Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais um filme que fala de amizade além da vida.
Quatro Vidas de Um Cachorro (2017)
Direção Lasse Hallström, produção Gavin Polone, Darren Reagan, Mark Sourian, Roy Lee, Jeffrey Skoll e Chris Bender, companhia produtora Amblin Entertainment, Amblin Partners, Walden Media e Pariah, distribuição Universal Pictures. No elenco Dennis Quaid, KJ Apa, Bryce Gheisar, Josh Gad, Peggy Lipton, Britt Robertson, Juliet Rylance, Pooch Hall, Luke Kirby e Logan Miller. O filme é baseado no livro homônimo de W. Bruce Cameron de 2010.
Sinopse: Bailey é um cão cuja vida é mostrada desde seu nascimento até sua morte e sua reencarnação através de diferentes raças de cães.
Crítica: Este deve ser o milé4ssimo filme de Sessão da Tarde que vejo sobre cães que “pensam”, até quebrando em alguns momentos a Quarta Parede do Cinema, já que contam uma história para o público. Desde a franquia de sucesso Olha Quem está Falando (1989), passando por milhares de outros com ou sem voz, como Lessie, Benji e etc, cães sempre tem seu valor e geram sucessos nos cinemas de todo mundo.
Lasse Hallström é um diretor famoso em Hollywood por filme dramáticos de sucesso, como Chocolate (2000), Um Porto Seguro (2013) e já tinha um lindo trabalho com cães no ótimo filme Sempre ao Seu lado (2009), com o maravilhoso Richard Gere. Em Quatro Vidas, Lasse Hallström faz um trabalho interessante e com um conteúdo espiritual de fácil entendimento do público, seu trabalho com a química do elenco com os animais é impecável, assim como o resultado do filme, que agrada bastante, mas não chega a ser um clássico.
As melhores cenas do filme estão na interpretação de Josh Gad (Pixels) para os cães e como eles enxergam o mundo. A suavidade do trabalho de Gad, assim como as boas piadas e com as mudanças de contexto são muito bem humoradas e é, com certeza, a cereja do bolo.
Dennis Quaid é um ator multifaceta que já atuou em milhares de filmes, dramáticos, ficção ou comédia. Meu filme preferido é Alta Frequência (2000) do diretor Gregory Hoblit. Uma pena que sua luta contra o alcoolismo o afaste muito das grandes telas.
Não espere uma grande solução sobre encarnações ou mesmo um filme extremamente complexo sobre assuntos espirituais, Quatro Vidas é uma boa diversão em um drama que mistura um pouco de tudo, mas que no fim agrada demais.
Curiosidades: O filme recebeu comentários negativos dos críticos de cinema. No Rotten Tomatoes, tem uma classificação de aprovação “podre” de 33% com base em 66 avaliações, e uma classificação média de 4.8/10. No consenso crítico do site diz: “‘A Dog’s Purpose’ oferece uma mistura estranha de sentimento açucarado e sofrimento canino que puxa as cordas do coração do público amantes de animais. No Metacritic, tem uma pontuação de 43 em 100, com base em 28 críticos, indicando “avaliações mistas ou média”.
Em 18 de janeiro de 2017, foi divulgado um vídeo mostrando o set do filme onde um pastor alemão é forçado para entrar na água. Além disso, o cão é posteriormente submerso na água, quanto alguém no set diz “corta isso”, várias pessoas são então vistas correndo em direção ao cão. A American Humane Association, que garante que os animais não são prejudicados em produções de entretenimento, anunciou que seu representante no set foi suspenso devido o incidente, e que o caso está sob uma investigação mais aprofundada.A PETA anunciou um boicote.
O ator Josh Gad, que não estava no set durante a produção do filme, afirmou que estava “abalado e triste ao ver qualquer animal colocar em uma situação contra a sua vontade”. O produtor Gavin Polone escreveu em um editorial para o The Hollywood Reporter: “Na última quinta-feira, fui ao escritório de Amblin e assisti a todo o filme gravado no dia em questão, bem como vi o vídeo dos treinadores e fotografias. O vídeo do TMZ que você viu, duas coisas eram evidentes: O manipulador do cachorro tenta forçar o cão, por 35 a 40 segundos, na água quando, claramente, ele não queria entrar, e 2 em um take filmado algum tempo depois, o cão foi para a água, por conta própria, e, no final, sua cabeça está submersa por cerca de 4 segundos. Essas duas coisas são absolutamente INACEITÁVEIS e nunca deveriam ter acontecido. O treinador do cão deveria ter parado de tentar coloca-lo na água, logo que o cão parecia desconfortável, e os treinadores deveriam ter colocado apoio sob o cão, logo que ele veio para o lado da piscina e/ou tinha menos turbulência na água assim ele nunca teria ido para baixo.”
O diretor Lasse Hallström afirmou no Twitter que “não testemunhou” as ações no vídeo e ficou “muito perturbado” pela filmagem. A Amblin Entertainment divulgou uma declaração sobre o incidente, dizendo que “no dia da filmagem, Hércules não queria realizar a ação retratada na fita para que a equipe de produção Amblin não prosseguisse com a filmagem da cena”, e que “Hércules está feliz e saudável”. Dennis Quaid também saiu contra o vídeo do TMZ, afirmando que o vídeo não conta toda a história. Quaid afirma: “A minha experiência é que os animais foram tratados muito bem. Não houve abuso de animais. Este vídeo que alguém pegou e vendeu por dinheiro e guardou por um ano e meio até antes da estreia do filme, não diz toda a história. Primeiro de tudo, ele foi editado e manipulado. E eu acho que é uma farsa, para dizer a verdade. O que os espectadores do vídeo viram estava completamente fora de contexto. Ele foi editado e todos nas imagens que eu vi, o cão estava indo para a água feliz e teve que ser contido, na verdade, de ir para a água muitas vezes durante esse dia.
“Quaid também disse que o vídeo foi filmado “no final do dia e eu não diria, no contexto real, que o cão estava assustado. O cão estava agindo como um cão que estava meio cansado de tomar um banho e estava pronto e, de fato, foi o que aconteceu, eles tiraram o cachorro. Devido ao lançamento do vídeo, a Universal Pictures cancelou a estreia do filme programada para Los Angeles em 19 de janeiro.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/