Por Rebecca LB.
Le Petit Prince:
O Pequeno Príncipe é uma obra imortal da literária do escritor Antonie de Saint Exupery, que conta a história da amizade de um homem frustrado por ninguém entender os seus desenhos e um pequeno príncipe que habita em um asteroide no espaço. O Título original é conhecido como Le Petit Prince, publicado pela primeira vez em 1943 e este livro é marcado pelo alto teor poético, mesmo considerado uma literatura para crianças. O autor do livro é o personagem principal da história e assume também o papel de narrador, contando sobre o dia em que seu avião caiu no meio do deserto do Saara.
Ao longo da narrativa, o adorável Pequeno Príncipe conta suas aventuras mágicas para o protagonista, que vai percebendo como as pessoas deixam de dar valor as pequenas coisas e sentimentos da vida, conforme vão crescendo.
Citações da Alma e do Corpo do pequeno Príncipe:
“O essencial é invisível aos olhos e só pode ser visto no coração.” Através da afirmação da Raposa podemos concluir que para conhecer o que é essencial é preciso ver com o coração e não simplesmente com os olhos.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Esta frase explica que quando é formado um relacionamento as pessoas se cativam e ao cativarem, são responsáveis por ela, seja na pessoa ou no sentimento que criam.
“É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou”. Nem todas as pessoas são iguais, nem todas as pessoas te respeitam, nem todas as pessoas te amam, mas muitas o fazem e não são reconhecidas.
“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante.” Podemos concluir com esta frase que o que torna as pessoas importantes é o tempo que investimos nelas, quanto mais tempo mais importante se torna nas nossas vidas.
“As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes”. As duas estruturas mencionadas, muro e ponte, servem para designar atitudes no contexto da interação social. Os muros servem para criar uma separação enquanto as pontes tem a função oposta, ou seja, são construídas para conectar dois lugares. Assim, que é solitário se afasta das pessoas, construindo muros e não pontes.
“Se tu vens, por exemplo, as quatro da tarde, desde as três, eu começarei a ser feliz”. Com esta declaração, a Raposa expressa o carinho que sente pelo Pequeno Príncipe. O mesmo acontece entre pessoas que gostam uma das outras, existe esse sentimento de antecipação quando se sabe que vai haver um encontro.
Eu acho que a Cobra é um dos personagens mais importantes da história. Porque diferente do Pequeno Príncipe, a Cobra mostra a realidade, diferente do visto pelo Pequeno Príncipe. A Cobra sacrifica a criança em prol do adulto, precisamos amadurecer e deixar os sonhos para trás para teremos novos sonhos.
1 Comment
ESSA MENINA É MUITO FOFA