800 palavras e estrutura gramatical complexa”, para ser usada na série. O primeiro e o segundo rascunhos do piloto, escritos por Benioff e Weiss, foram submetidos em agosto de 2007 e em junho de 2008, respectivamente. Apesar da HBO ter gostado dos dois rascunhos, um episódio piloto não foi encomendado até novembro de 2008, com a greve dos roteiristas dos Estados Unidos, entre 2007 e 2008, possivelmente adiando o processo.

As filmagens da primeira temporada começaram em 26 de julho de 2010, com cenas gravadas no Paint Hall Studio em Belfast, Irlanda do Norte e em Malta. Outros locais incluem o Castelo de Shane, Magheramorne e o Parque Florestal de Tollymore. Na segunda temporada, Dubrovnik, Croácia, foi usada em vez de Malta para as cenas de Porto Real e outros cenários. Cenas que se passam ao norte da Muralha foram filmadas na Islândia, no glaciar de Vatnajökull. Novos locais de filmagem na Irlanda do Norte incluem o The Linen Mill Film & Television Studios, o porto de Ballintoy, o Castelo de Gosford em Markethill e a praia de Downhill Strand. A quinta temporada foi filmada em Andaluzia, na Espanha, onde foram gravadas as cenas no Reino de Dorne. Parte da quinta temporada, a sexta temporada e a sétima temporada da série foram filmadas em Girona, na Espanha.

A série de televisão segue as múltiplas histórias dos livros de A Song of Ice and Fire. Se passando nos Sete Reinos de Westeros, onde “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”, Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgir.

Como os romances que adapta, Game of Thrones tem um numeroso elenco, sendo considerado o maior elenco da televisão. Durante a produção da terceira temporada, foram 257 nomes no elenco. Em 2014, vários contratos dos atores foram renegociados para incluir a opção de uma sétima temporada, e incluía aumentos de salário que supostamente fizeram do elenco o mais bem pago da televisão a cabo. Este, reduziu a lista de personagens de Game of Thrones que são creditados como parte do elenco regular.

Elenco mais Conhecido da Série:

Peter Dinklage (Tyrion Lannister) é um ator americano de de cinema e teatro. Antes do sucesso de seu personagem já tinha feito filmes como Narnia (2008), entre muitos outros filmes mas foi na série que ganhou a fama como ator e conseguiu papéis no cinema de destaque com em X-Men (2014), Pixels (2015)  e Angry Birds (2016). Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister) é um ator dinamarques com vários filmes B e algumas pontas em Blockbusters como Falcão Negro em Perigo (2001) e Cruzada (2005), mas após 2011, conseguiu destaque em filmes como Deuses do Egito (2016), Mama (2013) e Oblivion (2013).

Lena Headey (Cersei Lannister) é uma consagrada atriz de séries e filmes, com participações em filmes blockbusters como 300 (2006), Dredd (2012), Os Irmãos Grimm (2005), Os Instrumentos Mortais (2013), Orgulho, Preconceito e Zumbis (2016) e séries como Mérlin (1998) e Terminator (2008). Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) é uma atriz inglesa famosa após a série desde 2011. Conseguiu papéis importantes em filmes como Terminator Genesis (2015) e Como Eu Era Antes de Você (2016).

Kit Harington    (Jon Snow) é um ator ingles que ganhou destaque na série e a partir daí, conseguiu papéis medianos no cinema em filems como Pompéia (2014), O Sétimo Filho (2014) e Como Treinar seu Dragão (2014). Sophie Turner (Sansa Stark) é uma novata atriz inglesa que teve seu destaque na série e conseguiu uma boa participação no filme XMen (2016) como a nova Jean Grey ou Fenix. Maisie Williams (Arya Stark) é uma atriz inglesa que ainda não se destacou nos cinemas, apenas com filmes B sem grahde destaque internacional.

Jack Gleeson (Joffrey Baratheon) é um ator irlandes que tem uma curiosa participação no filme Batman (2005), em uma ponta onde recebe um presente do próprio Batman, um de seus aparelhos. Sean Bean (Eddard “Ned” Stark) é um grande ator britânico e já participou de filmes como 007 (1995), Jogos Patrióticos (1992), O Senhor dos Anéis (2001), Tróia (2004), Perdido em Marte (2015), Percy Jackson (2010), O Destino de Jupiter (2015) e Espelho Espelho meu (2012),

Jason Momoa (Khal Drogo) é um ator americano famoso por seu estilo e aparência. Ficou famoso por papéis em Conan (2011) e Batman VS Superman (2016), mas com o mesmo estilo fez a série Stargate Atlantis (2004) onde se destacou. Liam Cunningham (Davos Seaworth) é um famoso ator irlandês de vários filmes B e conhecidos como A Múmia (2008), Cavalo de Guerra (2011) e Fúria de Titãs (2010). Finn Jones (Loras Tyrell) é um ator inglês famoso pro atuar agora como Punho de ferro na série da Netflix e Marvel.

Curiosidades: Game of Thrones foi creditado por aumentar a popularidade dos temas de fantasia e a aceitação do gênero pela mídia. “Depois desse fim de semana”, escreveu a CNN antes da estreia da segunda temporada da série, “você terá dificuldades em encontrar alguém que não é fã de alguma forma de fantasia épica”. De acordo com Ian Bogost, Game of Thrones continua uma série de adaptações bem sucedidas, começando com a trilogia O Senhor dos Anéis em 2001 e continuando com a série de filmes Harry Potter, que estabeleceram a fantasia como um gênero com um grande mercado lucrativo e qualidade artística. Game of Thrones é a série de maior audiência da HBO, alcançando uma média de 6.84 milhões de telespectadores na quarta temporada.

As primeiras resenhas da primeira temporada foram muito positivas, com os críticos notando o quão bem feito era o mundo de Westeros, os personagens convincentes, e dando atenção especial para a força dos atores mais jovens.No agregador Metacritic, a primeira temporada de Game of Thrones obteve uma aprovação de 79/100, baseada em 28 resenhas, indicando “críticas geralmente favoráveis”. Tom Goodman, em sua resenha para o The Hollywood Reporter, disse: “em alguns minutos da épica série da HBO, Game of Thrones, fica claro que a expectativa estava certa e que a espera valeu a pena”. Mary McNamara do Los Angeles Times escreveu: “Uma grandiosa e trovejante série de intrigas políticas e psicológicas, eriçada com personagens vívidos, cruzadas com enredos tentadores e temperadas com um salpico de fantasia”.

A segunda temporada também foi muito bem recebida pela crítica especializada. No Metacritic, a temporada possui uma aprovação de 88/100, baseada em 26 resenhas, indicando “aclamação universal”. A Entertainment Weekly elogiou a história “vívida, vital e bem divertida” e o The Hollywood Reporter considerou que a série “provou ser uma das melhores série de televisão”, sendo a única o gênero dramaticamente comparável a séries como Mad Men e Breaking Bad. O The New York Times foi a única publicação a dar à temporada uma resenha negativa, desaprovando a falta de complexidade dos personagens e seu grande número, como também o enredo sinuoso.

Os dez episódios da primeira temporada de Game of Thrones foram lançados em uma caixa de DVD e Blu-Ray em 6 de março de 2012. O conjunto inclui fundo extra e material das gravações das cenas, mas há cenas excluídas, pois quase todas as filmagens da primeira temporada foram utilizadas na série.

Em 18 de setembro de 2016, na 68ª edição do Emmy, o principal prêmio da televisão americana, a série foi recordista de indicações, com 23. Game of Thrones ganhou 16 Emmys naquela noite, tornando-se a série mais vencedora da história desta premiação (com 38 estatuetas acumuladas).

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Written By
Marcelo Moura

Moura gosta de Cinema, Tv, Livros, Games, Shows e HQ´s, do moderno ao Cult. Se diverte com o Trash, Clássico e Capitalista. e um pouco de tudo isso você vai encontrar aqui. Muitos dizem que quem escreve é a sua esposa ou mesmo seus três filhos. É ler para crer....

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *