“Chernobyl”: Cresce 1021% busca pelo termo na internet pelos brasileiros
O Noset gostaria de compartilhar alguns dados apurados pela SEMrush, líder global em marketing digital, em relação à série “Chernobyl”, mais uma sensação promovida pela HBO. A alta repercussão da série instigou o público a buscar mais conhecimento sobre o acidente ocorrido no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética que acarretou em um desastre ambiental de proporções jamais registradas na história da humanidade. O maior acidente nuclear é resultante da fusão da arrogância humana, da sede de poder, da economia de gastos na produção de usinas quase em escala e desconhecimento da operação de algo tão potencialmente perigoso quando usado de forma incorreta.
Dados levantados pela SEMrush:
Em maio do ano passado, os brasileiros buscaram por “Chernobyl” na internet (Google, Bing) 74 mil vezes. Enquanto em Maio de 2019 (doze meses depois) a busca pelo termo subiu para 830 mil pesquisas. Esse crescimento do volume total de pesquisas por “Chernobyl” feitas pelos brasileiros nos mecanismos de busca representa 1021%.
Ao longo deste ano, o crescimento do volume pela palavra “Chernobyl” é notório, especialmente por causa do hype da série da HBO:
Janeiro/2019 – 110 mil pesquisas
Fevereiro/2019 – 110 mil pesquisas
Março/2019 – 135 mil pesquisas
Abril/2019 – 165 mil pesquisas
Maio/2019 – 830 mil pesquisas
Ainda que a série da HBO não tenha sido 100% fiel aos detalhes tal como aconteceram, a sua representação na série foi elogiada e muito bem avaliada (9,6), segundo o site IMDb.