Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais uma franquia de sucesso nacional com aquele humor pastelão, sucesso da Rede Globo e Globo Filmes.
De Pernas pro Ar (2010):
Direção Roberto Santucci, produção Morena Filmes, coprodução Globo Filmes, Telecine Productions e RioFilme, produção executiva Camila Medina, roteiro Marcelo Saback e Paulo Cursino, elenco Ingrid Guimarães, Maria Paula, Bruno Garcia, Denise Weinberg, Antonio Pedro, Cristina Pereira e João Fernandes. De Pernas pro Ar é um filme brasileiro e foi inicialmente produzido sob o título Sex Delícia, mas este foi posteriormente alterado após serem feitas pesquisas de opinião.
Sinopse: Alice é uma mulher moderna e atribulada que a princípio só pensa em trabalho, dando pouca atenção à sua vida social. Depois de ser demitida e ainda abandonada pelo marido, Alice muda radicalmente quando conhece sua vizinha Marcela, dona de uma pequena sex shop chamada Sex Delícia. Alice resolve ajudar Marcela em seus negócios e com sucesso as duas conseguem fazer com que a Sex Delícia se torne uma grande rede de lojas. Mas, além disso, esse novo ‘ramo’ fará com que Alice aprenda a dar mais valor ao sexo e às pessoas e inclusive enxergar seu marido João com outros olhos.
Crítica: Já não é a primeira vez que digo aqui que não gosto do padrão de cinema Globo Filmes, onde a comédia pastelão do pior sentido Zorra Total tem mais predileção do que um roteiro. Apesar do sucesso de bilheteria desta franquia, vou ser bem sincero em dizer que me surpreendeu o fato de um drama tão pueril ter feito tanto sucesso nos cinemas nacionais. O filme é até engraçado, tem um drama interessante sobre separação e recomeço no trabalho, mas é só isso em um enxurrada de cenas pseudo qualquer coisa de humor barato, simples e um roteiro para encher linguiça.
De Pernas pro Ar 2 (2012):
Direção Roberto Santucci, produção Morena Filmes, coprodução Globo Filmes, Telecine Productions e RioFilme, elenco Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paul, Eriberto Leão, Denise Weinberg, Cristina Pereira, Christine Fernandes e Tatá Werneck.
Sinopse: Alice se torna uma empresária bem-sucedida, sem deixar de lado o prazer sexual, também continua trabalhando muito mais. Ela está bastante atarefada devido à abertura da primeira filial de sua sex shop em Nova York, ao lado da sócia Marcela. Seu grande objetivo é levar para a América um produto erótico inédito, o que faz com que ela fique bastante estressada. Até que, durante a festa de comemoração pela 100ª loja SexDelícia no Brasil, Alice tem um surto devido ao excesso de trabalho. Ela é internada em um spa comandado pela rígida Regina, onde conhece várias pessoas que buscam controlar suas obsessões e ansiedades. Alice mesmo assim decide sair do spa,e já que Regina está muito calma aproveita o ocorrido. Desta forma Alice consegue ir para NY, ao lado de Marcela,da família e da empregada. Porém ela deixa isso em segredo que foi para trabalhar e não para férias.
Crítica: Continuo com a minha opinião sobre a franquia de De Pernas para o Ar, uma comédia rasa e com um conteúdo sem nenhum entretenimento a não ser o humor de Zorra Total que ficou tão explicito no cinema nacional atual. As cenas são repetitivas, com a diferença que agora é em NY. Mesmo assim tenho que reconhecer que com um orçamento de R$ 6 milhões, o filme bateu a incrível casa dos R$ 50 milhões de bilheteria, o que para um filme nacional impressiona. Filme água com açúcar totalmente esquecível, me perdoem os fãs desse tipo de cinema nacional e o ótimo diretor Roberto Santucci.
Curiosidades: Em junho de 2012, em uma entrevista para Folha de S. Paulo, a produtora Mariza Leão, revelou sua opinião sobre o possível terceiro filme da série, comparando-o com a tradição das comédias americanas, como American Pie, que apostam em continuações.Mas a sequência, só veio a ser confirmada em 23 de janeiro de 2013, pelo site Cine Pop o filme ultrapassou a marca de quatro milhões de espectadores, assim fazendo com que a distribuidora Paris Filmes confirmasse a data de lançamento de uma nova sequência.De Pernas pro Ar 3 está agendado para estrear no dia 25 de dezembro de 2015. Roberto Santucci ficará responsável pela direção novamente. Maria Paula e Bruno Garcia já foram confirmados em seus papeis junto com a estrela da franquia, Ingrid Guimarães. Também sendo divulgado que o filme poderia receber uma possível adaptação para a televisão.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/