Arrow (4a Temporada – The Flash a Constantine):
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falaremos da série Arrow e suas quatro temporadas.
Arrow : Até a Terceira Temporada:
A série conta a história de Oliver Queen, um playboy bilionário de Starling City, que passa cinco anos preso em uma ilha após um naufrágio que põe fim a vida de todos a bordo, incluindo seu pai, Robert Queen, e Sara Lance, irmã mais nova de sua namorada Laurel Lance, com quem estava tendo um caso. Após seu retorno à Starling, ele se reencontra com a mãe, Moira Queen, e seu novo marido, Walter Steele, o antigo CFO da companhia do seu pai e que agora é o novo CEO. Ele também é bem recebido pela irmã mais nova, Thea, e seu melhor amigo, Tommy Merlyn, filho do bilionário Malcolm Merlyn. Oliver também tenta reencontrar-se com a ex-namorada Laurel, mas ela o culpa pela morte da irmã, Sara, já que ambos estavam tendo um caso no momento do acidente. Durante o dia, Oliver finge ser um playboy bilionário; à noite, ele se torna um Vigilante com capuz verde, seguindo os desejos do seu pai antes de morrer, corrigindo os erros da família Queen, lutando contra os males da sociedade e restaurando Starling City à sua antiga glória. O Vigilante, a outra personalidade de Oliver, torna-se o foco do detetive Quentin Lance, pai de Laurel e Sara, que está determinado a prendê-lo. Ele acusa Oliver como o culpado da morte da filha e de sua esposa o ter largado, embora ele permaneça sem saber da sua verdadeira identidade. Oliver é constantemente acompanhado por seu guarda-costas, John Diggle, o namorado de sua irmã, Roy Harper, que o auxilia como o vigilante Arsenal, e a técnica de TI de sua empresa, Felicity Smoak. A vida de Oliver sofre uma grande transformação quando ele descobre que Sara está viva e atua nas ruas de Starling City como a vigilante mascarada Canário, trazendo consigo diversos mistérios, dentre os quais que fez parte da Liga dos Assassinos. Como fugiu do grupo, a Liga dos Assassinos constantemente parte em busca de Sara para convencê-la a voltar a organização, tendo a mesma que permanecer foragida a fim de proteger sua família.
Após ser perdoada pela filha de Ra’s Al Ghul que a libertou da organização, ela começa um relacionamento amoroso com o Arqueiro, bem como se une a equipe de vigilantes do mesmo a fim de combater o crime na cidade. Ao lado da Canário, Oliver consegue derrotar Slade Wilson/Exterminador, um psicopata que busca vingança de Oliver devido a conflitos no passado, no período em que Oliver, Sara e Slade estiveram presos na Ilha. Eles conseguem derrotar Slade, e quando pensavam que a paz enfim reinou, uma grande tragédia acontece: Canário é misteriosamente assassinada. Após a morte de Sara, Laurel começa a enxergar o mundo de outra forma e começa a ter outras perspectivas de vida, honrando em todos os seus atos sua irmã mais nova, fonte de sua admiração, tornando-se a Canário Negro. Descobre-se posteriormente que a assassina de Sara fora Thea Queen, que estava dopada por Merlyn. Malcolm assassinou Sara para chamar a atenção de Oliver e colocá-lo no caminho de R’as Al Ghul, para que em determinado momento, Oliver derrotasse R’as e ele pudesse assumir seu lugar na Liga dos Assassinos. Sara é revivida pelo Poço de Lázaro e assume a identidade de Canário Branco. Oliver decide deixar de ser o Arqueiro, e viaja com Felicity Smoak, sua namorada, para longe. Roy, para proteger a identidade secreta de Oliver, assume-se como o Arqueiro e simula sua morte, abandonando a equipe. A cidade fica aos cuidados da Canário Negro, John Diggle e Thea Queen, que após treinar com Malcolm Merlyn, torna-se a heroína Speedy.
Crítica: Arrow terminou muito mal sua terceira temporada e muito das críticas vieram do roteiro extremamente pesado ao herói arqueiro. Além disso, ao final da terceira temporada, o ator Stephen Amell declarou que poderia ser sua última participação na série, mostrando descontentamento com o trabalho. Analisando o roteiro da terceira temporada, incomodou como Fanboy ser uma cópia descarada e mal produzida do arco das HQ´s de Batman: O Filho do Demônio dos autores Mike W. Barr e Jerry Bingham e talvez até nos filmes de Nolan, onde o mesmo vilão das aventuras citadas do Batman, R’as Al Ghul coloca um terrível estratagema como o Cavaleiro das Trevas. Infelizmente aqui na terceira temporada o resultado não é tão positivo tornando o contexto confuso, principalmente quando ao deslocamento tempo / espaço entre a cidadela de Ghul e Starling City, parecendo que em minutos se vai de um a outro lugar (Já ligaram o portal da Liga da Justiça?). Arrow que era uma adaptação que dava orgulho de ter tantos personagens do Universo da DC, desde o Cross com The Flash até o Esquadrão Suicida, mas este excesso acabou fazendo mais mal do que bem ao roteiro e o desenvolvimento dos personagens, que oscilavam entre vilões e mocinhos dependendo da situação, como o detetive Quentin (Paul Blackthrone) e Malcon Merlym (John Barrowsman). Outro ponto que me incomodou é a Ilha de Lost, ou como é conhecida na série, Lian Yu (purgatório em chinês), que a cada temporada se cria um motivo para contar as constantes voltas de Queen no passado a ilha, e segundo minhas contas, deve durara até pelo menos a quinta temporada, para que ele possa se tornar o Arrow do primeira temporada.
Já na Quarta temporada alguns pontos me surpreenderam, principalmente o primeiro capítulo onde uma pessoa atravessa o bar e você vê nele uma jaqueta verde escrita em Jordan (Hal Jordan – Lanterna Verde), meu coração palpitou rapidamente e quase fiquei sem fôlego. O roteiro está mais simples e leve, sem tantos questionamentos pessoais, tantos personagens ao mesmo tempo e mortes, o que o tornq mais agradável. Os Cross Over e Easter Eggs com a série The Flash e a falecida série Constantine (Matt Ryan) animaram e deram um fôlego para a série. A constante tentativa do Arrow de fazer as pazes com Diggle, finalmente usando um uniforme, me parece um pedido de desculpas dos roteiristas aos fãs por tantos erros da terceira temporada, inclusive algumas frases usadas pro Diggle insinua isso sobre as decisões absurdas de Oliver Queen. Ainda sinto a falta de Manu Bennett como Slade Wilson e acho que a boa atriz Cynthia Addai-Robinson (Amanda Waller) ainda está sendo mal utilizado somente no passado de Arrow como uma quase vilã. Até o momento, o pseudo “Homem de Ferro” Brandon Routh, que deveria ser o Elektron, continua morto aguardando Legends of Tomorrow iniciar. Sim, a série está melhor que sua temporada anterior, com a possibilidade do cross com a série Supergirl junto com The Flash e as correções feitas com a possível morte da Canário Negro garantem uma quinta temporada de uma que já foi a melhor adaptação da DC para séries.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/