Close
FILMES

“O Banquete”, segundo longa solo de Daniela Thomas, chega aos cinemas em 13 de setembro pela Imovision

“O Banquete”, segundo longa solo de Daniela Thomas, chega aos cinemas em 13 de setembro pela Imovision
  • Publicado em: setembro 12, 2018

“É minha tragicomédia de costumes”, define a diretora; Elenco reúne nomes como Drica Moraes, Mariana Lima, Caco Ciocler, Bruna Linzmeyer e Chay Suede

“Vamos beber enquanto o navio afunda, meu amor”. O convite, feito por Nora (Drica Moraes), dá o tom deste jantar que pode mudar para sempre a vida dos envolvidos e tem o escárnio como prato principal. Em “O Banquete”, sexto longa-metragem de Daniela Thomas, os jogos de sedução e poder estão colocados à mesa e o público é convocado a se fartar e embriagar ao lado de Mariana Lima, Caco Ciocler, Rodrigo Bolzan, Fabiana Gugli, Gustavo Machado, Chay Suede, Bruna Linzmeyer e Georgette Fadel. O filme chega aos cinemas em 13 de setembro pela Imovision.

“É a minha tragicomédia de costumes”, define Daniela. A diretora mergulhou fundo nas próprias memórias para criar o roteiro – originalmente pensado para o teatro, há 20 anos. “Minha casa era um verdadeiro imã de gente interessante, já que a nossa pequena sala do Lido, em Copacabana, tinha que dobrar de estúdio de desenho, aparelho de oposição política, redação de jornal e sala de jantar. Meus pais nos deixavam circular livremente entre adultos, como os da turma do Pasquim, escritores, jornalistas, desenhistas, atores, músicos, diretores”, lembra a diretora. “Escrever ‘O Banquete’, portanto, não foi tanto criar diálogos, mas lembrar das conversas, do jeito engraçado e despretensioso de gente que, fora das quatro paredes, fazia a diferença na cultura, na política do país, mas que ali, protegida pela amizade, pelo álcool e privacidade, não se importava em ser desbocada”.

O filme se desenvolve em um único cenário: a sala de jantar da bela casa brutalista de Nora. Entre os convidados está o poderoso editor de uma revista, que celebra seu aniversário de casamento e pode ser preso naquela noite, já que escreveu uma carta aberta com graves denúncias contra o presidente do país. A diretora entrelaça os dramas dos relacionamentos pessoais a episódios marcantes e recorrentes na política brasileira, inspirando-se em memórias autobiográficas mas também em Platão, Laclos e Cassavetes.

“O jantar se passa em tempo real e filmá-lo foi uma experiência extraordinária. Planos-sequência de quase uma hora, sem intervalos, sem correções. A câmera em contínuo movimento de Inti Briones poderia focar qualquer um dos atores, a qualquer momento. No fundo da sala, um espelho de fora a fora não permitia a qualquer um deles a mínima desconcentração. Foi intensidade máxima”, comenta.

Neste que é seu segundo projeto solo, depois de “Vazante”, Daniela investiga a dinâmica erótica entre homens e mulheres que usam a sedução como moeda de troca. “Acho fascinante o imperativo do desejo na vida das pessoas, o quanto ele produz de prazer e dor, o quanto vidas podem ser transformadas e até destruídas por ele. E é interessante que eu venha a lançar o filme justamente num momento de intenso questionamento das dinâmicas entre os sexos. O feminismo, os movimentos identitários e de gênero, estão nos permitindo vislumbrar outra lógica, outros sonhos para nós e para as novas gerações de mulheres”.

A DIRETORA

Daniela Thomas é diretora, roteirista de cinema e cenógrafa. O Banquete é o seu sexto longa de ficção. Seus filmes, entre eles “Vazante”, “Linha de Passe” e “Terra Estrangeira” foram selecionados nos festivais de Cannes, Veneza, Berlim, entre outros e agraciados com vários prêmios (a Palma de Ouro de melhor atriz no festival de Cannes, O Grand Prix do Festival de Havana, o Ariel do México e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro). Concebeu os cenários de inúmeros espetáculos de teatro e ópera em vários países. Foi uma dos diretoras da Cerimônia da Abertura das Olimpíadas Rio 2016 além de diretora de arte e cenógrafa do espetáculo.

SINOPSE

Neste banquete, em que jogos de poder e erotismo estão colocados à mesa, as vidas dos convidados serão transformadas para sempre. Entre eles está o poderoso editor de uma revista, que celebra seu aniversário de casamento. Ele pode ser preso nesta noite, já que escreveu uma carta aberta com graves denúncias contra o presidente do país.

IMOVISION

Distribuidora presente no Brasil há mais de 25 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de 300 filmes no Brasil. A distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.

CISMA

Beto Amaral fundou a Cisma Produções em 2003 para desenvolver e produzir filmes independentes, teatro e projetos de artes visuais. Produziu o filme Insolação (2009), selecionado para a competição Orizzonti no Festival de Veneza. CISMA também produziu VAZANTE que abriu a seção Panorama no Berlinale em 2017 e O Banquete (a ser lançado segundo semestre de 2018), ambos longas-metragens dirigidos por Daniela Thomas. Agora está produzindo uma série de TV; Passos Perdidos. CISMA foi responsável por exposições de vídeo-arte de renomados cineastas e fotógrafos  como Eija-Liisa Ahtila e Luiz Braga. E por algumas peças teatrais entre elas O Inverno da Luz Vermelha de Monique Gardenberg e Kollwitzstrasse, 52 do diretor Esmir Filho.

FICHA TÉCNICA

Título Original: O Banquete
Direção e roteiro: Daniela Thomas
Produção: Beto Amaral e Daniela Thomas
Produção executiva: Justine Otondo e Julia Borges Araña
Distribuição: Imovision

Fotografia: Inti Briones
Figurino: Cassio Brasil
Som: Vasco Pimentel
Música: Antonio Pinto
Direção de arte: Valdy Lopes Jn
Montagem: Daniela Thomas
Maquiagem: Gabi Moraes, Danilo Mazzucca
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano: 2018
Cor
Duração: 104 minutos
Classificação: 14 anos

Elenco:

Drica Moraes – Nora

Mariana Lima – Bia Moraes

Caco Ciocler – Plínio

Rodrigo Bolzan – Mauro

Fabiana Gugli – Maria

Gustavo Machado – Lucky

Chay Suede – Ted

Bruna Linzmeyer – Cat Woman

Georgette Fadel – Claudinha

https://www.youtube.com/watch?v=dAq8uflqZNU

Written By
Aline Zuim

Alguém que ama ler e escrever. Cinema, séries, internet, música, livros e marketing são paixões. Adora falar do cotidiano e suas peripécias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *