“Aos Olhos de Ernesto” terá pré-estreia neste domingo em Belo Horizonte

Como parte da programação da Mostra Imagem dos Povos, o premiado longa “Aos Olhos de Ernesto”, escrito e dirigido por Ana Luiza Azevedo (Antes Que O Mundo Acabe), terá pré-estreia com a presença da cineasta neste domingo, 15 de abril, às 19h, no MIS Cine Santa Teresa. Protagonizado pelo ator uruguaio Jorge Bolani (Whisky) o longa é uma produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, e tem distribuição da Elo Company. O lançamento nos cinemas será no dia 2 de abril.

“Aos Olhos de Ernesto” recebeu o prêmio da crítica na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e os prêmios do público e de melhor ator no 23º Festival Internacional de Cine de Punta del Este. O filme teve sua estreia mundial em outubro  do ano passado no 24º Festival Internacional de Busan (Coréia do Sul), já foi exibido na Mostra Latina do Festival do Rio 2019, e no 41º Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana. A cineasta está feliz com a repercussão nos diversos países em que o filme já foi exibido. “É muito bom ver como o filme se comunica bem com uma plateia de, predominantemente, coreanos, no Festival de Busan; ou de cubanos, uruguaios, argentinos e brasileiros. O filme toca em questões que são universais. Mesmo que seja falado em portunhol, com um personagem uruguaio que vive no Brasil, as questões das limitações da velhice, da solidão, da falta de perspectivas na juventude e da possibilidade de transformação e descobertas no encontro de duas pessoas, é igual em qualquer cultura.

Na trama, Ernesto (Bolani) é um ex-fotógrafo uruguaio, que se depara com uma crescente cegueira e as limitações diversas que acompanham a avançada idade.  Viúvo e pai de filho único – Ramiro (Julio Andrade), que vive longe -, Ernesto ressignifica sua vida e os padrões da velhice ao conhecer a jovem Bia (Gabriela Poester), que o ajuda, até mesmo a reencontrar um grande amor.  Também no elenco, Jorge d’Elia, como Javier, o vizinho de Ernesto; Glória Demassi, que vive Lucía, o amor uruguaio do protagonista; e as participações de Mirna Spritzer, Áurea Baptista, Janaina Kremer, Celina Alcântara e Marcos Contreras.

Sobre a diretora: Diretora e roteirista. Formada em Artes Visuais pela UFRGS. Sócia da Produtora da Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu e roteirizou diversos longas, curtas, séries de TV, entre eles “Aos Olhos de Ernesto” (2019), “Primavera das Neves” (2017), “Antes Que O Mundo Acabe” – Melhor Longa APCA (2010), “Dona Cristina Perdeu a Memória” – Melhor curta CinePE (2002), “Três Minutos” – seleção oficial Cannes (2000) e Melhor Curta Brasília (1999), “Barbosa” – Melhor Curta Havana (1989), o telefilme e a série “Doce de Mãe” (TV Globo) – Emmy  Melhor Comédia (2015), Grandes Cenas (Canal Curta!, 2016). É uma das coordenadoras do Núcleo de Roteiro Casa de Cinema. Foi programadora do Cine Santander de 2001 a 2011.

Sinopse: Ernesto vem enfrentando as limitações da idade avançada como a solidão e a crescente cegueira, que ele acha que pode disfarçar de todos. Quando ficou viúvo, Ernesto aprendeu que envelhecer é ocupar os silêncios com um disco rodando, com os telefonemas do filho que mora longe, com as idas ao banco para buscar sua escassa aposentadoria, com rápidas visitas do vizinho Javier e a espera de uma nova carta de Lucía. Mas Bia, uma descuidada cuidadora de cães, atropela a sua vida e coloca em risco seu metódico cotidiano. E Ernesto percebe que envelhecer pode ser rejuvenescer com a intensa companhia de uma menina que não tem nem trinta anos. Que a vida e o amor são possíveis, até para quem tem quase 80 anos.

Ficha Técnica:

Elenco: Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorge d´Elia, Julio Andrade, Glória Demassi, Áurea Baptista, Marcos Contreras

Direção: Ana Luiza Azevedo

Produção executiva: Nora Goulart

Produção: Casa De Cinema De Porto Alegre

Roteiro: Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado

Colaboração de roteiro: Vicente Moreno, Miguel Da Costa Franco

Direção de fotografia: Glauco Firpo

Direção de arte: Fiapo Barth, William Valduga

Montagem: Giba Assis Brasil

Música original: Leo Henkin

Som direto: Rafael Rodrigues

Desenho de som: Tiago Bello, Marcos Lopes

Mixagem: Tiago Bello

Figurinos: Rosângela Cortinhas

Caracterização: Britney Federline

Primeira assistente de direção: Laura Mansur

Direção de produção: Glauco Urbim

Patrocinador: ANCINE, BRDE, FSA, BNDES

Mais do NoSet