Duelo de Coringas!!

Esse mês de agosto tem um gosto especial para a cultura nerd, e não o de desgosto, como conta as lendas sobre o mês.
“Por que mesmo, Tia Nívia?”61869671Porque logo na primeira semana haverá a estreia de um dos filmes mais esperados do ano, “Esquadrão Suicida”, ou, para os americanistas (linguajar de internacionalista, kkk), “Suicide Squad”. Imagina que louco reunir todos os vilões mais caricatos da realidade da DC Comics (desculpa se estiver errada, estou aprendendo!) em um só lugar?

Confesso que não sou muito conhecedora deste universo, conheço Batman e sou fã, mas nunca me inteirei muito sobre o universo dele. Se tenho uma queda pelos vilões do Batman? Sempre, são personagens muito bem elaborados, com peculiaridades que chamam tanto a atenção, têm todo um lado psicológico envolvido e têm as melhores caracterizações, que me desculpem o Superman, Flash, Arrow e companhia.

Se não fosse o título do artigo, vocês estariam imaginando que vim falar da Harley Quinn, personagem feminina mais aclamada do longa. É, concordo que é difícil não ficar impressionada com ela, mas vim falar de algo mais polêmico: o Conringa!!!!

Esquecendo um pouco o “Esquadrão Suicida”, proponho voltar um pouco no tempo até o ano de 2008 e relembrar “Cavaleiro das Sombras”, ou “The Dark Knight”. Lembro-me que já havia assistido o primeiro filme daquela série (o Batman de Christopher Nolan), mas por completa influência do meu irmão, que é alucinado pelo personagem. Já o segundo filme eu queria assistir por mim, até por causa das polêmicas envolvendo a morte do ator que interpretou o Coringa, Heath Ledger.

Para falar a verdade eu não era grande fã de Ledger na época, só sabia quem ele era por causa de “Brokeback Mountain”, que ainda nem tinha assistido, mas sabia de todos os debates envolvendo a trama. Enfim, assisti o filme e finalmente entendi a razão de tanto elogio ao então Coringa. Realmente, uma interpretação de tirar o fôlego, era impossível imaginar que existia uma pessoa por trás daquele personagem. Para mim, alguém que estava começando a se envolver com toda aquela trama de super herói, aquilo foi um prato cheio e que me fez admirar um ator que já havia morrido. Sim, fiquei fã de alguém depois que ele morreu, fiquei culpada!!! Ainda assim, quem não conhece, procurem os filmes em que ele estrela, é sempre uma surpresa. Indico “Casanova” (2005) para começar bem!

Aquele Coringa era um lunático, ou melhor, um palhaço esquisofrênico (como alguns descreveram), mas era uma pessoa, uma versão “real” de um personagem tão complexo. Era compatível com o que o filme queria passar, uma visão de alguém realista, que pode até fantasiar, mas mantém tudo nos padrões menos lunáticos possíveis.

O que mais me marcou, além da caracterização, foi que ele não queria dinheiro, ele queria ver o caos acontecer, e para isso fez de tudo o que podia, até se vestir de enfermeira e atazanar o futuro Duas Caras (que já era de alguma maneira). Isso lembra alguma coisa? Alguns ataques terroristas talvez?

Voltando para agosto de 2016, mais conhecido como o presente momento, vivemos algumas polêmicas envolvendo o Coringa de Jared Leto. Quando suas primeiras imagens caracterizado foram divulgados muitos diziam que aquilo não era o Coringa, que o ator não faria jus a grande “linhagem” de Coringa’s, que o personagem seria fraco em relação ao de Ledger.

Ainda não posso falar sobre complexidade nem atuação em si, porque ainda não assisti o filme. Mas posso falar da caracterização e da escolha. Particularmente fiquei tensa ao saber de Jared Leto seria o Coringa, porque sou muito apegada àquela versão de Ledger, por outro lado eu gosto muito do trabalho de Leto, assisti alguns filmes com ele, numa época que nem sabia que era ele, como no filme “Alexandre” (2004), e gostei. Ao ver o quanto Leto mergulhou na história e na loucura do Coringa, percebi que o trabalho seria bem feito. Quanto a caracterização… Como é que pode alguém não gostar deste visual? Ele é a personificação dos quadrinhos!!! O cabelo extremamente verde, os dentes metálicos, a make tão caricata!! Essa é a versão psicodélica dentro de um universo que implora por isso.

De toda forma, é essencial assistir o filme primeiro para poder dizer se este será um Coringa digno de sua fama ou não! Lembrando que no rol de Coringa’s um dos mais emblemáticos, além do próprio Ledger, é Jack Nicholson.

The Joker

Ah, “Esquadrão Suicida” não se resume ao Coringa, todo o elenco é constituído por grandes nomes do cinema e da tv estadunidense, como Will Smith, Viola Davis, Common, Margot Robbie e tantos outros. Espero que todos curtam o filme e compartilhem aqui qual o melhor Coringa na opinião de vocês.
Beijos e até próxima semana.

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.