O longa estrelado por Fernanda Montenegro, uma das melhores atrizes brasileiras, “Central do Brasil” completa 20 anos em 2018 e o Instituto Moreira Salles comemorará a data com uma sessão especial, de uma cópia restaurada em 4K, no próximo sábado, dia 15 de dezembro.
Sessão será no próprio Instituto, às 15h50 e o ingresso custará R$ 8,00. Essa cópia já tem versão para DVD, disponível nas lojas Travessa, Cultura e IMS, em 2019 chegará a versão em Bluray.
No DVD tem algumas imagens da gravação e o documentário “Socorro Nobre”, dirigido por Walter Salles e datado de 1995.
Na época do seu lançamento, “Central do Brasil” ganhou 50 prêmios internacionais, como o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, o Urso de Prata de Melhor Atriz, Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA e no Globo de Ouro, além de indicação ao Oscar (o primeiro filme brasileiro a ser indicado).
O relançamento ocorreu em julho, na França, e já passou por alguns eventos de grande renome: Festival de Bologna na Itália, 42ª Mostra São Paulo, 20º Festival do Rio, Janela Internacional do Recife, XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, e no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.
Para mais informações, no novo site do filme “Central do Brasil”.