Close
HQS, LIVROS E MANGÁS

Histórias em Quadrinhos, Como começar a ler #2 – Artistas

Histórias em Quadrinhos, Como começar a ler #2 – Artistas
  • Publicado em: junho 25, 2016

Olá! Hoje vou deixar mais algumas dicas para melhorar sua experiencia com as histórias em quadrinhos.

Espero que tenha gostado do último post onde eu dava algumas dicas de como começar a ler histórias em quadrinhos. (Se você está chegando agora por aqui vou deixar um link para você ficar por dentro do que estou falando).

Vamos as dicas?

Já encontrou um tema ou até uma hq que você curtiu, boa! O que mais te chamou atenção nessa hq, os desenhos (que geralmente chamamos de traços) o roteiro, as cores?

Viu como uma história simples, pode ter tantos elementos para se analisar? Nessa e nas próximas matérias vamos falar da equipe criativa.

Porque não procurar por outros trabalhos do artista que mais te chamou a atenção? Essa é uma oportunidade de conhecer outros títulos muito bons e que já tem aquele elemento que te agradou.

Pode parecer uma dica simples, mas muitas pessoas que conheço não pensaram nisso antes.

Em algumas Hqs o próprio roteirista é quem desenha as histórias como no início da Image comics onde o Todd Mcfarlane escrevia e desenhava o Spawn, esses casos são difíceis de acontecer em empresas grandes como Marvel e Dc, pois demanda muito tempo e o prazo é um dos maiores vilões da indústria de quadrinhos.

Vou sugerir alguns artistas dentre as três áreas que mencionei para você ter como exemplo e ter uma base de pesquisa, de início eu queria fazer apenas um post sobre desenhistas com artistas novos e antigos, mas ficou imenso e decidi dividir em duas partes (E ainda assim acho que ficou enorme esse, mas vale a pena conhecer o trabalho de todos), sendo essa primeira com artistas mais novos.

A ideia aqui não é pontuar como melhor esse ou aquele, e sim criar uma lista guia com artistas que acho que são interessantes.

david-aja

 

O espanhol, David Aja é conhecido por trabalhos nos quadrinhos do Punho de Ferro, Demolidor e Gavião Arqueiro.

Ele começou a ser reconhecido em 2008, quando ganhou o prêmio de Melhor Artista Novato da Eagle Award. Em 2013, ao lado de Chris Samnee, recebeu o Eisner Award de Melhor Desenhista/Arte-finalista e Melhor Artista de Capas.
Em 2014, ele foi novamente premiado com o Eisner de Melhor Artista de Capas pelo trabalho em Gavião Arqueiro #11.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jae Lee

 

Jae Lee é um dos artistas mais polêmicos em atividade, e apesar da alta qualidade de seu trabalho, muitos dos leitores mais antigos criticam o fato de Lee se distanciar dos padrões da a industria dos quadrinhos nos anos 90.

O artista começou sua carreira nos inicio dos anos 90 e em 2000 conquistou seu primeiro prêmio Eisner de Melhor Série Nova por Inumanos Vol.2 ao lado de Paul Jenkins.

Após abandonar seu antigo estilo, Lee começou a ter um reconhecimento muito maior no meio, principalmente em seu trabalho em Batman/Superman, pela DC Comics.

Eu gosto do trabalho do Jae, muitas vezes chegando a ser Surrealista, principalmente pelo trabalho dele nas hqs da Torre Negra (adaptação da famosa série de Stephen King).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Andrea sor

 

Andrea Sorrentino é um artista italiano que vem conquistando uma multidão de fãs ao redor do mundo.

Ele começou ilustrando na Wildstorm, onde ilustrou Arquivo X, até que assumiu Eu, Vampiro da DC Comics, por 14 edições.
Andrea abandonou a série quando começou a fazer parte da equipe criativa do Arqueiro Verde dos Novos 52, ao lado do escritor Jeff Lemire, com o qual posteriormente passou para Marvel, hoje Andrea está desenhando Velho logan que tem roteiro de Brian Michael Bendis.

Andrea também ilustrou as hqs spin off de God of War.

 

 

 

 

 

 

greg

 

Greg Capullo começou a desenhar ainda muito jovem, e pôs as mãos em diversos grandes títulos, como Spawn, X-Force e Batman e trabalhou na Image comics com o criador de The Walking Dead no título Haunt.

Ao lado de Scott Snyder, Capullo tem feito um grande trabalho no Batman dos Novos 52.

 

 

 

 

jh_williams_01alt_576

 

 

J.H. Williams III é outro artista que começou carreira nos anos 90. Entre seus trabalhos mais importantes estão Batwoman, Sandman e Promethea.

O artista já acumulou diversos prêmios ao longo de sua carreira, sendo esse o principal motivo de Neil Gaiman o escolher para ilustrar a tão estimada prequel de Sandman.

 

 

 

 

 

 

 

 

eJs3EMHm_1605140410421

 

Sara Pichelli é uma artista italiana que começou carreira trabalhando com animação digital, até se juntar à Marvel em 2008.

Sara já havia trabalhado em diversos títulos da editora, mas em 2010 foi chamada pra desenhar o Homem Aranha: Ultimate.
Ela ganhou o prêmio de Melhor Artista Novata da Eagle Awards em 2011. A arte de Pichelli é bastante conhecida por ter um tom bem cinematográfico, valorizando as proporções e a forma.

 

 

 

 

 

 

 

Nate Powell3

 

Nate Powell Esse cara é um artista por completo, ele desenha, pinta, escreve e publica desde os 14 anos.

Seus trabalhos mais notáveis são Sweet Tooth e March.

Nate trabalha muito bem cores, mas seu destaque fica com o trabalho em tons de cinza.

 

 

 

 

 


tumblr_inline_n2slzjaOvg1qzikj6

 

Fiona Staples é uma artista do Canadá que tem um trabalho excelente.
Seu estilo é totalmente original, tanto nas cores quanto no preto e branco. Seu trabalho em SAGA é incrível, pra vocês terem uma noção do quão boa essa mulher é, ela faturou mais de 15 prêmios nos últimos anos.

Recentemente ela também tem ilustrações na revista Archie.

 

 

 

 

 

 

sean-murphy-c2e2-post-img

Sean Murphy é um dos grandes destaques dessa geração, ele tem trabalhado muito em títulos da Vertigo, grande parte deles ao lado de Scott Snyder.

O estilo do artista é sem igual e de uma originalidade impressionante, ele começou a ser reconhecido em 2008 após desenhar John Constantine em Hellblazer. Em 2010, ao lado de Grant Morrison, surgiu Joe, o bárbaro, um série fantástica em oito edições. Murphy voltou à Hellblazer para a série Cidade dos Demônios, no mesmo ano.

Em 2012, Sean Murphy escreveu e ilustrou a série Punk Rock Jesus, que com uma temática religiosa, confronta nossas noções de bondade, nos levando à uma discussão social de até onde os Reality Shows pode ir.
Seu último trabalho completo foi Wake entre 2013 e 2014, atualmente ele está trabalhando ao lado de Mark Millar no épico sobre viagem temporal Chrononauts.

 

Rafael5

 

Rafael Albuquerque começou desenhando para a editora egípcia AK Comics. Ele passou por diversas outras até finalmente chegar à DC em 2007, onde desenhou o Besouro Azul e Batman/Superman.
Mas o verdadeiro reconhecimento veio com a série da Vertigo: Vampiro Americano.

Ao lado de Scott Snyder e Stephen King, a série conquistou a prêmio Eisner de Melhor Série Nova em 2011.

 

 

 

 

 

hqpb-2015-mike-deodato-jr

 

Mike Deodato Jr. é um dos mais famosos desenhistas brasileiros em atividade atualmente.  O cara é um mestre em anatomia.

Ele se tornou conhecido mundialmente ao desenhar a Mulher Maravilha em 1994 para a DC Comics.
Mais tarde ele também desenhou Os Vingadores, Thor, Hulk e a Elektra, todos pela Marvel.

 

 

 

 


RafaelGrampa

 

Rafael Grampá outro brasileiro de destaque. Com a hq independente “5”. Ganhou o EISNER AWARDS 2008, até então um prêmio inédito para o Brasil. Em 2010, participou da antologia STRANGE TALES II, da MARVEL COMICS, com uma história autoral de WOLVERINE.

Recentemente Rafael ilustrou a capa variante para Batman #1, com a cidade de São Paulo como inspiração para Gothan City.

 

 

 

 

 

Graphic MSP, com Mauricio de Souza,Sidney Gusman, Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, Shiko, Lu Cafaggi, Vitor Cafaggi e Cris PeterFIQ 2013 FOTO GLENIO CAMPREGHER

 

Danilo Beyruth  outro brasileiro, iniciou a carreira fazendo ilustrações para publicidade. Em 2007 começou a publicação do seu personagem Necronauta, um heroi com a missão de transportar as almas dos mortos. Inicialmente, as histórias eram publicadas em fanzines (cinco edições), pela revista Popgun e como quadrinhos para telefone celular pelo projeto Oi Futuro da empresa de telefonia Oi. Mais tarde, as aventuras do “salva-vidas dos mortos” foram reunidas em dois ´volumes encadernados: o primeiro, publicado pela editora HQM, em 2010; o segundo, pela Zarabatana, em 2011.

Além de Magnetar, Danilo também tem dois ótimos trabalhos autorais que são São Jorge e Bando de Dois.

Danilo também publicou para linha “Graphic MSP”, uma série de graphic novels, diferente dos álbuns da série MSP 50, as graphic trariam histórias fechadas contendo 72 páginas, o quadrinista Danilo Beyruth foi escolhido para criar uma história para o Astronauta.

Beyruth desenhou para marvel Gween Pool e ilustrará a nova hq Deadpool vs. Gambit.

 

 

 

 

 

 

Outra dica é conhecer nossa sessão Livros e Hqs temos várias matérias interessantes sobre quadrinhos por la!

Written By
Jackson Souza

Entende quase tudo sobre séries e filmes. Cresceu praticamente dentro de um cinema, gastando toda a sua mesada na sétima arte. Rockeiro de batismo, mantém uma guitarra empoeirada e cheia de histórias na parede do quarto. E, além de um viciado gamer, é um cara com um humor muito peculiar, que só alguém de exatas poderia nos proporcionar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *