Color Out of Space: A Cor que caiu do Espaço (2020)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje tenho a sorte de falar sobre um dos primeiros filmes baseados na obra do renomado autor de livros de terror de HP Lovecraft.

Color Out of Space é um filme de terror americano de ficção científica de 2019, dirigido e co-escrito por Richard Stanley, baseado no conto ” A Cor que caiu do Espaço ” de HP Lovecraft . É estrelado por Nicolas Cage, Joely Richardson, Madeleine Arthur, Q’orianka Kilcher e Tommy Chong e este é o primeiro longa-metragem de Stanley dirigido desde que foi demitido de A Ilha do Dr. Moreau (1996). Segundo Stanley, é o primeiro filme de uma trilogia de adaptações de Lovecraft, que ele espera acompanhar com uma adaptação de ” The Dunwich Horror “.

Color Out of Space (2020): Dirigido por Richard Stanley, produzido por Daniel Noah, Josh C. Waller, Elijah Wood e Lisa Whalen, escrito por Richard Stanley e Scarlett Amaris, baseado em ” A Cor que Caiu do Espaço” de HP Lovecraft. Estrelando Nicolas Cage, Joely Richardson, Madeleine Arthur, Q’orianka Kilcher e Tommy Chong. Companhia de produção SpectreVision e Distribuído por RLJE Films. Orçamento de US $ 6-12 milhões e bilheteria de US$ 1 milhão.

Sinopse: Após a mastectomia de sua esposa Theresa , Nathan Gardner muda sua família, incluindo os filhos Lavinia, Benny e Jack, para a fazenda de seu falecido pai, onde ele tenta cultivar tomates e criar alpacas . Uma noite, um meteoro brilhante cai no jardim da frente, emitindo uma cor sobrenatural. Na manhã seguinte, o hidrologista Ward Phillips, que está pesquisando a área para o desenvolvimento de uma barragem, junto com o prefeito e o xerife da cidade vizinha de Arkham, chega para ver o meteoro. Naquela noite, Nathan e Lavinia testemunham o meteoro sendo atingido por vários raios.

Ward percebe que a água subterrânea assumiu um brilho oleoso e o testa. Quando suas tiras de teste começam a brilhar com uma cor forte, ele aconselha os Gardners a não tomá-lo, mas ele não pode convencer o prefeito a fazer nada (já que ela não quer assustar os desenvolvedores da barragem).

Jack fica obcecado por um poço que fica a alguns metros de onde o meteoro caiu. Uma vegetação estranha e de cores vivas começa a crescer ao redor, insetos mutantes voam para fora dela e Jack insiste que pode ouvir um homem lá dentro. Ward visita outro morador, Ezra, que toca para ele uma gravação do que ele diz serem pessoas andando pelo subsolo. Uma equipe de notícias chega para entrevistar Nathan sobre o meteoro, mas ele desapareceu misteriosamente.

Mais tarde, enquanto Theresa prepara o jantar, ela distraidamente corta dois dedos da mão. Enquanto Nathan a leva para o hospital, as coisas rapidamente saem do controle na casa quando Benny acha as alpacas incontroláveis, seu cachorro (Sam) foge e Jack fica traumatizado por algo que viu no poço. Após o retorno dos pais, Nathan ataca Benny e Lavinia com raiva incomum. No dia seguinte, depois que Nathan tenta colher seus tomates, que se tornaram deformados e intragáveis,  ele e Theresa brigam quando a internet cai novamente e ela perde um mais cliente.

Naquela noite, Lavinia tenta realizar uma cerimônia wiccaniana para salvar sua família, mutilando-se no processo. Theresa ouve Jack e Benny gritando no celeiro, algo terrível aconteceu com as alpacas e corre para ajudá-los. Enquanto fogem de volta para casa, Theresa e Jack são atingidos por vários raios de cor forte, que os fundem em uma única massa enlouquecida. Incapaz de ligar o carro ou pedir ajuda, já que todos os dispositivos eletrônicos pararam de funcionar, Nathan e as outras crianças carregam o a esposa e o filho fundido em um só ser para o sótão. Nathan então pega uma espingarda e entra no celeiro, onde encontra todas as suas alpacas transformadas e fundidas. Nathan destrói a criatura. Ele então retorna para o sótão, dá ordens a seus filhos para sair e se prepara para matar sua esposa e filho mutantes, mas não consegue.

Lavinia e Benny conspiram para escapar da fazenda em seu cavalo, mas o cavalo foge antes. Benny então acredita que ouve Sam choramingando no poço e insiste em ir atrás dele. A cor explode na água e desintegra Benny. Perdendo o controle da sanidade, Nathan prende Lavinia no sótão com o monstro (Mãe e Filho), que agora se tornou agressivo e a ataca. Ward e o xerife chegam e entram no sótão e Nathan mata a criatura, dizendo que ele não podia mais reconhecê-la como sua família. Quando eles saem da casa, a Cor sai do poço e deixa Nathan louco. Ele tenta atirar na cor, mas o xerife confunde a mira de Nathan por Ward e atira em Nathan, que morre nos braços de Lavinia. Lavinia declara que não irá embora porque a Cor não permitirá.

Ward e o xerife vão buscar Ezra, mas apenas encontram seu cadáver desidratado e uma gravação que ele deixou para trás, onde supõe que a Cor está tentando refazer a Terra em “algo que ela conhece”. Voltando para a casa da fazenda, uma árvore mutante mata o xerife Pierce.

Ward tenta resgatar Lavinia, mas a Cor explode do poço e ruge no céu em um funil imponente. Lavinia o toca e compartilha com ele sua visão de onde a Cor provém, um setor horrível do espaço sideral habitado por entidades alienígenas perturbadoras e com tentáculos, e depois se desintegra. À medida que o espaço e o tempo começam a se desenrolar ao seu redor, Ward é perseguido na fazenda por uma aparição assassina de Nathan e se esconde na adega enquanto a Cor desaparece no céu, derrubando a casa e deixando a terra circundante como uma “clareira” “de cinzas e ruínas.

Em um epílogo, uma pessoa traumatizada fica em cima da represa acabada e diz que, sabendo o que sabe sobre esse lugar, nunca beberá a água.

Crítica: Como de Stephen King a Edgar Allan Poe, sou também um fá ardoroso dos trabalhos literários de Lovercraft, que diferente dos mestres citados acima, coloca a humanidade não no centro da espiritualidade ou da existência, mas como um meio de libertação para algo mais antigo, glorioso e inexplicável, que não se importa com as pequenas formigas que somos dentro deste imenso universo de possibilidades que habitamos.

O diretor Richard Stanley tem muita dificuldade de adaptar o conto de terror, algo bem semelhante as já vistas versões cinematográficas do Cemitério Maldito (Stephen King) ou Bird Box (Josh Malerman) , pois trabalhar com algo que não se pode ver, mas sentir é algo de difícil adaptação, principalmente para pender o espectador no ritmo da história, mas Stanley inteligentemente nos apresenta uma exuberante palheta de cores como meio de transformação do real para o imaginário, tornando-a o vilão da história, o que deu certo na medida certa para a profundidade e emoção nas cenas do filme, nos fazendo olhar para tudo que brilha ou se destaca.

De easter eggs, a cena em que Gardner (Cage) assistia a TV fora de sintonia me lembrou muito o filme Poltergeist (Spielberg), outra que aparece o livro Necronomicon, uma homenagem direta a Lovercraf, também me lembrou a trilogia de Sami Raimi Evil Dead. Mas é na visão de Madeleine estão as melhores homenagens de Stanley ao universo de terror literário de Lovercarft. Ao ver a cena me lembrei muito da descrição de Lovercarft ao seu universo sombrio repleto de paisagens caóticas e seres de tamanho e forma incompreensíveis para a mente humana. Lembro-me de ler esta passagem em um conto de Cthulhu e a descrição do autor da visita dentro do corpo de um dos “deuses”, de toda gravidade e energia negativa do mesmo. Provavelmente a mesma sensação que Dante teve no clássico O Inferno de Dante, assim como os viajantes em vários livros de terror de época.

Do elenco o sempre desnecessário Nicolas Cage como Nathan Gardner, agricultor, pai e chefe da família Gardner. Cage parece querer nos fazer rir com sua excentricidade e crises fora de contexto, nunca sei quando ele está atuando ou sendo ele mesmo, principalmente quanto as constantes mudanças de humor do seu personagem, Cage parece fazer isso aleatoriamente, sem sentido, não acompanhando o contexto da história que pede algo de seu personagem que ele não entrega. Cage parece querer imitar o ator Craig T. Nelson em Poltergeist O Fenômeno, mas erra demais. A cena do carro e as dos tomates são dignas do prêmio Framboesa de pior atuação, de novo. Acho até inspirador que  Cage aceite papéis em filmes menores, mas poderia fazer alguma diferença atuando melhor do que o já previsto.

Agora atuação boa fica por conta da versátil Madeleine Arthur, como Lavinia Gardner, a filha adolescente e ligada a magia Wicca. Arthur aproveita bem o papel e a chance de atuar história de terror, mostrando paixão, personalidade nas cenas certas e o ponto correto de emoção de acordo com o perigo eminente, além dos anseios de toda a adolescente ao se sentir castradora por sua família que “prendeu” em uma fazendo no meio do nada, se inserindo em vários momentos como a personagem central da história e dando até credibilidade na sua fé contra tudo que está acontecendo. É nela que a história tem a defesa humana contra as forças das trevas.

O resto do elenco está apresentável de acordo com as necessidades do roteiro. Até esperava um pouco mais da atriz Joely Richardson como Thereza Gardner, a mãe da família, mas acho que a química com Cage e o resto do elenco prejudicou a atriz, que parecia não saber atuar perto do exagerado Cage. Richardson não fez nem uma personagem frágil nem forte, apenas estava lá de acordo com o roteiro para sofrer ao perder os dedos ou se fundir com o filho.

Curiosidades: A mãe de Richard Stanley , Penny Miller, era uma grande fã de HP Lovecraft . Ela leu os trabalhos de Lovecraft para Stanley quando ele era jovem. Aos 12 ou 13 anos, ele leu ” The Color Out of Space “, que “sempre fez parte de sua composição psicológica”. Quando sua mãe sofria de câncer, Stanley leu as obras de Lovecraft para ela nos anos em declínio.

Stanley anunciou o projeto inicialmente em 2013, apresentando um trailer de conceito on-line. Em setembro de 2015, foi anunciado que a Spectrevision produziria o filme com uma data de início projetada para o início de 2016.

Após muitos atrasos, foi anunciado em dezembro de 2018 que Nicolas Cage havia assinado o papel principal e que as filmagens começariam no início de 2019 com os co-produtores SpectreVision e ACE Pictures. Em janeiro de 2019, a produção anunciou outros membros do elenco, incluindo as estrelas Joely Richardson , Tommy Chong , Elliot Knight , Julian Hilliard e Q’Orianka Kilcher . As filmagens ocorreram em Portugal em fevereiro de 2019.

Color Out of Space estreou em 7 de setembro de 2019 na parte Midnight Madness do Toronto International Film Festival de 2019. Em 6 de setembro de 2019, foi anunciado que a RLJE Films adquiriu os direitos dos EUA em um acordo de sete dígitos e médio. “Color Out of Space” foi financiado pela Ace Pictures e a XYZ Films lidou com as vendas internacionais do filme.

Após as exibições selecionadas em 22 de janeiro, o filme foi lançado em 81 cinemas nos Estados Unidos em 24 de janeiro de 2020. Com pré-estreias e as primeiras bilheterias nos finais de semana, o filme arrecadou US $ 358.154 nos quatro dias.

No agregador de críticas Rotten Tomatoes , Color Out of Space possui uma classificação de aprovação de 86% com base em 176 avaliações e uma classificação média de 6.71 / 10. O consenso dos críticos do site diz: “Um retorno bem-vindo do diretor Richard Stanley, Color Out of Space mistura polpa de filme B com o horror visual de Lovecraft e um pitada de gonzo de Nicolas Cage”. Em Metacritic , o filme tem uma pontuação média ponderada de 70 em 100, com base em 28 críticos, indicando “críticas geralmente favoráveis”.

Chris Bumbray, de Arrow in the Head, classificou o filme com uma pontuação de 7/10, elogiando as performances, o estilo visual e os efeitos do filme, notando a duração do filme. Bumbray resumiu sua resenha escrevendo: “Embora seja um pouco lento e artístico para os fãs de terror hardcore, o Color Out of Space ainda é um retorno útil para Richard Stanley, que não perdeu nada”. Mary Beth Andrews, do Daily Grindhouse, deu uma crítica positiva ao filme, escrevendo: “O filme de Richard Stanley capta com sucesso a loucura do trabalho de Lovecraft e é uma interpretação moderna deslumbrante. Lovecraft é notoriamente difícil de adaptar , mas Stanley caminha na linha tênue entre horror e medo existencial para criar uma adaptação bem-sucedida “.

Deborah Young, do The Hollywood Reporter , elogiou o filme de maneira semelhante, escrevendo: “Atingindo os pontos principais da trama com SFX bem projetado e algumas impressionantes fotografias noturnas, o filme de Stanley consegue ser realmente assustador, mesmo com o fermento semi-farsico da estrela Nicolas Cage acrescentando alguns risadas malucas “. Jonathan Barkan, do Dread Central, premiou o filme com 3,5 de 5 estrelas, elogiando o estilo visual, os efeitos especiais e a trilha sonora do filme, enquanto criticava o primeiro e o terceiro ato do filme. No entanto, Barken resumiu sua crítica afirmando: “Deslumbrante, vibrante e aterrorizante, o Color Out of Space está repleto de criaturas Lovecraftianas e infecções cósmicas em abundância. Não é perfeito, mas caramba, é um passeio selvagem”.

Dennis Harvey, da Variety, fez uma crítica positiva ao filme, observando o tom irregular do filme, o clímax “completo” e a performance “arbitrariamente excêntrica” ​​de Cage; enquanto elogia as imagens de outro mundo, a cinematografia e a direção do filme. Katie Goh, do Skinny , deu ao filme uma classificação de 3 para 5, afirmando que: ” Color Out of Space está no seu melhor quando Stanley faz esse filme sutil e inteligente, gesticulando para o horror ao invés de empurrá-lo. na nossa cara “.

Howard Gorman, da NME, elogiou o retorno bem-vindo de Stanley, destacando o núcleo “conto moral intenso, imprevisível e angustiante”, e Cage dando sua virada “mais sutil” na última década.

H. P. Lovercraft (1890 a 1937): Howard Phillips Lovecraft, nascido em Providence, Rhode Island, 20 de agosto de 1890 e falecido em Providence, Rhode Island, 15 de março de 1937, mais conhecido por H. P. Lovecraft, foi um escritor americano que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica.

Lovecraft originou o ciclo de histórias que, posteriormente, foram agrupadas nos Mitos de Cthulhu e o grimório fictício conhecido como Necronomicon, atribuído em suas histórias a um estranho árabe de nome Abdul Al Hazred, através do qual os seres humanos em suas histórias entravam em contato com o panteão de entidades criadas pelo autor. Lovecraft era assumidamente conservador e anglófilo, o que pode ser observado em seu poema An American To Mother England,publicado em janeiro de 1916.

Seu estilo literário emprega arcaísmos, vocabulário e ortografia marcadamente britânicos, fato que contribui para aumentar a atmosfera de suas histórias, como no conto O Caso de Charles Dexter Ward, que contêm referências a personagens que viveram antes da independência das Treze Colónias, bem como a estabelecimentos comerciais existentes entre os séculos XVII e XVIII.

Lovecraft chamava seu princípio literário de “Cosmicismo” ou “Horror Cósmico”, pelo qual a vida é incompreensível ao ser humano e o universo é infinitamente hostil aos seus interesses. Suas obras expressam uma profunda indiferença às crenças e atividades humanas, assim como uma atitude profundamente pessimista e cínica, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, do Romantismo, do Cristianismo e do Humanismo. Os protagonistas de Lovecraft eram o oposto dos tradicionais por momentaneamente anteverem o horror da última realidade e do abismo.

Durante sua vida, Lovecraft teve um número relativamente pequeno de leitores. No entanto, postumamente, com o passar das décadas, sua reputação foi se elevando e, agora, é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. Joyce Carol Oates disse que Lovecraft, assim como Edgar Allan Poe no século XIX, tem exercido “uma influência incalculável sobre sucessivas gerações de escritores de ficção de horror” e Stephen King classificou o escritor como “o maior praticante do século XX do conto de horror clássico”.

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