Cruella de Vil: A Repaginada na Vilã Cruela da Disney (Crítica 2021)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais um clássico da Disney em Live Action, uma nova repaginada nos vilões clássicos da casa do Mickey. Cruella é um filme norte-americano de crime e comédia baseado na personagem Cruella de Vil, apresentada no romance de 1956 de Dodie Smith, The Hundred and One Dalmatians, e na animação da Walt Disney Pictures, 101 Dálmatas (1961). É dirigido por Craig Gillespie, a partir de um roteiro escrito por Dana Fox e Tony McNamara, de uma história de Aline Brosh McKenna, Kelly Marcel e Steve Zissis. Emma Stone estrela como a personagem título, com Emma Thompson, Joel Fry, Paul Walter Hauser, Emily Beecham e Mark Strong em papéis coadjuvantes. Glenn Close, que interpretou Cruella no remake de live-action de 1996 e sua sequência, também atua como produtora executiva do filme. O filme foi lançado em 27 de maio de 2021 em Portugal e no Brasil, e em 28 de maio de 2021 nos EUA.

Assista séries e filmes assinando Disney Plus!

Sinopse: Ambientado na Londres dos anos 70 em meio à revolução do punk rock, o filme mostra uma jovem vigarista chamada Estella, uma garota inteligente e criativa determinada a fazer um nome para si através de seus designs. Ela faz amizade com uma dupla de jovens ladrões e, juntos, constroem uma vida para si nas ruas de Londres. Um dia, o talento de Estella chama a atenção da Baronesa Von Hellman, uma lenda fashion que é devastadoramente chique e assustadora. Mas o relacionamento delas desencadeia um curso de eventos e revelações que farão com que Estella abrace seu lado rebelde e se torne a Cruella.

Crítica: E eu que achei que o live action de Malávola tinha sido um acerto de um em um milhão da Disney, com a lindíssima e talentosa Angelina Joile, transformando a vilã em uma mal interpretada heroína, como se contássemos uma nova versão do outro lado dos contos de fada, achei que era um belo tiro no escuro e agora percebo que finalmente a casa da Tinkerbell entendeu o novo século e achou seu lugar nela.

Não posso esquecer de mencionar que já tivemos uma maravilhosa versão em live action da mesma animação chamado Os 101 Dálmatas, com a maravilhosa Glenn Close atuando como Cruella de uma maneira encantadora e vilanesca que poucas vezes vimos, e esse já era um comparativo esperado para o novo filme e um desafio e tanto para esta versão.

Só que novamente a Disney acertou do começo ao fim da produção, começando pelo belíssimo trabalho visual e de camadas do diretor novato Craig Gillespie, que soube bem explorar a animação com vários easter eggs no filme, aproveitar o movimento punk de Londres dos anos 70 e trazer esta cultura para o seu trabalho. Do começo ao fim do filme temos um desfile de moda, cores e músicas que só engradecem o trabalho desenvolvido para o filme, tornando profundo, gótico e ao mesmo tempo muito divertido, uma comédia dramática.

Do elenco a maravilhosa Emma Thompson (Harry Potter, Nanny McPhee, MIB e Dolittle) incorpora os trabalhos de Glen Close nos trejeitos de sua Cruella (1996) e de Maryl Streep no Diablo Veste Prada (2006), nos traz uma verdadeira vilã clássica, envolvente, carismática e satcástica, que realmente só se importa consigo mesmo e nos faz adora-la do começo ao fim. Se Thompson já aparece no auge de sua atuação e força, Emma Stone (La La Land, Zumbieland e O Espetacular Homem Aranha) parece ter nascido para ser a nova Cruela nos cinemas e já penso que teremos uma nova franquia nesta linha de filmes. Thompson cresce a cada cena, se tornando carismática, envolvente, criando um elo com o público, principalmente com tanto talento, charme e conexão entre as Emmas.

Já no elenco de apoio posso dizer que Paul Walter Hauser como Horácio, Joel Fry como Jasper (Yestarday) e Mark Strong (Shazam, Sherlock Holmes e Kingsman) como Boris atuam na medida correta para que a história possa se desenvolver com bom humor e ainda sem parecer forçado.

No agregador de resenhas Rotten Tomatoes, o filme tem uma taxa de aprovação de 73% com base em 259 resenhas, com uma classificação média de 6,60 / 10. O consenso dos críticos do site diz: ” Cruella não consegue responder à pergunta de por que seu personagem-título precisava de uma história original, mas este banquete visual deslumbrante é extremamente divertido de assistir sempre que suas protagonistas se chocam”. No Metacritic, o filme tem uma pontuação média ponderada de 60 de 100 com base em 53 críticos, indicando “críticas mistas ou médias”. O público entrevistado pela CinemaScore deu ao filme uma nota média de “A” em uma escala de A + a F, enquanto PostTrakrelataram que 84% dos membros do público deram uma pontuação positiva, com 63% dizendo que definitivamente o recomendariam.

Escrevendo para a Variety, Peter Debruge disse: “O diretor, que trouxe um toque perverso ao redux da cultura pop I, Tonya, alguns anos atrás, resgatou Cruella da previsibilidade dos remakes anteriores de 101 Dálmatas e criou uma nova franquia estilosa de seus próprio no qual um vilão de uma vez renasceu como o mais improvável dos modelos a seguir. ” AO Scott do The New York Times chamou o filme de “revigorante” dentro dos esforços de live-action da Disney, ao mesmo tempo em que elogiava o estilo visual do filme e a narrativa em um conto Dickensiano, além de referir-se favoravelmente ao filme como uma vingança PG-13 leve para o Joker. Peter Travers, revisando o filme para a ABC News, escreveu: “Se a aparência realmente fosse tudo, Cruella estaria voando alto com os trajes deslumbrantes que Jenny Beavan, duas vezes vencedora do Oscar, projetou para e com duas Emmas vencedoras do Oscar – Stone e Thompson – são vestidas para surpreender e entregar muito para desfrutar nesta bola de fluff lindamente trabalhada e atinge seu ritmo quando as duas Emmas vão para a guerra de diva – tudo em nome do empoderamento feminino.”  Justin Chang, do Los Angeles Times, comentou o filme como “divertido estonteante” e elogiou as performances de Stone e Thompson, das quais ele descreveu a rivalidade das performances como “difícil de resistir na tela”, e elogiou o figurino de Beavan no filme como um de seus melhores trabalhos desde Mad Max: Fury Road , enquanto traça paralelos entre as ambigüidades morais do filme e a representação de Stone do personagem principal em sua performance anterior como Abigail Hill em The Favorite .

Alonso Duralde, do TheWrap, escreveu: “Colocar esses personagens nos anos 60 e 70 permite que o diretor Craig Gillespie e os roteiristas Dana Fox e Tony McNamara coloquem os personagens em um momento emocionante da história da moda. Costumer Jenny Beavan, diretor de arte Martin Foley e a designer de produção Fiona Crombie, e seus respectivos departamentos, parecem estar gostando e aproveitando ao máximo as demandas do período do filme. ” Além disso, Duralde também elogiou as performances de Stone, Hauser e Thompson, fazendo comparações das caracterizações do último retrato da Baronesa para Miranda Priestly em The Devil Wears Prada e Reynolds Woodcock em Phantom Thread. Chicago Sun-Times’ S Richard Roeper avaliado o filme com 3/4 estrelas, e destacou a direção de Gillespie por ser ‘inteligente’ e ‘diabolicamente offbeat’ ao elogiar os desempenhos de Stone e Thompson como ‘apropriadamente acima da média e descontroladamente divertido’, chamando a sua comparações com O Diabo Veste Prada e também elogiou os trajes, a maquiagem e os valores de produção que ele chamou de “espetacular”, “deslumbrante” e um “banquete visual”, comparando seu estilo ao Phantom Thread e observando as semelhanças de a vibração e o tom da trilha sonora do filme para Goodfellas, Kingsman: The Secret Service e Baby Driver.

Austin Collins da Rolling Stone classificou o filme com três de cinco estrelas, elogiando de forma semelhante a atuação de Stone do personagem principal, do qual ele sentiu que ela o personificava e descreveu sua atuação como “vampiresca, estilosa e cruel” ao comparar o estilo do filme de contar histórias para mim, Tonya , do qual ele notou uma perspectiva de história semelhante à de uma vítima internalizada de Cruella de Vil para Tonya Harding e até mesmo apontou a representação semelhante “plausivelmente bilateral” da Cruella de Stone para Andrea “Andy” Sachs de O Diabo Veste Prada, mas com uma rotação torcida. Ele também elogiou as performances de apoio, particularmente Thompson e Hauser, referindo-se ao filme como “uma batalha de inteligência e malha”, “entretenimento” e “diversão”. Jamie Jirak da ComicBook.com chamou o filme de “elevar o padrão quando se trata de seu catálogo de live-action [da Disney]”, elogiando o departamento de arte, as performances e elementos nostálgicos. [64] Debopriyaa Dutta da Screen Rant opinou que o filme tinha uma “origem magistralmente matizada” e elogiou as atuações de Stone e Hauser.

The Washington Post ‘ s Ann Hornaday descreveu o filme como “entediante, transgressivo, caótico e inerte”. Enquanto elogiava as performances de Stone, Thompson, Fry e Hauser, bem como os figurinos; ela criticou o filme, a escrita e o tempo de execução que considerou “excessivo”, “longo demais” e “misantrópico”. Mick LaSalle do San Francisco Chronicle achou que o filme foi errado e sentiu que favorece mais o estilo do que a substância. Embora elogiasse o desempenho de Thompson, o figurino e a trilha sonora, ele criticou a escrita do filme como “preguiçosa” e “descuidada”. Matt Zoller Seitz de RogerEbert.com deu ao filme 2/4 estrelas e disse: “Não há como negar que Cruella é estilosa e cinética, com um toque desagradável que é incomum para um recente filme de ação ao vivo da Disney. Mas também é exaustivo, desorganizado e frustrantemente inerte, considerando como é difícil garantir a você que é emocionante e atrevido. ”

Em maio de 2021, tanto Stone quanto Thompson declararam que gostariam de fazer um segundo filme Cruella no estilo de The Godfather Part II, servindo tanto como uma sequência quanto como uma prequela.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

 

Mais do NoSet