Close
CRÍTICAS FILMES

Crítica | The Batman (2022)

Crítica | The Batman (2022)
  • Publicado em: março 4, 2022

Um dos primeiros super-heróis que fui obcecada, no qual acompanhei sagas e sagas desde a minha infância e cresci vendo a mudança de imagem que eu tinha sobre o homem-morcego.

Hoje vejo Batman como a luta de um homem consigo mesmo e meus arcos favoritos são aqueles que fogem do universo comum da luta do bem x mal.

Curiosamente o novo filme teve como maior inspiração para a construção do roteiro vindo justamente de Batman Ego.

Bruce Wayne é como uma cebola, você tem camadas e camadas de uma mente traumatizada pela perda, sugada pelo luto e motivada pela vingança.

Vingança aqui se torna o ponto focal, onde diversos personagens são empurrados ao seus destinos através do ódio que os consome.

A mistura de sagas cria um universo de uma história que já foi contada, mas de forma mais adulta. Podemos perceber que aqui a DC aprendeu com o Batman de Nolan e o último Coringa.

A atmosfera noir molda a narrativa que apesar de extensa, faz total sentido para que a gente entenda as motivações, talvez haja excessos, mas as vezes é melhor pecar por isso do que faltar argumentos. Essa atmosfera é o que mostra o caos, a tristeza de um homem perdido em si mesmo. Um homem que por trás de uma máscara ainda é humano.
Além de Ego, fica clara a inspiração de Frank Miller, Jim Gordon faz parte dessa narrativa. Gotham é densa, Batman é sombrio e mais que isso, o vilão também é explorado dessa forma nessa adaptação.

Agora se tudo isso me agradou, teria o que falar do assunto que mais foi debatido desde o anúncio de quem faria o papel do homem-morcego?

Primeiro que pré-requisito é não ter lábio foi cumprido, mas brincadeiras a parte, eu nunca fui contra essa escolha até porque, quem sou para escolher alguma coisa? Acho que muita gente se apega demais em coisas pequenas e você não precisa gostar de 100% dos trabalhos que as pessoas fizeram. Curiosamente, eu nunca vi Crepúsculo.

Robert Pattinson é um bom ator e ele entrega o que o filme se propõe. Uma pessoa perturbada e esquecida em seu próprio mundo, mas que você sente em seus olhos que ele sofre e muito atrás da armadura.

Enfim, Batman é o filme que eu esperava sobre o Batman.

Written By
Mellss