Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo – 2016
No próximo dia 20 de julho tem início o 11° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Até o dia 27 de Julho serão exibidos mais de cem filmes de 13 países. A programação, que tem entrada franca em quase todos os locais de exibição, é composta ainda por mesas de debate, seminários e outras atividades.
Este ano o Festival homenageia Anna Muylaert, diretora brasileira que ganhou destaque internacional em 2015 com o sucesso de Que Horas Ela Volta?. Além da estreia brasileira de seu novo longa-metragem Mãe só há uma, serão exibidos 23 títulos de toda sua carreira.
http://https://www.youtube.com/watch?v=kyajJPH2YBM
A presença feminina no cinema é celebrada também na mostra Mulheres Atrás das Câmeras, que traz filmes da nova geração de diretoras mexicanas, com destaque para o documentário Relatos de Uma Procura (Alicia Calderón, México, 2014) e para o longa Saberá o que fazer comigo (Katina Medina Mora, México, 2015).
Outros destaques do Festival são as mostras Cine Negro e Divas, além dos filmes O Mundo de Carolina (Mariana Viñoles, Uruguai, 2015) e Yo (Matías Meyer, México, Canadá, Suíça, Holanda, 2015)
Desde 2006, o Festival mantém a sua proposta de estimular a integração cinematográfica entre os países da América Latina e do Caribe, além de circular filmes clássicos e contemporâneos produzidos na região.
Os principais locais de exibição são o Memorial da América Latina, o Cinesesc, o Cine Olido e o CCBB.
Confira outros locais e a programação completa no site do Festival.