Gabriela Amaral Almeida apresenta seu segundo longa, “A Sombra do Pai”, no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorrerá entre os dias 14 e 23 de setembro deste ano.
O filme fala de uma distante relação entre pai e filha, Jorge e Dalva. Ele é viúvo, quem cuida de sua vida e da sua filha é uma irmã, até que ela saí de casa para se casar. Daí o silêncio dele começa a ficar perigoso demais para a filha.
De acordo com que Jorge vai ficando mais distante e perigoso, Dalva, a filha, vai acreditando que tem poderes sobrenaturais, que pode trazer a falecida mãe de volta para normalizar essa relação tão defeituosa.
O toque de horror, beirando ao terror, é marca registrada de Gabriela, eterna fã de filmes de terror. Ela comenta que é uma honra apresentar um filme desse peso em Brasília em um ano eleitoral, podendo fazer reflexões que interagem com o tema do filme.
O roteiro de A SOMBRA DO PAI foi premiado em diversas seleções nacionais e internacionais, entre elas a do SUNDANCE INSTITUTE (2014, EUA), onde Gabriela Amaral Almeida foi a única brasileira a participar dos laboratórios de Roteiro, Direção, Música e Desenho de Som. A produção compartilhada entre a Acere e a RT Features.
O projeto contou com a assessoria de Quentin Tarantino (“Pulp Fiction”), Marjane Satrapi (“Persépolis”), Ed Harris, Robert Redford (“Butch Cassidy and the Sundance Kid”), dentre outros. O filme também participou do Guadalajara Film Market (2014, México); Fundación Carolina – Curso de Desenvolvimento de projetos (2013, Espanha), entre outros.
O lançamento comercial de “A Sombra do Pai” ainda não tem data definida.