Crítica: Colossal (2017) | Combinação de comédia e ficção na medida certa!

Volta e meia surge em Hollywood uma produção que aparenta ser bem melhor do que o esperado. Colossal, que estreia essa semana em circuito brasileiro é prova disso. O longa é dirigido por Nacho Vigalondo, e descrito ainda pelos produtores como uma comédia fictícia imperdível. Com um elenco cujos rostos são bem conhecidos do público, o trailer já dava indícios de que coisa boa vinha por aí. Assim sendo, garanto que é uma ótima pedida a todos os telespectadores, não apenas ao seu público-alvo. Curioso? Então continue comigo!

A história acompanha Gloria, que deixa Nova York e volta para sua cidade natal após perder o emprego e o noivo. Ao acompanhar as notícias sobre o ataque de um lagarto gigante a Tóquio, ela descobre que está misteriosamente conectada mentalmente ao evento. Para evitar novos casos parecidos e uma eventual destruição total do planeta, Gloria precisa controlar os poderes de sua mente e entender por que sua existência aparentemente insignificante tem tamanha responsabilidade no destino do mundo.

Em primeiro lugar, há tempos que não via uma comédia tão bem feita e totalmente diferente do convencional! Sendo uma mescla de ficção e comédia, com leves toques de ação, ele é um longa que merece ser conferido no cinema, ainda que sem pretensões. Ressalto que na trama temos inúmeros assuntos pertinentes, tais como alcoolismo, abuso e machismo. Todos desenvolvidos de maneira um tanto dinâmica – vide o robô e o monstro, que são mais reais do que se imagina – e esperta pelo enredo, que utiliza de metáforas bem boladas e belas reviravoltas que, quando interligadas, tornam o resultado final divertido, porém ao mesmo tempo, reflexivo.

Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) está perfeita no papel da protagonista, assim como Jason Sudeikis (Família do Bagulho), que mandou super bem em sua atuação, fazendo jus ao destaque que ganha na trama. Já os personagens de Austin Stowell (Scooby-Doo 2: Monstros à Solta) e Tim Blake Nelson (Winter – O Golfinho) terminam por se tornar o alívio cômico ao longo de suas quase 2 horas, e não tiveram performances ruins. Inclusive, o carismático Dan Stevens (A Bela e a Fera) também está plausível aqui – bem melhor se comparado com seu morno desempenho em Beauty and the Beast, embora já tenha conferido o ator em trabalhos melhores (‘O Hóspede’ fala por si). Apesar de achar que em alguns momentos ele se torna um pouco cansativo, no fim das contas é deveras criativo e nos faz parar pra pensar em muita coisa ao seu término.


Ademais, no primeiro ato fiquei surpreso com tamanha resistência do roteiro e o rumo que a história foi tomando, vendo-me completamente atraído para dentro daquele universo. Já no segundo, meu interesse pode até ter declinado. Contudo, com a surpresa do terceiro, o mesmo voltou a me cativar e o segredo por trás dos mistérios que eu acabara de formular foi revelado sem deixar muitas pontas soltas, felizmente. Afinal, de certa forma não era nem necessário, levando em conta que estamos falando do gênero de ficção científica. Neste aspecto, em certos momentos me atrevo a dizer ainda que a atmosfera desenvolvida ao longo de suas quase 2 horas me lembrou o clima da comédia dramática Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo, considerando que pude me identificar com a protagonista, no que diz respeito ao modo que Gloria vive sua vida.

Em síntese, o filme surpreende por se tratar de uma proposta original, cujos eventos decorrentes o público não imagina que possa acontecer – vide as cenas onde a discussão entre os figurantes levanta questões como aceitação – e personagens marcados por sentimentos como depressão, inveja, possessão e arrogância, aplicando-se, de um jeito ou de outro, justamente à condição humana. Portanto, não deixem de conferi-lo o quanto antes; é ousado, inteligente e com um final pra lá de admirável.

Título Original: Colossal
Direção: Nacho Vigalondo
Duração: 110 minutos
Nota:

 

Obs.: O que você acha de participar de um sorteio de 5 pares de ingressos para ver este filme?

Para concorrer clique no link abaixo e boa sorte!

https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/648172

Assista ao trailer:

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *