Close
FILMES GAMES

Morre Graham Greene, ator indicado ao Oscar por “Dança com Lobos”, aos 73 anos

Morre Graham Greene, ator indicado ao Oscar por “Dança com Lobos”, aos 73 anos
Foto: Paul Morigi/Getty Images
  • Publishedsetembro 1, 2025

Faleceu nesta segunda-feira (1º de setembro) em Toronto, após longa batalha contra uma doença, o ator canadense Graham Greene, aos 73 anos. Conhecido mundialmente por sua atuação como Kicking Bird em Dança com Lobos (1990), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Greene também conquistou os corações de jogadores como a emoção por trás do personagem Rains Fall em Red Dead Redemption 2 (2018).

Desde os anos 1970, ele atuava no teatro e iniciou sua carreira na televisão em produções canadenses como The Great Detective (1979) e a estreia no cinema com Running Brave (1983). Seu papel em Dança com Lobos transformou sua trajetória, levando-o ao estrelato e abrindo portas para atores indígenas em Hollywood, com o filme vencendo sete Oscars, inclusive melhor filme e direção.

Após isso, Graham Greene foi presença constante no cinema e na TV. Participou de sucessos como Maverick, Duro de Matar: A Vingança, The Green Mile, A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 e Wind River. Compositor de personagens memoráveis, em The Green Mile integrou o elenco que concorreu ao SAG na categoria melhor performance coletiva. Sua interpretação em Skins (2002), dirigido por Chris Eyre, também rendeu-lhe uma indicação ao prêmio Independent Spirit Award.

Na televisão, Greene participou de produções importantes como Reservation Dogs, 1883, The Last of Us, Tulsa King, Northern Exposure, entre outras.

Um legado no universo dos games

O talento de Graham Greene também ecoou no universo dos videogames. Em Red Dead Redemption 2, ele deu voz e capturou os movimentos de Rains Fall, chefe da tribo Wapiti, uma figura paternal e pacífica que se destaca pela profundidade emocional e simbolismo — um ponto de âncora moral em meio à violência do Velho Oeste. Essa interpretação reverberou entre jogadores e desenvolvedores, com Dan Houser, cofundador da Rockstar, elogiando a camada de sensibilidade que Greene trouxe ao personagem.

Reconhecimentos e legado

Além da indicação ao Oscar, Graham Greene conquistou um Grammy em 2000 pelo álbum falado infantil Listen to the Storyteller, e também foi premiado com o Gemini Award e o Canadian Screen Award. Em 2021, recebeu uma estrela na Calçada da Fama do Canadá.

Nascido em 1952 na reserva indígena de Ohsweken, Canadá, ele começou sua jornada como trabalhador braçal — desenhista, carpinteiro e soldador — antes de encontrar sua vocação no teatro. Seu pioneirismo abriu caminho para melhores oportunidades para atores indígenas. Um episódio marcante de sua personalidade foi quando respondeu com firmeza a um diretor que duvidou poder ver um indígena em um submarino, relembrando com dignidade tios que serviram durante a guerra.

Seu legado é celebrado por colegas como Lily Gladstone (Killers of the Flower Moon), que destacou o impacto profundo de seu trabalho na cultura e cinema indígena. Kevin Costner também o homenageou como um “mestre em cena e ser humano admirável”.

Graham Greene deixa sua esposa, Hilary Blackmore, a filha Lilly Lazare-Greene e o filho Talo. Sua trajetória inspira ainda mais respeito e admiração, desde o teatro até o universo digital dos games — deixando um legado que transcende fronteiras, gêneros e mídias.

Written By
Redação