Close
FILMES CRÍTICAS

Finding Neverland – Em Busca da terra do Nunca (Livro, Filme e Brodway sobre Peter Pan):

Finding Neverland – Em Busca da terra do Nunca (Livro, Filme e Brodway sobre Peter Pan):
  • Publicado em: setembro 23, 2016

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos do filme que conta a história do criador de um dos maiores mitos dos contos ingleses.

finding

Em Busca da Terra do Nunca (2004):

Direção Marc Forster, produção Nellie Bellflower e Richard N. Gladstein, roteiro David Magee, elenco Kate Winslet, Johnny Depp, Julie Christie e Dustin Hoffman. Filme britânico-americano, um drama biográfico dirigido por Marc Forster, com roteiro baseado em peça teatral de Allan Knee.

finding-3

Sinopse: O filme conta a história de Sir James Matthew Barrie, autor do livro Peter Pan. Segundo o filme, James Barrie estava encontrando dificuldades em escrever peças de teatro, pois suas criações não eram bem recebidas pelo público. Enquanto buscava inspiração, James conheceu uma viúva, mãe de quatro crianças, as quais ele entretinha com brincadeiras e histórias. A partir desse relacionamento, surgiu a inspiração para a sua grande obra, Peter Pan, que conquistou facilmente plateias pelo mundo.

finding-neverland-2004-online-streaming

Crítica: Com um orçamento de US$ 25 milhões e uma receita de US$ 51 milhões, Finding Neverland é um forte drama biográfico que conta os bastidores da vida e obra de J.M. Barrie. criador da obra de Peter Pan e os Garotos Perdidos. O diretor de cinema suíço-alemão Marc Forster, famoso pelos filmes Monster’s Ball, Guerra Z, Quantum of Solace (007) e Stranger than Fiction, faz um trabalho soberbo, difícil e extremamente teatral, principalmente porque mesmo sendo um drama, não se perde ao dar toques de conto de fadas.ao filme trabalhando com a imaginação e o faz de conta do autor e as crianças que o cercam. É a milésima vez que vejo uma versão para Peter Pan e devo dizer que adorei o filme, que é para adultos, mas não perde o encanto infantil nos olhos de Depp. John “Johnny” Christopher Depp II é um ator, músico, produtor de cinema e diretor. Ficou mundialmente conhecido ao estrelar o filme Edward Scissorhands e por ser um dos atores mais sexys e caro do mercado de Hollywood. Aqui faz o que sabe de melhor, trabalhar com um bom drama fazendo aquela cara de garotinho pedido entre a realidade e o faz de contas. Por pouco não diria que o filme é mais um trabalho de Depp com o diretor Burton, mas o roteiro de David Magee é muito mais elaborado e arranca lágrimas em algumas cenas, o que é uma das deficiências de Burton em seus filmes. Kate Elizabeth Winslet, atriz inglesa, tornou-se mundialmente conhecida pelo papel de Rose DeWitt Bukater em Titanic e em 2009 foi agraciada com o Oscar de melhor atriz. Aqui faz uma boa parceria com Depp, principalmente porque a relação dos dois é algo sublime, não carnal, boa sacada do diretor Foster, assim não queimando a imagem de Depp. Dustin Lee Hoffman é um premiado ator estadunidense. Hoffman ganhou dois Oscars, cinco Globos de Ouros, quatro BAFTAs e um Prêmio Emmy, ao longo da sua carreira. Uma curiosidade é que é a segunda vez que Hoffman faz um papel em um filme de Peter Pan. O mesmo já tinha atuado no filme Hook de Spielberg como o próprio Capitão James Hook. Em ambos deixa sua marca de qualidade de atuação. Julie Frances Christie é uma atriz britânica nascida na Índia. Vencedora do Oscar, Globo de Ouro e SAG, faz uma papel secundário aqui sem grande expressão.

finding-2

Curiosidades: Finding Neverland teve recepção favorável por parte da crítica especializada. Em avaliações favoráveis, do Premiere, Glenn Kenny disse: “Depp e Winslet em particular, são como se poderia esperar, imaculados. Eu não acho que há um outro ator vivo que pode transmitir a mistura de doçura e paixão com tanta precisão quanto Depp”. Do Charlotte Observer, Lawrence Toppman: “Johnny Depp finalmente me conquistou depois de “Neverland” e “Pirates of the Caribbean”. Ele está mais controlado, o desempenho menos educado de sua carreira, permanecendo doce e triste ao mesmo tempo sugerindo profundezas emocionais invisíveis”. Austin Chronicle, Steve Davis: “Leva de volta a um tempo em que as pessoas, crianças, em particular, ainda criavam mundos inteiros em suas cabeças, inventavam personagens e situações tão distantes que os seus vôos de fantasia iriam levá-los”. TV Guide, Maitland McDonagh: “O filme baseia-se em evocação de gentilezas, brincadeiras de Barrie e tristezas profundamente enterradas de Depp; é difícil imaginar outro ator tão graciosamente evocar qualidades infantis de Barrie sem parecer assustador ou emocionalmente mal formado, e só os duros de coração vai sair com os olhos secos”. Com índice 83% o Rotten Tomatoes se pronunciou: “Não vai passar precisamente para quem procura precisão histórica, mas Finding Neverland é um drama quente, sincero com um charme próprio e Johnny Depp dá um desempenho gracioso como criador de Pan,  JM Barrie”. O filme teve indicações para o Oscar 2005 e Venceu na categoria de Melhor Trilha Sonora.

findingneverland-new-970x1358

Finding Neverland (Musical 2014 ):

Finding Neverland é um musical, música e letra de Gary Barlow e Eliot Kennedy, baseado no livro de James Graham e inspirado no filme de 2004 Finding Neverland. O musical fez sua estréia mundial no Teatro Curve em Leicester (2012), com a versão retrabalhada fazer a sua estreia mundial no American Repertory Theater em Cambridge, Massachusetts (2014). Após a conclusão, a produção foi transferida para Broadway (2015). Após 17 meses na Broadway, a produção de Finding Neverland se encerrou em 21 de agosto de 2016.

finding-4

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Written By
Marcelo Moura

Moura gosta de Cinema, Tv, Livros, Games, Shows e HQ´s, do moderno ao Cult. Se diverte com o Trash, Clássico e Capitalista. e um pouco de tudo isso você vai encontrar aqui. Muitos dizem que quem escreve é a sua esposa ou mesmo seus três filhos. É ler para crer....

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *