Histórias em Quadrinhos, Como começar a ler?
As histórias em quadrinhos, geralmente são taxadas como coisas de crianças, para que é do meio nerd/geek essa afirmação pode parecer besteira ou coisa “de antigamente”, mas é o que acontece. Tio Patinhas, Mickey, Turma da Mônica, muita gente leu quando era menor e até aprendeu a ler e tomou gosto por leitura com esses personagens, mas depois de certo tempo deixa de lado, ou por influencia dos pais ou por perda de interesse mesmo.
Muitas vezes há aqueles que nunca leram quando eram pequenos e se interessam quando maiores ou ainda quem é pego pela onda das campanhas de marketing de filmes e séries e é “fisgado”, então procuram saber a influência que deu origem aqueles materiais.
Bem não quero criar aqui um guia dizendo, leia essa ou aquela história pois são as melhores para quem quer começar. A ideia aqui é ajudar a a você a encontrar um norte e partir daí. Então futuramente irei criar alguns posts com várias histórias de alguns personagens que gosto, mas ideia inicial aqui é outra.
Para começar você precisa saber que tipo de quadrinhos você vai querer ler. Super-heróis, ficção, romance, faroeste, mais violento, mais adulto, mais cômico? Isso vai ser importante para dar o próximo passo. Um Título.
Mesmo dentro de cada gênero há muitos títulos de várias editoras então uma pesquisada, seja na internet ou indicações de amigos sobre um personagem ou grupo de personagens é uma boa, você pode procurar por alguma comic shop ou livraria e buscar algumas informações com os vendedores sobre esses títulos (minha indicação, procure comic shops).
Se você encontrou aquele título que lhe chamou a atenção, teve boas indicações, legal! Isso pode te levar a outro questionamentos.
Revistas periódicas ou Encadernados?
Se há uma coisa que as editoras de quadrinhos gostam é de Continuidade, então é bom saber se aquela história que você quer ler não é parte de um arco (ou saga) maior, ou faz referência a outras histórias com frequência, esse é o risco de comprar uma revista na banca, apenas por achar a capa legal. Uma dica é procurar por comic shops, lá você pode encontrar várias revistas mesmo que mais antigas e ainda terá provavelmente um expert, já que o vendedor deve conhecer do seu produto.
Há algumas edições que são periódicas, mas que por fazerem tanto sucesso, acabam ganhando edições encadernadas, e esse é nosso outro ponto a se analisar, na hora de comprar seus quadrinhos.
A outra opção é comprar os encadernados que as editoras publicam, alguns você encontra nas próprias bancas de revista, outros em comic shops (lojas especializadas) ou livrarias. A vantagem aqui é ter um determinado arco famoso ou compilado de determinado personagem/grupo em um único pacote, que muitas vezes vem com algum material extra como entrevistas com roteiristas e desenhistas, storyboards e outras coisas que fazem a alegria dos fãs. O Ponto negativo é que, apesar da maioria vir com uma breve explicação de como a história se encontra, você fica perdido na maioria das vezes, além de que se a história for boa e houver continuação você também vai ficar querendo saber o que acontece depois dali.
Então, minhas recomendações são:
- Se você quer colecionar Histórias em quadrinhos de verdade, procure um título te agrade, de preferencia em alguma loja especializada, geralmente depois de alguma grande saga você consegue acompanhar o novo arco, com alguma brecha ou dificuldade de conhecer os personagens, mas dá (você pode procurar online por mais informações ou comprar revistas anteriores em sebos ou na internet mesmo).
- Geralmente a editoras que publicam histórias independentes de continuidade, como exemplo Batma: The Dark Knight ou O reino do Amanhã da DC comics e Astronauta Magnetar da Maurício de Souza publicações. Esses quadrinhos tem histórias boas e arcos fechados, onde não é necessário comprar outras todo mês pra entender os personagens.
Semana que vem quero encontrar você por aqui para conversarmos sobre uma grande polêmica Histórias em quadrinhos online ou físicas?