Close
FILMES

Cobertura Óscar 2017: As Apostas

Cobertura Óscar 2017: As Apostas
  • Publishedfevereiro 24, 2017

No próximo domingo, dia 26 de fevereiro de 2017, acontecerá a 89ª cerimônia dos Prêmios Oscar da Academia. O evento final e mais esperado para todas as categorias e seus respectivos candidatos está se aproximando.

Confira a lista completa de minhas apostas para os possíveis vencedores, com comentários nas principais categorias. Os que estão em negrito são as minhas escolhas para o bolão do ano.

Não esqueça de comentar e falar para nós quais são as suas apostas.

MELHOR FILME
A CHEGADA
ATÉ O ÚLTIMO HOMEM
ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
LION: UMA JORNADA PARA CASA
MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR
Um Limite entre Nós
A QUALQUER CUSTO
LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES
MANCHESTER À BEIRA-MAR

Comentários: La La Land é o incontestável favorito e acredito que possui 90% de chances de ser o grande vencedor do ano. Ele vem sendo bastante elogiado, bastante premiado em vários outros eventos, inclusive em terras estrangeiras como os BAFTA

MELHOR DIRETOR
Dennis Villeneuve, “A CHEGADA“
Mel Gibson, “ATÉ O ÚLTIMO HOMEM“
Damien Chazelle, “LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
Kenneth Lonergan, “MANCHESTER À BEIRA-MAR“
Barry Jenkins, “MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR“

Comentários: Nesta categoria, Damien Chazelle, o diretor de La La Land, é o favorito. Com apenas 32 anos de idade, o cineasta já demonstrou competência e maturidade desde o seu último longa Whiplash. De fato, o seu trabalho em La La Land é criativo e chama atenção pelos inúmeros recursos visuais e narrativos empregados, e ainda pela sua escolha em filmá-lo em CinemaScope. Ele vem conquistando os principais prêmios que garantem a vitória no Óscar como: Critic’s Choice, Globo de Ouro, BAFTA, mas principalmente por vencer no Sindicato dos Diretores.

MELHOR ATOR
Casey Affleck,“MANCHESTER A BEIRA MAR”
Denzel Washington,“Um Limite entre Nós”
Ryan Gosling, “LA LA LAND – CANTANDO ESTAÇÕES”
Andrew Garfield, “ATÉ O ÚLTIMO HOMEM”
Viggo Mortensen, “CAPITÃO FANTÁSTICO“

Comentários: A disputa está bem acirrada entre os dois concorrentes. Enquanto Casey Affleck possui uma quantidade maior de prêmios do que o seu rival, sendo vitorioso em conquistar o BAFTA, Critic’s Choice e Globo de Ouro, Denzel venceu aonde exatamente deveria ganhar: no Sindicato dos Atores (SAG Awards). Além disso, nos últimos quatro anos, a premiação na categoria de Ator Principal do SAG Awards nunca divergiu do resultado posterior do Óscar. Isso significa que o vencedor está determinado? Não. A Academia pode ainda surpreender. Ainda assim, quem teria mais chances? Denzel Washington. Quem poderá ainda surpreender a todos? Casey Affleck.

MELHOR ATRIZ
Natalie Portman “JACKIE“
Emma Stone “LA LA LAND – CANTANDO ESTAÇÕES“
Meryl Streep “Florence: Quem é essa mulher?“
Ruth Negga “Loving“
Isabelle Huppert “Elle“

Comentários: Nesta categoria a favorita é Emma Stone por La La Land e, realmente, devo admitir que a atriz fez um trabalho maravilhoso. No entanto, quem está colada em segundo em lugar é Natalie Portman por seu trabalho em Jackie. Portman, no entanto, já tem uma estatueta pela incrível atuação em Cisne Negro, o que leve talvez a Academia optar por prestigiar sua rival. Porém, suas chances diminuíram consideravelmente pelo fato de que Emma Stone não somente levou o prêmio SAG Awards, mas também foi premiada no Festival de Veneza.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali “MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR“
Jeff Bridges “A QUALQUER CUSTO”
Lucas Hedges “MANCHESTER À BEIRA-MAR“
Dev Patel “LION: UMA JORNADA PARA CASA”
Michael Shannon “ANIMAIS NOTURNOS“

Comentários:  Mahershala Ali por sua interpretação em Moonlight será o grande vencedor. Embora os demais atores nomeados sejam igualmente competentes, dificilmente serão agraciados com uma estatueta. Ali vem roubando a cena em todos os eventos, cerimônias e premiações, sendo bastante elogiado pela crítica. E, obviamente, venceu no SAG Awards.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis “Um Limite entre Nós”
Naomi Harris “MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR“
Nicole Kidman “LION: UMA JORNADA PARA CASA”
Octavia Spencer “ESTRELAS ALÉM DO TEMPO“
Michelle Williams “MANCHESTER À BEIRA-MAR“

Comentários: Não há dúvidas que Viola Davis levará este prêmio por sua atuação em Um Limite Entre Nós. Tanto em quantidade de troféus, quanto no grau de importância dos eventos, ela é a vitoriosa, ficando difícil apostar as minhas fichas em qualquer outra atriz.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
“LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
“MANCHESTER À BEIRA-MAR“
“A QUALQUER CUSTO”
“O lagosta”
“20th century woman”

Comentários: Minhas apostas aqui não vão para La La Land. Esse é um filme que deve ser apreciado e valorizado muito mais pelos seus aspectos técnicos do que pela sua história, a qual inclusive está longe de ser considerada original. O favorito da vez é Manchester à Beira-Mar, pelo desempenho nas premiações também. Além de várias indicações por seu roteiro, também no Sindicatos dos Roteiristas, é um dos filmes que ganhou o prêmio de Filme do Ano pelo American Film Institute (AFI), e igualmente foi premiado pelo seu roteiro em diversos eventos dos Estados Unidos como, a Alliance of Women Film Journalists, em inúmeras Associações de Críticos em todo os Estados Unidos, inclusive A Sociedade Nacional de Críticos e na Hollywood Film Awards

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
“Moonlight: Sob a Luz do Luar”
“LION: UMA JORNADA PARA CASA”
“Um Limite Entre Nós”
“ESTRELAS ALÉM DO TEMPO“
“A CHEGADA“

Comentários: Se Moonlight não for premiado na categoria de Melhor Filme, minha aposta é que nesta ele ganhará. Outro candidato muito forte ainda é A Chegada, que ganhou o prêmio na mesma categoria no Critic’s Choice e recentemente no Sindicato dos Roteiristas. Moonlight, por sua vez, ganhou no mesmo evento na categoria de roteiro original, mas concorre na adaptada no Óscar este ano. Esse é um filme que tem uma história muito importante. Ainda que os demais candidatos também sejam relevantes em suas respectivas histórias, nenhum deles é tão estimado quanto a adaptação de Barry Jenkins está sendo.  Ainda há sim uma margem para que seu principal rival consiga levar a estatueta, afinal, A Chegada tem um roteiro impecável, mas acredito que a Academia provavelmente irá considerar o contexto social e racial abordado em Moonlight.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
O Apartamento (Irã)
Toni Erdmann (Alemanha)
Tanna (Holanda)
Um Homem Chamado Ove (En Man Som Heter Ove, Suécia)
Under Sandet (Dinamarca)

Comentários: Os principais concorrentes dessa categoria são: o alemão Toni Erdmann e o iraniano O Apartamento. Apesar de a crítica preferir este último, Toni Erdmann está chamando atenção pelos prêmios que ganhou como na Sociedade Nacional de Críticos de Cinema para Melhor Filme Estrangeiro e no New York Film Critics Circle Awards de Melhor Filme Estrangeiro. Já O Apartamento venceu o prêmio na categoria no Satellite Awards e no National Board of Review, acirrando a disputa entre os dois filmes. Considerando a quantidade e os eventos em que foi premiado, Toni Erdmann pode ser a aposta mais segura.

Confira as demais categorias!

MELHOR FOTOGRAFIA
“A CHEGADA“
“LA LA LAND“
“MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR“
“O silêncio”

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Fogo no mar”
“Eu não sou seu negro”
“Life, animated”
“O.J. Made in America”
“13TH“

MELHOR ANIMAÇÃO
“Zootopia”
“Moana: Um Mar de Aventuras”
“A Tartaruga Vermelha”
“Kubo e as Cordas Mágicas”
“Minha Vida de Abobrinha”

MELHOR CURTA-METRAGEM
“Ennemis Intérieurs”
“La femme et le TGV”
“Silent night”
“Sing”
“Timecode”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Audition (The fools who dream)” – “LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
“Can’t stop the feeling” – TROLLS”
“City of stars” – LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
“The empty chair” – Jim: The James Foley Story”
“How far I’ll go” – “Moana”

MELHOR TRILHA SONORA
Micha Levi – “JACKIE“
Justin Hurwitz – “LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
Nicholas Britell – “Moonlight: Sob a luz do luar”
Thomas Newman – “Passageiros”

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
“Um Homem Chamado Ove”
“STAR TREK: SEM FRONTEIRAS“
“ESQUADRÃO SUICIDA“

MELHOR FIGURINO
“ALIADOS”
“JACKIE”
“LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES”
“Animais Fantásticos e Onde Habitam”
“Florence: Quem é essa Mulher?”

MELHOR EDIÇÃO
“A CHEGADA“
“ATÉ O ÚLTIMO HOMEM“
“A QUALQUER CUSTO”
“LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
“MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR“

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
“A CHEGADA“
“HORIZONTE PROFUNDO – DESASTRE NO GOLFO“
“ATÉ O ÚLTIMO HOMEM“
“LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
“SULLY: O HERÓI DO RIO HUDSON“

MELHOR MIXAGEM DE SOM
“A CHEGADA“
“ATÉ O ÚLTIMO HOMEM“
“LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
“ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA STAR WARS“
“13 Hours: The secret soldiers of Benghazi”

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
“A CHEGADA“
“Animais fantásticos e onde habitam”
“AVE, CESAR!“
“LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES“
“Passageiros”

MELHOR EFEITO VISUAL
“HORIZONTE PROFUNDO – DESASTRE NO GOLFO“
“DOUTOR ESTRANHO“
“Mogli: O Menino Lobo”
“Kubo e as cordas mágicas”
“ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA STAR WARS“

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
EXTREMIS
4.1 Miles
Joe’s Violin
Watani: My Homeland
OS CAPACETES BRANCOS

MELHOR CURTA-METRAGEM EM ANIMAÇÃO
Blind Vaysha
Borrewed Time
Pear Cider and Cigarettes
Pearl
Piper

Written By
admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *