Crítica: Patrulha Canina – O Filme

Sou de um tempo que desenho era coisa de criança. Mas criança era dos 3 aos 14 anos, mais ou menos. Se quiséssemos ver alguma coisa na TV aberta, todos, independente da faixa etária, tinham que ver as mesmas atrações. Scooby Doo, Flinstones, He-Man, Caverna do Dragão, Smurfs, Super Amigos, Ducktales, sem ter em conta a complexidade da trama eram a única opção de qualquer criança encantada com as animações na televisão. Os tempos mudaram e desde o advento da TV fechada, os desenhos são outros e temos canais para desde recém-nascidos, quanto para crianças até 4, 5 anos e depois para uma faixa mais avançada e chega até uma pré-adolescência. É quase uma evolução comportamental para os moleques, conforme forem crescendo, eles vão subindo pontos no pódio e subindo os canais… e eu falando de canais sendo que, com o streaming e o YouTube, isso já é quase obsoleto. Enfim, dentro desse universo de desenhos para faixas etárias, nos últimos 10 anos surgiram verdadeiras febres entre os pequenos. Desde o fenômeno da porquinha Peppa, aos mascarados PJ Masks (quem diria que hoje seríamos todos mascarados), os aviões do Super Wings, entre outros. Entre esses outros, uma turma de filhotes de cachorros, extremamente equipados e com especialidade em resgate e aventura, virou uma coqueluche (eta termo velho) para a gurizada, falo da Patrulha Canina. Os cãezinhos canadenses mais corajosos do mundo chegam às telas dos cinemas e prometem levar a piazada a assistir Patrulha Canina – O Filme (Paw Patrol, 2021), animação de Cal Brunker.

O rival dos patrulheiros, Prefeito Humdinger, assume a cidade de Adventure City e sua megalomania começa a provocar estragos e problemas na metrópole. Inclusive tem a petulância de controlar o tempo, abusando de uma máquina que suga as nuvens e sempre faz o clima estar ensolarado. As tiranices do prefeito e suas consequências fazem que os filhotes de cãezinhos mais aventureiros do mundo, partam para a cidade a fim de controlar o lunático prefeito. Mas Chase, o filhote de pastor alemão não tem boas lembranças da cidade grande e lembra que foi abandonado por lá e achado pelo seu líder Ryder. Fato que faz o cachorro ter traumas e fobias constantes da cidade grande. Juntamente com Liberty, uma cadela que tem sonhos em fazer parte da Patrulha, eles precisam além de enfrentar os problemas habituais, ter que ajudar Chase a superar seus fantasmas.

Patrulha Canina – O Filme tem tudo para animar a garotada. Além de ter os cachorrinhos mais fofos do pedaço turbinados por engenhocas tecnológicas de fazer inveja a James Bond e agentes secretos do cinema, a franquia e sua fama é sinônimo de sucesso. E para ajudar, o filme é muito bom mesmo. Uma caprichada animação em tons mais realistas que o desenho original e com um ritmo frenético, mas não alucinante de doer os olhos, fazem a experiência de assistir ao filme tanto agradável aos pais quanto às crianças. O roteiro, uma história universal de como a tirania perturba, mas misturado com muito humor e, principalmente, a comovente história do cachorrinho Chase, que precisa superar os seus medos e traumas, pode servir como motivação e um elixir de coragem para os pequenos fãs da série. Além, é claro, da apresentação da personagem Liberty, que entra com tudo, roubando o filme sempre com muita segurança e motivação para ser uma patrulheira, dando ar de novidade às aventuras. Um dos destaques técnicos do filme é a trilha sonora ótima do brasileiro Heitor Pereira, que há anos trabalha com Hans Zimmer e nesse filme demonstra seu talento individual, criando uma bela trilha sonora que consegue aliar a ação hiper hi tech com o drama pessoal do líder Chase, com uma sensibilidade única. Nota positiva também para uma canção de Adam “Marron Five” Levine chamada Good Mood.

A aventura trepidante que Chase, Marshall, Skye, Zuma, Rubble, Rocky e a novata Liberty, chefiadas por Ryder, tem tudo para fazer sucesso, pois repete a simples fórmula do desenho, além de acrescentar um drama pessoal e um show de pirotecnia tecnológica dos acessórios dos cãezinhos, em uma intensa ação na medida certa com muita cooperação e trabalho em equipe. Tem tudo para se transformar numa franquia com algumas continuações e nos dá uma certeza: não tem como não se derreter com os filhotes de cachorros mais queridos de animação e suas traquinagens e aventuras. Levem as crianças e se divirtam.

Sinopse: A Patrulha Canina está na área! Quando o maior rival da turma, Humdinger, se torna o Prefeito de Cidade da Aventura e começa a causar problemas, Ryder e seus amigos correm para impedi-lo. Enquanto um filhote precisa encarar seu passado na cidade barulhenta, nossos heróis ganham a ajuda de uma nova aliada: a esperta basset Liberty. Juntos e equipados com muita tecnologia, a Patrulha Canina luta para salvar os moradores da Cidade da Aventura!  Na estreia da Patrulha nas telonas, temos as vozes originais da série: Vyni Takahashi (Chase), Ítalo Luiz (Ryder), Gaby Milani (Sky), Lipe Volpato (Rocky), Yago Contatori (Zuma), Theo Salomão (Marshall) e Gabriel Martins (Rubble); e a chegada de Aline Wirley, como a esperta cadelinha Liberty, e dos comediantes Lucas Veloso e Wellington Muniz (Ceará), vivendo os engraçados vilões Butch & Ruben. A versão brasileira é da Unidub Studios.

Patrulha Canina – O Filme é uma animação da Paramount Pictures, Nickelodeon Filmes e Spin Master Entertainment tem direção de Cal Brunker, roteiro de Billy Frolick e Cal Brunker & Bob Barlen e história de Billy Frolick. O longa é baseado na série de televisão criada por Keith Chapman, produzido por Jennifer Dodge, p.g.a. e com Ronnen Harary, Adam Beder & Peter Schlessel como Produtores Executivos.

Sair da versão mobile