Analise de Super Bomberman R: Hora de voltar a ser criança

Se tem uma coisa que a Nintendo faz muito bem é ter o devido respeito a seu império e a seus populares personagens amados pelos fãs e pelo público em geral. Super Mario e Luigi, Donkey Kong, Zelda e Link, e as criaturinhas de Pokémon, figuras importantes que ao decorrer dos anos não só tiveram diversos jogos, mas que também seguiram todos juntos da evolução do Console da Nintendo e não foram esquecidos com o tempo, ganhando total atenção e o devido reconhecimento que merecem. Entre tantos nomes eu não poderia deixar de fora Bomberman, que apesar de ter começado no NES e seguido para outros consoles e dispositivos celulares e portáteis, o icônico personagem dono de diversos jogos e que até hoje faz a diversão de várias gerações, ganha uma nova versão. O Homem-Robô mais amado e divertido que implanta bombas para explodir, chegou para a nova geração em uma nova aventura junto de seus irmãos em Super Bomberman R. Então fica ligado que agora vou trazer uma análise do jogo para vocês, e já adianto que está imperdível.

Um bom jogo não pode ser apenas feito de nostalgia, claro que a essência tem que ser mantida, mas para um jogo que já carrega uma mala enorme e contando com um bom histórico, é preciso se reinventar e implementar melhoramentos de gameplay que corresponda o real proposito de fornecer uma ótima experiencia ao público.
Pressionando qualquer botão do controle você será direcionado a duas opções, a primeira delas é o padrão, que leva ao menu inicial do jogo relativamente simples, formado por 4 opções: Batalha, Modo História, loja e Configuração. São três níveis de dificuldade, iniciante, veterano e especialista, dependendo de qual seja escolhido pelo jogador, muda a quantidade de vidas, a força do inimigo e do chefe. Uma das grandes graças de jogar Bomberman R é o modo multiplayer tanto cooperativo como competitivo que são extremamente divertidos contando com até 8 jogadores. Já a segunda opção é o Grand Prix, que consiste em batalhas entre duas equipes 3vs3 em 2 Rounds e vence a equipe que montar as melhores estratégias usando das habilidades e trabalho em grupo para somar o maior número de pontos.

Enredo: Uma terrível ameaça surge da escuridão, o Imperador Maligno Buggler pretendo trazer o caos com os 5 Bombers do mal em busca de vingança. 8 irmãos Bomberman, seres robóticos que lutam pela justiça, unem forças para juntos lutar contra o Imperador Maligno Buggler e os 5 Bombers através de 5 mundos diferentes e perigosos para restaurar a paz no universo.
Modo História: Super Bomberman R traz uma história divertida sem qualquer complexidade ou profundidade, é bom de se acompanhar e se remete a um desenho de Cartoon para crianças, seguido de cutscenes mostrando por partes a construção da historia ao decorrer de cada fase. Falando de fases, o jogo conta com 50 estágios no modo principal, com cinco planetas e cada um é atribuído um Bomber do Mal, serão oito fases de labirintos diferentes até chegar no chefão de cada final de fase – estes confrontos tem duas etapas e termina em um confronto com um monstro robótico gigante.
Gráficos: Os labirintos basicamente se remetem a modernização visual do clássico, com uma construção de cenários diversificados de fases em 3D, jogado em formato bidimensional, com personagens e cenário tridimensionais e também conta com o uso da câmera isométrica o que não foi uma mudança tão bem aceita para alguns, mas que para mim é um ponto positivo, tornando a experiencia agradável.

Jogabilidade: Não houveram mudanças impactantes no que se refere a jogabilidade , quem jogou versões anteriores encontrará facilidade para jogar Super Bomberman R, a movimentação dos personagens é analógica, podendo parar o personagem onde você quiser sem ultrapassar o ponto de parada o que acontece bastante nos clássicos em momentos de implantar a bomba muito encima e ser pego pelo inimigo. Os 8 Bombers tem uma importante diferença no que diz a cor, características e personalidades diferente uma da outra, tornando o jogo mais diversificado, é engraçado poder ver a maneira de correr e agir de um personagem em comparação a outro, que está bem ressaltado, como o Bomberman azul que é preguiçoso diferente de seu irmão amarelo, que é bem animado e cheio de energia. Nem tudo é só explosão, assim como tem 5 planetas com fases, e a cada final das fases um Boss, também existe missões no modo campanha com objetivos de alavancas, coletar chaves e resgatar cidadãos em perigo. Powers ups são elementos importantes para ajudar a concluir os desafios e cada fase é desbloqueado novos itens, coloque a bomba em pontos estratégicos e saia de perto. Na primeira fase, assim como nos jogos da antiga, o jogador só pode pôr 1 bomba por vez em pontos estratégicos para explodir os blocos e em certos pontos após a explosão isso muda ao se descobrir itens. Como por exemplo Bomba, para se equipar e soltar um número maior para explodir, outros itens são patins, o que aumenta a agilidade do bomberman, chute Bomba, para chutar pra longe antes que exploda, luva de Boxe, para dar soco perfurando a Bomba, Luva azul, que permite pegar bomba e lança-la por cima do bloqueio atingindo o inimigo, Fogo, aumentando o alcance da explosão, o que significa estar em vantagem sobre seus inimigos. Mas com a vantagem também tem a desvantagem, assim como tem power ups bons também existe itens que podem diminuir o número de bombas e agilidade, você vai poder descobrir isso ao jogar. Em muitas das fases terá imãs espalhados pelo campo, o que pode ser um aliado ou o causador de sua morte (?) ao soltar uma bomba, caso o monstrinho se encontre sem saída, o imã vai atrair a bomba para explodir e em seguida vira contra a parede mudando de posição. Se você gosta de jogar o modo história não morrer será a sua principal meta, o jogo segue a linha dos jogos clássicos de game over, sem poder dar continuação de onde parou após perder todas as vidas. Mas existe uma maneira de poder continuar sem ter que começar do zero, pagando 300 moedas que são adquiridas não importando o modo que jogue, com elas você poderá comprar Bombers desbloqueáveis, acessórios e palcos de batalha. Durante as partidas o jogador terá à disposição a informações no canto esquerdo da tela, que mostra a quantidade de itens acumulados e que estará à disposição para serem usados.

Conclusões finais: Super Bomberman R é um reboot da série clássica de mesmo nome e para quem gosta de um enredo, o jogo traz de volta seu principal personagem contra seu maior antagonista, o Imperador maligno Buggler. o menu do jogo está em português e segue com legendas traduzidas nas cutscenes do modo história, que é muito bem elaborado e pode parecer algo muito cansativo para alguns, por conta do excesso de humor bem bobinho, mas por se tratar de um jogo de faixa etária livre para todas as idades é compreensivo e não gostar de como a história está sendo contada parte de uma opinião pessoal. Apesar de uma boa campanha, é no multiplayer que esta toda a graça, que traz toda sua gloria de tempos nostálgicos. Este modo conta com 8 níveis desbloqueados e 12 fases que podem ser desbloqueadas através da loja do jogo. Diferente da maioria dos jogos de hoje em dia, em que as empresas tiram dinheiro dos gamers para comprar fases e equipamentos, o game incentiva os jogadores a continuar jogando para desbloquear novos personagens, níveis e roupas com o uso de moedas que será adquirida apenas jogando qualquer um dos modos disponíveis. Outra coisa positiva é que para esta versão mais moderna, conta com um tutorial antes das partidas que ensina os controles e da instrução da missão a ser feita, por mais sendo um jogo amplamente conhecido dispensando qualquer suporte, é essencial a existência de um tutorial que vise ajudar quem está começando e também a quem precise de uma ajuda para certos comandos especiais. Por ser um jogo de ação dentro de um labirinto torna-se mais focado, exigindo raciocínio logico para explodir as bombas nos lugares certos sem morrer, muitas vezes o jogo entrega uma sensação de fases repetitivas o que torna cansativo para alguns e também existe o aumento no número de inimigos em um mesmo nível tornando a missão que já é difícil ainda mais complicada. Diferente das versões clássicas onde o personagem se movimenta de um jeito mais duro indo de um lado para o outro, em Super Bomberman R vemos uma física evoluída na movimentação com mais liberdade em 360 graus, o que torna a experiencia boa e vale ressaltar a personalidade e modo de agir de cada um dos 8 bombers diferente, genial. Em termos visuais e de som, temos um jogo bonito que referencia o estilo de arte com uma bela animação do cenário, personagens e inimigos, em conjunto a música ambiente que é agradável e simples, contrastando bem as fases com tons mais alegres e que lembra os jogos clássicos da franquia. Konami em parceria com a Desenvolvedora HexaDrive, entrega um excelente jogo sem se arriscar demais e segue a formula que garante a aprovação da maioria conquistando o público/ fãs do jogo.

Confira o trailer do jogo a seguir:

Super Bomberman R esta disponível nas plataformas: Playstation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PC (via Steam).

Mais do NoSet