Longa dirigido por Paco Arango estreia em maio nos cinemas do Brasil
Uma celebração à vida que combina comédia e realismo mágico, O que de Verdade Importa, é um filme positivo e familiar lançado pela Anagrama Filmes nos cinemas do país em maio. Por ser 100% beneficente, o valor líquido arrecadado na venda de ingressos será revertido para sete organizações brasileiras que apoiam e dão assistência ao câncer infantil, uma campanha sem precedentes no cinema internacional. “Esse é o motivo pelo qual nós, do NoSet, apoiamos integralmente a divulgação dessa iniciativa nunca vista.”
Dirigido por Paco Arango (Maktub), o segundo trabalho do diretor é dedicado ao ator e diretor norte-americano Paul Newman, que ajudou a milhares de crianças doentes no mundo inteiro. Arango, além de ser roteirista, produtor e diretor de cinema, preside na Espanha a Fundação Aladina, uma entidade que há mais de dez anos assiste a crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer e suas famílias (www.aladina.org).
O que de Verdade Importa conquistou mais de 2 milhões de espectadores na Espanha, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá e Colômbia, com renda líquida revertida para organizações locais que se dedicam ao combate do câncer infantil. Nos sete países onde foi exibido, a arrecadação bruta foi de cerca de US$ 10 milhões.
O elenco é composto por Oliver Jackson-Cohen (O Corvo, Amor à Distância, Rápida Vingança) como Alec Bailey; Camilla Luddington (Grays’s Anatomy, Amor por Acidente e Tomb Raider) como Cecília; Jonathan Pryce (Game of Thrones, Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra e Os Irmãos Grimm) como Raymond Heacock; e Jorge Garcia (LOST, Padrinhos Ltda. e Maktub) como Padre Malloy.
Sinopse
O engenheiro Alec Bailey (Oliver Jackson-Cohen) mora em Londres e tenta, sem muito êxito, ganhar a vida consertando eletrodomésticos, mas sua situação financeira está cada vez pior. Inesperadamente, surge Raymond Heacock, um tio desconhecido que lhe propõe quitar todas as dívidas, desde que Alec se mude para uma pequena cidade na Nova Escócia, no Canadá, por pelo menos um ano. Desconfiado, mas sem muitas opções, ele aceita a proposta do tio e inicia uma incrível jornada de descoberta, aprendizado e redenção. Tudo começa quando ele conhece Cecília (Camilla Luddington), a veterinária da cidade. Ela se oferece para fazer um anúncio atrativo e de duplo sentido para oferecer os trabalhos de Alec, levando os moradores a acreditar que ele tem o dom da cura.
Filme 100% beneficente
Toda a arrecadação líquida da bilheteria do filme no Brasil será destinada a sete instituições dedicadas a ajudar crianças com câncer no Brasil: TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) em São Paulo; Instituto Desiderata, no Rio de Janeiro; GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) na Bahia; NACC (Núcleo de Apoio à criança com Câncer) em Recife; HPP (Hospital Pequeno Príncipe) em Curitiba; Hospital da Criança Santo Antônio em Porto Alegre; e HCAA (Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão) em Campo Grande.
Sobre a Anagrama Filmes
A ANAGRAMA FILMES foi criada especialmente para elaborar e executar a estratégia de distribuição de O Que De Verdade Importa nos cinemas do país. À frente dessa operação está Laércio Bognar, que atua no mercado cinematográfico há mais de 20 anos com passagem pelas empresas Warner Bros, Diamond Films, Imagem Filmes e Vitrine Filmes.
TUCCA
A Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 20 anos de atividade, já assistiu mais de 3.200 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém também parceria com o Hospital Santa Marcelina (www.tucca.org.br).
Instituto Desiderata
Fundado em 2003 no Rio de Janeiro, o Instituto Desiderata é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que contribui para o fortalecimento da rede pública de atenção ao câncer infantojuvenil, de forma a garantir o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento de qualidade no Rio de Janeiro. A instituição atua também na formação de profissionais de saúde, em ações de humanização dos ambientes hospitalares e na mobilização de gestores e da sociedade (www.desiderata.org.br).
NACC
Fundado em outubro de 1985 por um grupo de pessoas sensibilizadas com o problema do câncer infantil, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica do Recife através de apoio às crianças em tratamento e seus familiares, proporcionando assim as condições necessárias para minimizar as dificuldades inerentes a doença (www.nacc.org.br).
GACC
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) é uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos, filantrópica, fundada em janeiro de 1988, na Bahia, com a missão de prestar à criança e ao adolescente toda a assistência e o apoio necessários à realização do tratamento da doença, cujas chances de cura situam-se hoje em 80%. Assiste a crianças e adolescentes oriundos de famílias com desfavorável situação econômica, educacional e cultural, sendo a maioria delas proveniente do interior do estado (www.gaccbahia.org.br).
HPP
Há quase 100 anos o Pequeno Príncipe cuida da saúde das crianças do Brasil. É o maior hospital exclusivamente pediátrico do país, são 370 leitos, sendo 60 de UTI. Realiza cerca de 314 mil atendimentos ambulatoriais, 22 mil internações e 20 mil cirurgias por ano. Destina 70% da capacidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital integra o Complexo Pequeno Príncipe, que conta também com o Instituto Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe (www.pequenoprincipe.org.br/
Hospital da Criança Santo Antônio
O Hospital da Criança Santo Antônio (Porto Alegre/RS) foi inaugurado em 1953 e incorporado ao complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em 2005. Referência brasileira em especialidades de alta complexidade, oferece uma estrutura física e funcional em constante evolução para pacientes de zero até 18 anos. Destaca-se em áreas como cirurgia cardíaca, cirurgia torácica, neurocirurgia, nefrologia, ortopedia, transplantes, gastroenterologia e oncologia. A unidade tem mais de 60% de seus atendimentos direcionados a pacientes usuários do SUS, sendo o restante clientes privados e de convênios (www.santacasa.org.br/pt/
HCAA
O Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão é uma instituição filantrópica que tem como missão prestar atendimento humanizado aos pacientes. É um hospital especializado em oncologia, único no Mato Grosso do Sul, possui profissionais experientes que realizam em torno de 16 mil procedimentos ao mês, 98% destes voltados ao SUS. O Hospital possui utilidade pública nos níveis Municipal, Estadual e Federal, sendo reconhecido pela qualidade do serviço e gestão. Com o dinheiro arrecadado por meio do filme, o Hospital pretende finalizar a obra do complexo que atenderá crianças com câncer (www.hcaa.org.br).