Close
PODCAST SetCast

SetCast 142 – Profissão: Compositor de Trilha Sonora. Com Eduardo Aram.

SetCast 142 – Profissão: Compositor de Trilha Sonora. Com Eduardo Aram.
  • Publicado em: setembro 28, 2018
SETCAST
SETCAST
SetCast 142 – Profissão: Compositor de Trilha Sonora. Com Eduardo Aram.
Loading
/

No programa de hoje, vamos criar nossa trilha sonora com Eduardo Aram . Falamos da profissão compositor, quais são as dificuldades de compor, deonde vêm as expirações e criatividade para uma trilha perfeita. Atualmente Aram compõe para duas séries junto com outros dois compositores, os mexicanos  Andres Sanchez Mahe e Gus Reyes: Diablero (Netflix – México-Espanha) e Tijuana (Netflix / Univision – Estados Unidos), além do documentário Runner Without A Country, que conta a história de um refugiado de guerra que se tornou atleta olímpico. Formado em direito e DJ de sucesso nos anos 2000, hoje Aram pode comprovar que é possivel viver com a música. Aram compôs ainda parte dos temas de abertura das Olimpíadas do Rio 2016, com Beto Villares e Antonio Pinto e o encerramento das Olimpíadas de Londres.

Nascido na década de 80, Eduardo Aram começou a estudar violão aos 9 anos; aos 15 guitarra elétrica e aos 17 a produzir suas próprias músicas. Ainda jovem se interessou por música eletrônica; seu irmão era organizador de festivais e com o convívio entre eles e outros artistas Aram começou a se apresentar nestes eventos e no início dos anos 2000 já tocava suas próprias músicas ao lado do Killer on The Dancefloor, grupo de sucesso na época.

Paralelamente, sob influência da família, foi estudar Direito. Durante o período da faculdade até concluir o curso trabalhava na área, mas mantinha as suas atividades também na música ao se apresentar como DJ. “A biblioteca da universidade de Direito era junto com a de música, então eu chegava horas antes das aulas começarem para estudar música e Direito. Em 2004 me formei e, após alguns meses, decidi que seguiria na carreira da música, embora não soubesse como. Cresci ouvindo aqueles comentários infelizes de que “música não ganha dinheiro”, mas sempre ignorei,  fiz o que acreditava”, diz.

Em 2008 conheceu o DJ Zegon, atualmente do Tropikillaz e responsável por produzir a cantora brasileira Anitta. Naquela época gravaram e lançaram algumas músicas e o DJ  o indicou para um estúdio de publicidade em São Paulo; assim iniciou a sua jornada na composição de músicas para filmes. “Nesses anos comecei a viajar para outros países e entre eles visitei a Califórnia,  em Los Angeles. Foi aí que decidi que seguiria a carreira em terras americanas”.

Ainda nesse período, Aram conheceu também Antônio Pinto, filho do cartunista Ziraldo, um dos mais respeitados compositores brasileiros no cinema, que assina  filmes como Cidade de Deus,  Collateral e  Amy – documentário sobre a vida da cantora inglesa Amy Winehouse vencedor do Oscar de 2016. “Ele me convidou para fazermos alguns projetos juntos e em 2011 me ofereceu uma sala no mesmo prédio de seu estúdio. Ali eu trabalhava em meus projetos e ficava conectado ao ritmo dele, que desde aquela época já tinha uma carreira internacional em Hollywood e foi fundamental para a minha entrada nesse ambiente”, explica.

Em 2012 Aram assinou seu  primeiro filme ao lado de  Antonio, “The Odyssey” para BBC Films. “A trilha ficou tão legal que foi lançada como disco. Antonio foi meu mentor. Me convidou para dezenas de outros projetos. Assim eu trabalhava, compunha músicas e adquiria experiência internacional. Trabalhei em estúdios como o aclamado Abbey Road (conhecido pelas gravações dos Beatles), Sony, Paramount, Universal, entre outros”. Com esse montante de filmes, em 2015 Aram se mudou em definitivo para Los Angeles para  trabalhar com televisão, além de cinema, e dar continuidade à carreira. “Na televisão o ritmo e prazos são completamente diferentes de cinema. O processo é mais dinâmico e rápido e existem mais chances de se conseguir um projeto a longo prazo. Uma série com diversas  temporadas pode durar alguns anos. Por isso, estar aqui faz a diferença”, afirma.

Desde então Aram tornou-se figura constante em trilhas sonoras de Hollywood: já são 16 filmes, 11 séries, 7 espetáculos, 17 discos, e mais de 100 comerciais pra publicidade. Os trabalhos mais recentes lançados nos Estados Unidos e disponíveis na Netflix e Amazon são, El Chapo (3 temporadas)  – com lançamento mundial previsto para final do mês de julho, e Cocaine Godmother, estrelado pela premiada atriz Catherine Zeta-Jones – e que marcou seu retorno às telas.

Especializado em tecnologia musical, Aram destaca que a velocidade na entrega da demanda é um dos pontos mais importantes no mercado em que atualmente está inserido nos Estados Unidos. “Componho em média 1 hora de música semanalmente. Isso é possível pela possibilidade de salvarmos nossa paleta sonora e sessões de mixagem. Não há necessidade de deslocar para um estúdio maior para adquirir um som satisfatório. Além disso existem ferramentas capazes de substituir determinados profissionais antes requisitados. Um exemplo pode ser o de bateristas que hoje pode ser substituído por baterista virtuais em DAWs em alguns casos. Os sons chamados “Libraries” também facilitam, pois são organizados com tags para busca. Acredito que o próximo estágio  de evolução para os profissionais e tecnologia serão a inteligência artificial auxiliando os profissionais e a inserção da realidade virtual simulando não apenas os sons das famosas salas mas as imagens e sensações de estar em uma delas num ambiente de estúdio”.

Ainda sobre seu processo de trabalho detalha: “Primeiro crio os temas principais baseado no roteiro ou filme, sem me preocupar com a imagem. Apenas baseado na história, personagens, cenário e época. As vezes escrevo esse tema no piano, as vezes no violão ou no ukulele ou até mesmo escrevo  inteiro de cabeça.  Tendo os temas os apresento para os o diretor. Se eles gostarem eu passo a desconstruir estes temas nas cenas, regravando a instrumentação que for necessária”.

NÃO DEIXE DE ACESSAR
[LINK] Facebook – Página NoSet
[LINK] Twitter do NoSet

Duração: até aonde você aguentar a ouvir!

ASSINE O NOSET NO ITUNES
Acesse aqui: https://itunes.apple.com/br/podcast/setcast/

QUER O FEED PARA ADICIONAR NO SEU ANDROID OU WINDOWS PHONE?
Adicione o nosso Feed

SUGESTÕES, CRÍTICAS E DÚVIDAS

Envie e-mails para: contato@noset.com.br

Dicas de apps para Android! – Depois click no Feed!

Conheça Player FM!

Written By
Jackson Souza

Entende quase tudo sobre séries e filmes. Cresceu praticamente dentro de um cinema, gastando toda a sua mesada na sétima arte. Rockeiro de batismo, mantém uma guitarra empoeirada e cheia de histórias na parede do quarto. E, além de um viciado gamer, é um cara com um humor muito peculiar, que só alguém de exatas poderia nos proporcionar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *