O Festival de Cinema de Gramado recebeu durante a 45ª Edição parte da delegação do Festiva de Punta Del Este, para renovar e fortalecer a aliança entre os dois festivais, e por consequência, impulsionar ainda mais a cultura audiovisual entre Brasil e Uruguai.
A equipe foi liderada pelo diretor-geral de Cultura da Intendência de Maldonado, Jorge Céspedes e pelo diretor de Programação Cultural da Intendência de Maldonado, Valentín Trujillo, sob o qual está a responsável pela realização do festival de Punta. Em entrevista, Trujillo comentou: “São festivais irmãos. Do ponto de vista da distância, Gramado é o evento audiovisual mais próximo de Punta Del Este e efetivamente há três edições, foi posto em primeiro plano pela nossa organização”.
O Festival de Punta, assim como Gramado, busca se renovar constantemente para continuar atraindo a atenção do público e imprensa. Os últimos dois anos do festival foram considerados eventos “mais compacto e com mais impacto”. A edição de 2017 de Punta, por exemplo, projetou películas que estrearam no ano anterior em Gramado e foram alvo de grande interesse e elogios: “Aquarius”, de Kleber Mendonça, e “Elis, o filme”, de Hugo Prata. Este último, inclusive, foi selecionado para abrir o evento uruguaio.
O festival de Punta Del Este é 100% financiado por recursos públicos e a intendência – o equivalente ao Governo do Estado – vem investindo na produção audiovisual com força. Este ano, lançou um fundo público para financiar a pós-produção de projetos audiovisuais locais que, acredita Trujillo, estarão presentes no evento audiovisual em 2018. “São dois projetos que andam juntos e que estão sendo levados adiante pela primeira vez pelo poder público”, orgulha-se o gestor.
A próxima edição do Festival de Cinema de Punta Del Este, que acaba de completar 20 anos, será nos dias 18 a 24 de fevereiro de 2018.