Comunicação – “Fitas” (curta)

A maioria de nós cai em uma armadilha sobre a comunicação e a linguagem, acreditando que estas se resumem as palavras escritas e faladas, ligadas pela gramática do respectivo idioma.

Mas a comunicação vai muito além disso e o curta-metragem “Fitas” mostra isso muito bem. A produção foi dirigida por Erica Milsom, que também assina o roteiro, ao lado de Adam Burke e Matthias De Clercq.

Conta-se com as vozes (na versão original, em inglês) de Madison Brandy, Christiano Delgado, Louis Gonzales, Asher Brodkey e da própria Erica Milsom. O curta “Fitas” está disponível na Disney+.

Essa é a primeira produção animada da Disney que tem como protagonista uma autista não-verbal, mostrando formas diferentes de se comunicar. Ela é Renée, que ama canoagem e uma música mixada em seu celular, tipo um ringtone, que toca uma vibração especial para ele repete uma só palavra, “woof”.

Renée, como muitos adolescentes, está participando de uma colônia de férias, que conta com canoagem. Ela nunca faz dupla com os outros adolescentes, geralmente é o professor/monitor que fica com ela, porque ele sabe “lidar” com ela, mas um dia isso muda.

Marcus, um dos outros adolescentes, chega atrasado um dia e fica sem equipe para a canoagem, sobrando apenas Renée. Ele fica receoso porque tem o espírito competitivo, quer fazer parte da canoagem do jeito que sempre participa, ela fica receosa porque não o conhece e não ver a canoagem da mesma forma.

Enquanto ele queria correr atrás do tempo perdido, alcançar as outras canoas, ela estava querendo ir para o outro lado, que tinha umas plantas aquáticas que ela amava. Marcus via tentando entender Renée aos poucos, consegue a levar até lá, mesmo sem entender o motivo, cedendo suas vontades para ver o lado dela.

Ele acha que está indo no caminho certo e até a leva para debaixo da ponte, um lugar mais fechado, onde a musiquinha do celular podia soar diferente. Renée se encanta e se distrai por alguns minutos, até que um barco barulhento atrapalha tudo.

Ela se assusta, pega o remo da canoa e os faz chegar ao pedaço de terra mais próximo. Marcus não reage bem, o que faz com que Renée fique mais assustada e até jogue o celular no lago. Ela se isola por um certo tempo e ele fica perdido, sem saber o que fazer, mas, depois do susto, vai lembrando o que a acalma.

Ali eles estabelecem uma comunicação tão segura que se tornam amigos, mesmo que palavras não sejam sempre trocadas.

Essa história curtinha é contada com uma delicadeza emocionante, mostrando a importância de nos entendermos para além do que estamos acostumados e entender a linguagem do outro.

Veja, abaixo, o trailer oficial de “Float” e outros curtas do projeto”‘SparkShots”.

Até Mais!

Mais do NoSet